Edição

QGIS supports various capabilities for editing OGR, PostGIS and SpatiaLite vector layers.

Nota

The procedure for editing GRASS layers is different - see Section Digitalizando e editando uma camada vetorial GRASS for details.

Dica

Edição em uso corrente

Esta versão do QGIS não segue o mesmo caminho caso alguém mais estiver editando uma feição ao mesmo tempo que a edição que você estiver fazendo. No caso a ultima pessoa a salvar sua edição é a que estará habilitada ou dada como salvo pelo programa.

Definir o valor de tolerância de proximidade para buscar apartir do raio

Antes de editar os vértices , devemos definir a tolerância de proximidade e valores de raio de que nos permitam uma ótimização na edição das geometrias e das camadasvetoriais .

Tolerância de Proximidade

A tolerância de Proximidade e a distancia que o QGIS utiliza para procurar o vértice mais proximo e /ou seguimento que se deseja conectar quando você estabelecer um novo vértice ou mover um vértice já existente. Se não estiver nos limites de tolerância o QGIS vai posicionar o vértice onde o botão do mouse for solto, ao invés de aproximá-lo a um vértice e/ ou seguimento já existente. A configuração da tolerância de proximidade influência todas as ferramentas que trabalham com tolerância.

  1. A general, project wide snapping tolerance can be defined choosing Settings ‣ mActionOptions Options. On Mac: go to QIS ‣ mActionOptions Preferences..., on Linux: Edit ‣ mActionOptions Options. In the Digitizing tab you can select between to vertex, to segment or to vertex and segment as default snap mode. You can also define a default snapping tolerance and a search radius for vertex edits. The tolerance an be set either in map units or in pixels. The advantage of choosing pixels, is that the snapping tolerance doesn’t have to be changed after zoom operations. In our small digitizing project (working with the Alaska dataset), we define the snapping units in feet. Your results may vary, but something on the order of 300ft should be fine at a scale of 1:10 000 should be a reasonable setting.
  2. A layer based snapping tolerance can be defined by choosing Settings ‣ (or File ‣) Snapping options... to enable and adjust snapping mode and tolerance on a layer basis (see figure_edit_1 ).

Note that this layer based snapping overrides the global snapping option set in the Digitizing tab. So if you need to edit one layer, and snap its vertices to another layer, then enable snapping only on the snap to layer, then decrease the global snapping tolerance to a smaller value. Furthermore, snapping will never occur to a layer which is not checked in the snapping options dialog, regardless of the global snapping tolerance. So be sure to mark the checkbox for those layers that you need to snap to.

Figure Edit 1:

../../../_images/editProjectSnapping.png

Edit snapping options on a layer basis nix

Pesquisa de Raio

Pesquisa de raio e a diatancia que o QGIS utiliza para buscar o vertice mais proximo quendo você clica no mapa. Caso não esteja dentro dos limites da pesquisa de raio, o QGIS não encontrará e não selecionará nenhum vértice para edição e irá notificar com um aviso de alerta Tolerância de aproximar e pesquisa de raio são definidas em unidades do mapa ou em pixel, então pode ser necessário experimentar ambas para definir a utilização apropriada. Especificando uma tolerância muito grande o QGIS poderá aproximar a um vértice errado, especialmente se o número de vértice em que esteja trabalhando estiver em grande número e muito próximo um do outro. Definindo uma pesquisa de raio muito pequena pode não encontrar nada para mover.

A pesquisar o raio para edição de vértice em unidades da camada pode ser definida na aba Digitalizar em Configurações –> Opções mesmo local onde é definido a forma geral de tolerância de proximidade do projeto.

Ampliação e Visão panorâmica

Antes de editar uma camada você deve ampliar a sua área de interesse. Isso evita a espera, enquanto todos os marcadores de vértice são renderizadospor toda camada.

Alem de usar o |mAaction| sup: Panorâmica e mActionZoomIn Sup Aproximar / mActionZoomOut Afastar ícones da barra de ferramentas com o mouse, a navegação pode ser feito também com a rolagem do mouse, as setas ea barra de espaço.

