17.26. A interface de processamento em lote

Nota

Esta lição apresenta a interface de processamento em lote, que permite executar em um só algoritmo um conjunto de diferentes valores de entrada

Sometimes a given algorithm has to be executed repeatedly with different inputs. This is, for instance, the case when a set of input files have to be converted from one format to another, or when several layers in a given projection must be converted into another projection.

Nesse caso, o algoritmo de chamada repetindo sobre a caixa de ferramentas não é a melhor opção. Em vez disso, a interface de processamento em lote deve ser usada, o que muito simplifica a realização de uma execução múltipla de um determinado algoritmo. Para executar um algoritmo como um processo em lote, encontrá-lo na caixa de ferramentas, e em vez de duplo - clique sobre ele, clique - direito sobre ele e selecione Executar como processo em lote.

../../../_images/batch_menu.png

Para este exemplo, utilizaremos o Algoritmo de reprojeção, assim que encontrado deve fazer como se descreveu anteriormente. Obterá o seguinte diálogo.

../../../_images/batch_dialog.png

Se você der uma olhada nos dados desta lição, você vai ver que eles contém um conjunto de três shapefiles, mas nenhum arquivo de projeto QGIS. Isto é porque, quando um algoritmo é executado como um processo em lote, entradas de camada pode ser selecionadas a partir do projeto QGIS corrente ou de arquivos. Isso faz com que seja mais fácil de processar grandes quantidades de camadas, tais como, por exemplo, todas as camadas de uma dada pasta.

Cada linha da tabela do diálogo de processo por lotes representa somente uma execução do algoritmo. As células de uma linha correspondem a parâmetros necessários para o algoritmo, que não é organizado um encima do outro, como em um diálogo normal de solo–execução, pois horizontalmente nesta linha.

Definir o processo por lotes para executar por enchimento a tabela com os valores correspondentes, e o diálogo em sí contem varias ferramentas para fazer esta tarefa mais fácil.

Vamos a começar preenchendo os campos um a um. A primeira coluna para anotar é a Camada de entrada. No lugar de introduzir os nomes de cada uma das camadas que queremos processar, pode selecionar todas elas as que desejar que o diálogo põe uma em cada linha. Clique no botão da célula superior esquerda e, no quadro de diálogo de seleção de arquivos que emerge, selecione os três arquivos para reprojetar. Dado que só um deles é necessário para cada linha, as restantes se utilizarão para preencher as linhas de baixo.

../../../_images/first_column_filled.png

O número predeterminado de linhas é 3, que é exatamente o número de camadas que temos que converter, para assim selecionamos mais camadas, novas linhas se acrescentaram automaticamente. Se deste preenchimento as entradas manualmente, se pode acrescentar mais e mais linhas utilizando o botão Acrescentar linha.

Vamos converter todas estas camadas para SRC EPSG:23029, assim temos que selecionar este SRC no segundo campo. Queremos o mesmo em todas as linhas, pois não temos que fazer para cada linha individual. Em seu lugar, estabelesemos o SRC para a primeira linha (a que está na parte superior) com o botão da célula correspondente e dando duplo clique no cabeçalho da coluna. Isso fará com que todas as células da coluna seja preenchidas com o valor da célula superior.

../../../_images/second_column_filled.png

Finalmente, temos que selecionar um arquivo de saída para cada execução, que conterá uma camada reprojetada correspondente. Uma vez mais, vamos fazer somente para primeira coluna. Dando clique no botão da célula superior e em uma pasta que se queira colocar os arquivos de saída, escritevendo o nome do arquivo (por exemplo, “reprojetado.shp”)

Agora, quando dermos o clique em Aceitar o diálogo de seleção de arquivo, o arquivo não se escreve automaticamente na célula, pois um quadro de entrada como o seguinte irá surgir em seu lugar.

../../../_images/autofill.png

Se seleciona na primeira opção, somente a célula atual será preenchida. Se somente seleciona qualquer outra, todas as células inferiores serão preenchidas com um padrão pré-determinado. Neste caso, vamos seleccionar a opção*Preencher com o valor do parâmetro*, e o valor Camada de entrada no menu em cascata mais abaixo. Isso fará com qie o valor da Camada de entrada (é dizer, o nome da camada) que será adicionada ao nome do arquivo que iremos adicionar, colocando cada nome de arquivo de saída diferente. A tabela de processamento por lotes agora deveria ter este aspecto.

../../../_images/complete.png

A última coluna estabelece se deseja ou não adicionar as camadas resultantes no projeto QGIS atual. Deixe o valor da opção predeterminada Sim, assim voce poderá ver o resultado deste caso na tela do qgis.

Dê um clique em Aceitar e o processo por lote será executado. Se todo ocorrem bem, todas as camadas serão processadas e serão criados 3 novas camadas.