Zoom e Viisão panorâmica com a rolagem do mouse

No processo de Digitalização é possível utilizar o mouse clicand clicando e arrastando a visualização panorâmica e também utilizar o recurso de rolagem do mouse para aproximar e afastar a visualização do mapa. Para aproximar o local posicione o cursor do mouse na área do mapa e gire a rolagem para frente para aproximar e para trás para afastar. A posição do cursor do mouse será o ponto central da área de interesse ampliada. É possível também customizar o comportamento da ação da roda do mouse utilizando; Ferramentas de Mapa no :menuselection: Configurações —-> ` mActionOptions :menuselection: Opções.

Panaramica com as teclas de Seta

Panning the map during digitizing is possible with the arrow keys. Place the mouse cursor inside the map area and click on the right arrow key to pan east, left arrow key to pan west, up arrow key to pan north and down arrow key to pan south.

Você também pode usar a barra de espaço para fazer com que temporariamente o mouse para mover então Movimentos mapa. Aa teclas PgUp e PgDown do teclado fazem a exibição para aproximar ou afastar sem interromper a digitalização.

Edição Topológica

Além de opções de alinhamento baseados camada também pode definir algumas funcionalidades topológicas na aba Opções de Proximidade.... Caixa de dialogo . menuselection: Configurações (ou menuselection: Arquivo ) Menu . Você pode Definir na| caixa de seleção| Na aba Habiliar edição topológica e /ou para as camadas de polígonos, você pode ativar a coluna | caixa de seleção| Na Aba Evitar int o que evita a intersecção de novos polígonos.

Ativar a edição topologica

A opção checkbox.Na aba: Habilitar edição topológica serve para editar e limites em comum em um mosaico de polígonos. O QGIS detecta um limite em comum em um mosaico de polígono sendo somente necessário mover o vértice enquanto o QGIS toma conta em atualizar o outros limites.

Evitando Intersecção de novos polígonos.

A segunda opção topológica chamada checkbox :guilabel:`Avoid Int. Coluna evita sobreposição no mosaico de polígonos. É um bom recurso para digitalização rápida de polígonos adjacentes. Caso já exista no projeto um polígono é possível, com esta função, digitalizar o segundo fazendo com que ambos se intersectem e o QGIS “corta” o segundo para um limite em comum com o primeiro. A vantagem esta em os usuários não precisarem digitalizar todos os vértices do limite comum.

Digitalizando uma Camada Vetorial Existente

Como padrão o QGIS carrega camadas somente para leitura, isto é uma forma de segurança evitando a edição acidental de uma camada com o deslize do mouse. De qualquer forma, é possível escolher a edição de qualquer camada contanto que o arquivo fornecido seja suportado e (se o arquivo não for somente leitura). A edição da camada é mais versátil quando for utilizado base de dados PostgreSQL/PostGIS.

Em geral a edição de camadas vetoriais é dividida em uma barra de digitalização e uma barra de Ferramentas avançadas descrita na seção .ref:sec_advanced_edit. Você poderá selecionar e desmarcar tanto em:menuselection:`Configurações –> Barra de Ferramentas –> Usando as ferramentas de digitalização básicas que você pode realizar as seguintes funções:

Ícone

Função

Ícone

Função

mActionToggleEditing

Alternar Edição

mActionToggleEditing

Adicionar feições: captura de ponto

mActionCaptureLine

Adicionar feições: captura de linha

mActionCapturePolygon

Adicionar feições: captura de polígono

mActionMoveFeature

Mover feição

mActionNodeTool

Ferramenta de nó

mActionDeleteSelected

Excluir selecionado(s)

mActionEditCut

Recortar feições Recortar feições

mActionEditCopy

Copiar feições

mActionEditPaste

Colar feições

mActionFileSave

Salvar alterações

   

Tabela de Edição: Barra de ferramentas básicas de edição vetorial.

All editing sessions start by choosing the mActionToggleEditing Toggle editing option. This can be found in the context menu after right clicking on the legend entry for that layer.

Como uma forma alternativa é possível usar o botão Alternar Edição mActionToggleEditing :sup: Alternar edição da barra de digitalização para começar ou para sair do modo de edição. Uma vez que a camada estiver em modo de edição marcadores irão aparecer nos vértices e botões adicionais na barra de edição estarão disponíveis para o uso.

Dica

Salvar Regularmente

Lembre-se de clicar em mActionFileSave :sup:`Salvar Edição regularamente `permitindo que as alterações recentes sejam salvas, e também confirmando que a fonte de dados aceite todas as alterações.

Adicionando Feições

Você podera utilizar os icones mActionCapturePoint:sup Adicionar Recurso , mActionCaptureLine :sup:`Adicionar Recurso ou mActionCapturePolygon :sup:`Adicionar Recurso os icones da barra de ferramentas para colocar o curso do QGIS em modo de digitalização.

Para cada feição é necessário primeiro digitalizar a geometria para então inserir os atributos. Para digitalizar a geometria, clique com o botão esquerdo do mouse na área do mapa para criar o ponto inicial da sua nova feição.

For lines and polygons, keep on left-clicking for each additional point you wish to capture. When you have finished adding points, right-click anywhere on the map area to confirm you have finished entering the geometry of that feature.

A janela de atributos seja exibida, permitindo que seja inserido as informações para a nova feição. Figure_edit_2_mostrar a configuração de atributos de um novo rio fictício no Alasca Na Aba Dgitalizar no menu menuselection: Configurações –> Opções e é possível também habilitar checkbox :guilabel:Suprimir atributos de janelas pop-up depois de cada feição criada checkbox :guilabel:Reutilizar último valor de atributo inscrito

Figure Edit 2:

../../../_images/editDigitizing.png

Enter Attribute Values Dialog after digitizing a new vector feature nix

Com o ícone mActionMoveFeature:sup: Mover Feição da barra de ferramentas é possível movimentar as feições existentes.

Dica

Tipos de valores de atributos

For editing the attribute types are validated during the entry. Because of this, it is not possible to enter a number into the text-column in the dialog Enter Attribute Values or vice versa. If you need to do so, you should edit the attributes in a second step within the Attribute table dialog.

Ferramenta de nó

Tanto para PostgreSQL/PostGIS quanto para camadas base em arquivo shape, a mActionNodeTool :sup:`Ferramenta de Nós possui a capacidade para manipular os vértices das feições de uma forma similar aos programas de CAD. É possível de uma forma simples selecionar múltiplos vértices de uma única vez e movimentá-los, adicionar ou excluí-los todos juntos. A ferramenta de nós opera também com a projeção “on the fly” ligada e suporta a edição topológica de feições. Esta ferramenta é, ao contrário de outras ferramentas no QGIS, permanente, então quando alguma operação for executada, a seleção continua ativada para esta feição e ferramenta. Caso a ferramenta de nós não encontrar nenhuma feição um aviso sera exibido.

É importante selecionar as propriedades :menuselection:`Configurações –> mActionOptions :menuselection: Opções–> :guilabel:Encontrar Raio|selectnumber|para um número maior que zero.(i.e. 10).De outra forma o QGIS não estará apto a informar qual o vértice está sendo editado.

Dica

Marcadores de Vértice

A versão atual do QGIS suporta três tipos de marcadores de vértice – Círculo semi transparente , cruz e nenhum. Para alterar o estilo de marcador escolha em mActionOptions :menuselection:Opções do menu Configurações e Clique na aba Digitalizar e selecione a entrada apropriada.

Operações Básicas

Inicie ativando a|mActionNodeTool| :sup: Ferramentas de nós e selecionando um recurso clicando sobre ele. Caixas vermelhas aparecerão em cada vértice desse recurso.

  • Selecting vertices: You can select vertices by clicking on them one at a time, by clicking on an edge to select the vertices at both ends, or by clicking and dragging a rectangle around some vertices. When a vertex is selected its color changes to blue. To add more vertices to the current selection, hold down the Ctrl key while clicking. Hold down Ctrl or Shift when clicking to toggle the selection state of vertices (vertices that are currently unselected will be selected as usual, but also vertices that are already selected will become unselected).
  • Adicionar vértices: Para adicionar um vértice basta clicar duas vezes perto de uma borda e um novo vértice aparecerá na borda perto do cursor. Note que o vértice aparece na borda, e não na posição do cursor, por isso, tem de ser transferida, se necessário.

  • Excluir vértices:Após selecionar vértices para exclusão, clique natecla :kbd: Delete Não é possível utilizar a mActionNodeTool :sup: Ferramenta de nós para deletar uma feição completa; QGIS o número mínimo de vértices para o tipo de feição que esteja trabalhando. Para deletar uma feição completa utilize a ferramenta mActionDeleteSelected :sup:Excluir Seleção.

  • Mover Vértices:Selecione todos os vértices que desejar mover. Clique em um vértice selecionado ou em uma borda e arraste na direção que desejar movimentar. Todos os vértices selecionados irão ser movimentados juntos. Caso estiver habilitada a seleção toda pode pular para o vértice ou linha mais próximo.

Cada alteração executada com a ferramenta de nós sera armazenada como uma entrada separada no diálogo de refazer. Lembre-se que todas as operações suportam a edição topológica quando estiver ligada. A projeção “on the fly” também é suportada e a ferramenta de nós fornece tooltips para identificar um vértice ao passar o ponteiro sobre ele.

Cortar, Copiar e Colar feições

Feições selecionadas podem ser recortadas, copiadas e coladas entre camadas do mesmo projeto do QGIS contanto que a camada de destino estejam selecionadas como mActionToggleEditing :sup: Alternar edição previamente.

Features can also be pasted to external applications as text: That is, the features are represented in CSV format with the geometry data appearing in the OGC Well-Known Text (WKT) format.

However in this version of QGIS, text features from outside QGIS cannot be pasted to a layer within QGIS. When would the copy and paste function come in handy? Well, it turns out that you can edit more than one layer at a time and copy/paste features between layers. Why would we want to do this? Say we need to do some work on a new layer but only need one or two lakes, not the 5,000 on our big_lakes layer. We can create a new layer and use copy/paste to plop the needed lakes into it.

Como exemplo,iremos copiar alguns lagos para a nova camada:

  1. Coloque a camada que você deseja copiar (camada de origem)

  2. Carregar ou criar a camada que você deseja copiar (camada alvo)

  3. Iniciar a edição para a camada alvo

  4. Ative a camada de origem clicando na legenda

  5. Utilize o mActionSelect :sup: Selecionar uma Feição Simples ferramenta para selecionar o recurso (s) sobre a camada de origem

  6. Clique no mActionEditCopy :sup: Funções de cópia ferramenta

  7. Faça a camada de destino ativa cilcando sobre a legenda .

  8. Clique no mActionEditPaste :sup: Colar Recursos

  9. Para a edição e salvar as alterações

O que acontece se a fonte e alvo de camadas têm esquemas diferentes (nomes de campos diferentes e tipos não são a mesma coisa)?|qg| povoa o que corresponde e ignora o resto.Se você não se importar com os atributos que estão sendo copiados para a camada de destino, não importa como você criar os campos e tipos de dados.Se você quer ter a certeza de que tudo-função e seus atributos-que são copiados, certifique-se que os sistemas correspondem.

Dica

** Congruência de Recursos colados **

Se a sua fonte e as camadas de destino usar a mesma projeção, então as características colados terá geometria idêntica à camada de origem.No entanto, se a camada de destino é uma projeção diferente, então | qg | não pode garantir a geometria é idêntica.Isto é simplesmente porque existem pequenos erros de arredondamento envolvidos na conversão entre projeções.

Excluindo recursos selecionados

Se deseja excluir um polígono inteiro, nós podemos fazer isso, selecionando primeiro o polígono usando o normalmente mActionSelect:sup: ferramente Seleção de Recurso Único Você pode selecionar vários recursos para a eliminação.Depois de ter o conjunto de seleção, use o mActionDeleteSelected :sup: ferramenta de Excluir para excluir od recursos.

O mActionEditCut :sup: ferramenta de Recortar feiçõesna barra de ferramentas de digitalização também pode ser utilizado para eliminar características.Isso efetivamente exclui o recurso, mas também coloca-lo em uma “área de transferência espacial. Então nós cortamos o recurso para excluir. mActionEditPaste :sup:ferramenta de Colar feiçõespara colocá-lo de volta, dando-nos a capacidade de desfazer de um nível.Recortar, copiar e colar os trabalhos sobre as características escolhidas no momento, o que significa que pode operar em mais de um de cada vez.

Dica

** Suporte Supressão de recursos **

Quando editar arquivo do tipo shape ESRI, a exclusão de feições somente funciona se o QGIS estiver vinculado a uma GDAL versão 1.3.2 ou maior. As versões disponíveis para download OS X e Windows estão elaboradas usando GDAL 1.3.2 ou superior.

Salvando Camadas editadas

Quando uma camada estiver em modo de edição, qualquer alteração permanece na memória do QGIS. Portanto não estão imediatamente salvas na fonte de dados ou disco rígido. Caso queira salvar a edição para a camada em uso, mas deseja seguir editando sem sair do modo de edição basta clicar no botão mActionFileSave :sup:Salvar alterações. Quando sair do modo de edição a partir de|mActionToggleEditing| :sup:`Alternar edição(ou sair do QGIS), será perguntado se deseja salvar ou scartar a edição.

If the changes cannot be saved (e.g. disk full, or the attributes have values that are out of range), the QGIS in-memory state is preserved. This allows you to adjust your edits and try again.

Dica

Integridade dos dados

É sempre uma boa ideia fazer um backup de sua fonte de dados antes de iniciar a edição. Enquanto autores do QGIS fizemos todos os esforços para preservar a integridade de seus dados, não oferecemos garantia a este respeito.

Digitalização Avançada

Ícone

Função

Ícone

Função

mActionUndo

Desfazer

mActionRedo

Refazer

mActionSimplify

Simplificar feições

mActionAddRing

Adicionar anel

mActionAddIsland

Adicionar parte

mActionDeleteRing

Excluir anel

mActionDeletePart

Excluir Parte

mActionReshape

Remodelar Feição

mActionOffsetCurve

Deslocamento da curva

mActionSplitFeatures

Quebrar feições

mActionMergeFeatures

Mesclar feições selecionadas

|mAçãoRotacionarpontoscomsímbolo|

Rotacionar pontos com símbolo

mActionMergeFeatures

Mesclar Atributos dos recursos selecionados

   

Tabela Edição avançada: Barra de ferramentas da edição vetorial avançada

Desfazer e Refazer

A ferramenta de mActionUndo :sup:Desfazer e mActionRedo :sup: Refazer permite utilizar as operações de desfazer e refazer nas operações de edição vetorial. . Existe também uma ferramenta acoplável que exibe todas as operações do histórico desfazer/refazer (veja a Figura_edit_3) Esta ferramenta não é exibida como padrão do sistema, mas pode ser exibida a partir de um clique direito na barra de ferramentas e ativando a caixa de seleção Desfazer/Refazer. De qualquer forma desfazer/refazer esta ativa mesmo que a ferramenta não seja exibida.

Figure Edit 3:

../../../_images/redo_undo.png

Redo and Undo digitizing steps nix

Quando desfazer for o estado de todas as feições e atributos serão revertidos para o estado anterior a uma operação acontecer. Modificando outras operações que não forem as normais da adição vetorial (modificações feitas por um complemento por exemplo), podem ou não ser revertidas, dependendo de como as alterações foram executadas.

Para utilizar a ferramenta de histórico do recurso de desfazer/refazer clique para selecionar uma operação na lista de histórico; todas as feições serão revertidas ao estado que estavam depois de a operação selecionada.

Simplificar feições

A ferramenta mActionSimplify :sup: Simplificar Feições permite reduzir o número de vértices de uma feição de uma forma que a geometria não altere. É necessário selecionar a feição, que será destacada por uma banda de cor avermelhada e uma barra deslizante aparecerá. Movendo a barra, a banda vermelha modifica mostrando como a feição será simplificada. Clicando em [OK] a nova geometria simplificada será armazenada. Caso a feição não estiver apta a simplificação (Múltiplos polígonos por exemplo) um aviso será exibido.

Adicionar anel

É possível criar polígonos em anel usando o ícone mActionAddRing :sup: Adicionar Anel na barra de ferramentas. Isto significa que dentro de uma área existente é possível digitalizar outros polígonos, o que ocorre como um “buraco”, portanto, somente a área entre os limites de outra e dentro de polígonos mantém um polígono de anel.

Adicionar parte

Pode-se mActionAddIsland :sup Adicionar Parte de polígonos a multipolígonos selecionados. A nova parte do polígono precisa ser digitalizada na parte externa do multi polígono selecionado.

Excluir anel

A ferramenta de mActionDeleteRing :sup: permite excluir um polígono de anel dentro de uma área existente. Esta Ferramenta funciona somente com camadas de polígonos. A ferramenta pode ser utilizada em feições de polígono ou em multipolígonos, contudo não altera nada quando utilizada no exterior de um polígono. Antes de selecionar os vértices de uma parte, ajuste a tolerância para edição de vértices.

Excluir Parte

A ferramenta mActionDeletePart :sup: Excluir Parte permite excluir parte de multi feições(excluir polígonos de uma feição de multi polígonos por exemplo). Entretanto ela não exclui a ultima parte da feição, a ultima parte permanece intocável. Esta ferramenta trabalha com todas as geometrias multi partes de ponto, linha e polígono. Antes de selecionar os vértices de uma parte, ajuste a tolerância para edição de vértices.

Remodelar Feição

É possível remodelar feições de linha e polígono usando o ícone da barra de ferramentas mActionReshape :sup: Remodelar Feições Ele substitui parte ma linha ou polígono da primeira a ultima intersecção com a linha original. Em alguns casos com polígonos pode levar à resultados inesperados. Este recurso é muito útil quando existe a necessidade em substituir pequenas partes de um polígono, não é preciso uma grande reformulação em remodelar linhas entretanto, não é permitido cruzar anel de polígonos originando assim um polígono inválido.

Pode-se, por exemplo, editar limites de um polígono com esta ferramenta. Primeiro, clique dentro de uma área do polígono próximo ao ponto onde deseja-se adicionar o novo vértice. Em seguida cruze o limite e adicione o vértice fora do polígono. Para finalizar dê um clique direito dentro da área do polígono.

Nota

A ferramenta de remodelar pode alterar a posição de partida de um anel ou de uma linha poligonal fechada. Assim, o ponto representado ‘duas vezes’ não será mais o mesmo. Isto pode não ser um problema para a maioria das aplicações, mas é algo a considerar.

A ferramenta de Deslocamento da Curva

The mActionOffsetCurve Offset Curve tool is a new editing tool. It creates parallel shifts of lines and polygon rings. The tool can be applied to the edited layer (the geometries are modified) or also to background layers (creates copies of the lines / rings and adds it to the the edited layer). It is thus ideally suited for the creation of distance line layers.The displacement is shown at the bottom left of the taskbar.

Quebrar feições

Você pode dividir recursos usando o mActionSplitFeatures :sup: Quebrar Feições ícone na barra de ferramentas. Basta desenhar uma linha através do recurso que você deseja dividir.

Mesclar feições selecionadas

A Ferramenta mActionMergeFeatures :sup: Mesclar Feições Selecionadas permite mesclar características que têm fronteiras comuns e os mesmos atributos.

Mesclar atributos de recursos selecionados

A ferramenta de mActionMergeFeatures :sup: Mesclar Atributos de Feições Selecionadas permite mesclar atributos de feições com limites e atributos em comum sem mesclar seus limites.

Rotacionar pontos com símbolo

A Ferramenta mActionRotatePointSymbols :sup: Rotacionar Pontos com Símbolos esta em uso atualmente pelo mecanismo da antiga simbologia. Ele permite alterar a rotação de símbolos pontuais na tela do mapa, caso tenha definido na coluna de rotação na tabela de atributos da camada de pontos na aba: Estilo na aba Propriedade da Camada. De outra forma a ferramenta estará inativa.

Figure Edit 4:

../../../_images/rotatepointsymbol.png

Rotate Point Symbols nix

Para alterar a rotação, selecione uma feição de ponto na tela do mapa e rotacione mantendo pressionado o botão esquerdo do mouse. Uma seta vermelha com um valor de rotação será visualizado (veja a Figura_4). Quando você soltar o botão esquerdo do mouse novamente o valor será atualizado na tabela de atributos.

Nota

Caso mantenha pressionada a tecla Control a rotação será executada em passos de 15 graus.

Creating a new Vector layer

QGIS allows to create new Shapefile layers and new SpatiaLite layers. Creation of a new GRASS layer is supported within the GRASS-plugin. Please refer to section Criando uma nova camada vetorial GRASS for more information on creating GRASS vector layers.

Criando Uma nova Camada do tipo Shape

Para criar uma nova camada Shape para edição, selecione Novo–> mActionNewVectorLayer :menuselection:Camada do tipo Shape...no menu menuselection: Camada da barra de ferramentas. A caixa de diálogo: Nova Camada Vetorial será exibida como mostra a Figure_edit_5. Escolha o tipo de camada (ponto, linha ou polígono) e o SRC (Sistema de Referência de Coordenadas).

Note that QGIS does not yet support creation of 2.5D features (i.e. features with X,Y,Z coordinates).

Figure Edit 5:

../../../_images/editNewVector.png

Creating a new Shapefile layer Dialog nix

Para completar a criação de uma nova camada do tipo shape, adicione os atributos desejados clicando no botão [Add] e especificando um nome e um tipo para os atributos. A primeira coluna id” é adicionada como padrão mas pode ser removida. Apenas a tributos do Tipo: Número Inteiro selectstring,Tipo: Número Decimal selectstring, e :guilabel: Tipo: Dados de texto são suportados. são suportados. Como uma forma adicional e de acordo com o tipo de atributo é possível também definir a espessura e precisão de uma nova coluna de atributos. Satisfeito com os atributos clique em [ok] forneça um nome para o arquivo Shape QGIS irá automaticamente adicionar a extensão .shp ao nome específico.Uma vez que a camada for criada ela será adicionada ao mapa e é possível editá-la como descrito na seção:ref: sec_edit_existing_layer`acima.

Criando uma nova camada SpatiaLite

Para criar uma nova camada SpatiaLite para edição, selecione Novo–> mActionNewVectorLayer :menuselection:Camada SpatiaLite... no menu Camada`da barra de ferramentas. A caixa de diálogo `Nova Camada Vetorialr erá exibida como mostra a Figure_edit_6.

Figure Edit 6:

../../../_images/editNewSpatialite.png

Creating a New SpatiaLite layer Dialog nix

First step is to select an existing SpatiaLite database or to create a new SpatiaLite database. This can be done with the browse button browsebutton to the right of the database field. Then add a name for the new layer and define the layer type and the EPSG SRID. If desired you can select to checkbox Create an autoincrementing primary key.

To define an attribute table for the new SpatiaLite layer, add the names of the attribute columns you want to create with the according column type and click on the [Add to attribute list] button. Once you are happy with the attributes, click [OK]. QGIS will automatically add the new layer to the legend and you can edit it in the same way as described in Section Digitalizando uma Camada Vetorial Existente above.

Further management of SpatiaLite-Layers can be done with the DB Manager see Complemento DB Manager.

Trabalhando com a Tabela de Atributos

A tabela de atributos exibe feições de uma camada selecionada. Cada linha na tabela de atributos representa uma feição do mapa e cada coluna contém um pouco de informação particular a camada. Feições na tabela podem ser pesquisadas, selecionadas, movimentadas ou mesmo editadas.

Para abrir a tabela de atributos para uma camada vetorial, ative a camada clicando nela na legenda do mapa. Então, a partir do menu principal :menuselection: Camada`a opção |mActionOpenTable| :menuselection:`Abrir tabela de atributos`do menu. Também é possível, a partir de um clique com o botão direito do mouse sobre a camada e selecionar |mActionOpenTable| :menuselection:`Abrir tabela de atributos da janela de menu.

Este procedimento abrirá uma nova janela que exibe as feições doas atributos da camada (figure_attributes_1). O número de feições e o numero de feições selecionadas são mostrados no título da tabela de atributos.

Figure Attributes 1:

../../../_images/vectorAttributeTable.png

Attribute Table for Alaska layer nix

Selecionar feições na tabela de atributos

Cada linha selecionada na tabela de atributos exibe o atributo de uma feição da selecionada na camada. Caso a seleção de feições na janela principal for modificada, a seleção é também atualizada na tabela de atributos. Igualmente, caso a seleção de linhas na tabela de atributos for alterada, a seleção de feições na janela principal será atualizada.

Linhas podem ser selecionadas clicando no número de linhas ao lado esquerdo da linha. Múltiplas linhas podem ser marcadas mantendo pressionada a tecla Control. A seleção Contínua contínua pode ser executada segurando a tecla :kbd:`Shift e clicando em vários cabeçalhos de linha no lado esquerdo da linha. Todas as linhas entre a posição do cursor e a linha são selecionadas. Movimentando a posição do cursor na tabela de atributos, clicando em célula na tabela, não modifica a seleção da linha. Alterando a seleção no menu não movimenta a posição do cursor na tabela de atributos.

A tabela pode ser ordenada por qualquer coluna clicando no cabeçalho da coluna. Uma pequena seta indica o ordenamento (apontando para baixo significa valores decrescentes da linha ao topo para baixo).

For a simple search by attributes on only one column the Look for field can be used. Select the field (column) from which the search should be performed from the dropdown menu and hit the [Search] button. The matching rows will be selected and the total number of matching rows will appear in the title bar of the attribute table, and in the status bar of the main window. For more complex searches use the Advanced search button browsebutton, which will launch the Search Query Builder described in Section Ferramenta de Consulta.

Para exibir apenas registros selecionados utilize a caixa de seleção checkbox Mostrar apenas selecionado(s). Para busca de registros selecionados somente, use a caixa de seleção checkbox Buscar apenas selecionado(s). A caixa de seleção checkbox :guilabel: :Sensível ao caractere. permite selecionar “case sensitive”. Os outros botões no rodapé esquerdo da janela da tabela de atributos proporcionam as seguintes funcionalidades:

  • mActionOpenTable Desselecionar tudo também com Ctrl+U

  • mActionSelectedToTop :sup:Mover seleção para o topo também com Ctrl+T

  • mActionInvertSelection :sup::Inverter seleçãotambém com :kbd:`Ctrl+S

  • mActionCopySelected Copiar linhas selecionadas para área de tranferência também com Ctrl+C

  • mActionZoomToSelected Aproximar o mapa às linhas selecionadas também com Ctrl+J

  • PanToSelected Pan map to the selected rows also with Ctrl+P
  • mActionToggleEditing Toggle editing mode to edit single values and to enable functionalities described below also with Ctrl+E
  • mActionDeleteSelected Excluir recursos selecionados também com Ctrl+D

  • mActionNewAttribute Nova coluna`para camadas de PostGIS e para as camadas OGR com a versão GDAL> = 1.6 também com :kbd:`Ctrl+W

  • mActionDeleteAttribute Delete Column for PostGIS layers and for OGR layers with GDAL version >= 1.9 also with Ctrl+L
  • mActionCalculateField Abrir Calculadora campo `também com :kbd:`Ctrl+I

Dica

Ir geometria WKT

Se você quiser usar os dados de atributos em programas externos (como Excel) utilizar o botão mActionCopySelected :sup:`Copiar linhas selecionadas para clipboard. Você pode copiar as informações sem geometrias vetoriais, se você desativar :menuselection:`Configurações –> Opções –> Guia geral checkbox :guilabel: Copiar Geometria na representação WKT representação do atributo `tabela.

Salvar recursos selecionados como nova layer

As feições selecionadas podem ser salvas como qualquer formato vetor OGR suportado e também transformado para outro sistema de referência de coordenadas (SRC). Abra o menu da camada com o botão direito do mouse e clique em menuselection:Salvar seleção como –>para definir o nome do arquivo de saída, seu formato e CRS (veja a seção :ref:`label_legend)Também é possível especificar as opções para criação de OGR dentro da caixa de diálogo.

Trabalhando com tabelas de atributos não espaciais

O QGIS permite também carregar tabelas não espaciais.Isto inclui atuais tabelas suportadas por OGR, textos delimitados e provedor PostgreSQL. As tabelas podem ser usadas para busca de campos ou apenas para pesquisas em geral e editadas usando a visualização da tabela. Quando você carrega a tabela que você vai vê-lo no campo lenda. Ele pode por exemplo ser aberto com o mActionOpenTable Atributo de Tabela Aberta da ferramenta e, em seguida, é editável como qualquer outra tabela de atributos da camada.

Como exemplo, você pode usar colunas da tabela não espacial para definir valores de atributos ou um intervalo de valores que estão autorizados a ser adicionado a uma camada de vetor específico durante a digitalização. Dê uma olhada na edição de ferramentas na seção Aba Campos para maiores informações.