Introdução

Este capítulo apresenta uma visão geral da instalação do QGIS, alguns exemplos de dados da página web QGIS e funcionamento inicial de uma simples sessão, visualizando camadas raster e vetoriais.

Instalação

A instalação do QGIS é muito simples. Pacotes de instalação padrão estão disponíveis para MS Windows e Mac OS X. Para muitas distribuições de pacotes binários (rpm e deb) ou repositórios para adicionar ao seu gerenciador de instalação são fornecidas. Receba as últimas informações sobre pacotes binários no site do QGIS em http://download.qgis.org.

Instalação do Código Fonte

If you need to build QGIS from source, please refer to the installation instructions. They are distributed with the QGIS source code in a file called ‘INSTALL’. You can also find it online at https://github.com/qgis/Quantum-GIS/blob/master/INSTALL

Intalação de uma mídia externa

QGIS permite definir uma opção de configuração de caminho que substitui o caminho padrão (por exemplo com o /.qgis no Linux) para a configuração do usuário e força o QSettings a usar este diretório também. Isso permite aos usuários, por exemplo, levar a instalação do QGIS em uma unidade flash, com todos os plugins e configurações.

Dados de exemplo

O guia do usuário contém exemplos baseados na amostra de dados.

a instalação do Windows possui uma opção de realizar o download do QGIS com os dados de exemplo. Se marcada, os dados serão baixados para suas pasta Meus Documentos e colocados em uma pasta chamada “GIS Database”. Você pode utilizar o windows explorer para mover esta pasta para outra localização. Se você não selecionar a caixa de seleção para instalar os dados de exemplo durante a instalação inicial do QGIS você pode

  • Utilizar dados GIS que você já possui;

  • Faça o download dos dados de exemplo no site do QGIS em http://download.qgis.org; ou

  • Desinstale o QGIS e reinstale marcando a opção de download de dados, somente se as soluções acima não forem bem sucedidas.

“| Nix | | OSX | Para GNU / Linux e Mac OSX não há ainda a instalação de pacote de conjunto de dados disponíveis como rpm, deb ou dmg. Para utilizar o conjunto de dados de exemplo baixe o arquivo “qgis_sample_data” no formato de arquivo ZIP ou TAR de “http://download.osgeo.org/qgis/data/ e descompacte ou descomprima os arquivos no seu sistema. O conjunto de dados do Alasca inclui todos os dados SIG que são usados como exemplos e imagens deste Guia do Usuário, e também inclui uma pequena base de dados GRASS. A projeção para os exemplos dos dados é Alaska Albers Equal Area com unidades de pés. O código EPSG é o 2964.

PROJCS["Albers Equal Area",
    GEOGCS["NAD27",
        DATUM["North_American_Datum_1927",
            SPHEROID["Clarke 1866",6378206.4,294.978698213898,
                AUTHORITY["EPSG","7008"]],
            TOWGS84[-3,142,183,0,0,0,0],
            AUTHORITY["EPSG","6267"]],
        PRIMEM["Greenwich",0,
            AUTHORITY["EPSG","8901"]],
        UNIT["degree",0.0174532925199433,
            AUTHORITY["EPSG","9108"]],
        AUTHORITY["EPSG","4267"]],
    PROJECTION["Albers_Conic_Equal_Area"],
    PARAMETER["standard_parallel_1",55],
    PARAMETER["standard_parallel_2",65],
    PARAMETER["latitude_of_center",50],
    PARAMETER["longitude_of_center",-154],
    PARAMETER["false_easting",0],
    PARAMETER["false_northing",0],
    UNIT["us_survey_feet",0.3048006096012192]]

se você pretende usar o QGIS como interface gráfica para o GRASS, você pode encontrar um seleção de localizações de amostra (por exemplo, Spearfish ou Dakota do Sul) no site oficial do GRASS htpp://grass.geo.org/download/data.php.

Exemplos da Seção

Agora que você possui o QGIs instalado e os dados de amostra disponíveis, nós iremos demonstrar uma rápida e simples seção de exemplos. Iremos visualizar uma camada vetorial e uma camada de raster. Nós iremos utilizara camada de raster landcover qgis_sample_data/raster/landcover.img e uma camada vetorial qgis_sample_data/gml/lakes.gml.

Iniciando QGIS

  • nix Start QGIS by typing: “QGIS” at a command prompt, or if using precompiled binary, using the Applications menu.
  • “| Win | Inicie | qg | usando o menu Iniciar ou atalho no desktop, ou clique duas vezes em um arquivo de projeto do | qg |.

  • osx Double click the icon in your Applications folder.

Caregando camadas vetoriais e de raster dos dados da amostra

  1. Clique no Load Raster ícone.

  2. Navegue até a pasta qgis_sample_data/raster, selecione o arquivo de imagem ERDAS landcover.img e clique [Abrir].

  3. Se o arquivo não estiver listado, verifique se a caixa (combobox) do tipo de arquivo na parte inferior está marcada com o tipo correto, nesse caso “Erdas Imagine Image (*.img, *.IMG)”.

  4. Agora clique no ícone “Load Vector”.

  5. O Arquivo deve ser selecionado como tipo de caminho em “Adicionar Camada Vetorial” na caixa de diálogo. Agora clique em [procurar] para selecionar a camada vetorial.

  6. Navegue até a pasta qgis_sample_data/gml, selecione GML para o tipo de arquivo na caixa de combinação e então selecione o arquivo GML lakes.gml, clique em [Abrir] então na caixa de diálogo “Adicionar vetor” clique em [Ok].

  7. Aplique um pouco de zoom na sua área favorita que contém alguns lagos.

  8. Dê um clique duplo na camada lakes na legenda do mapa para abri a caixa de Propriedades.

  9. Clique na aba Estilo e selecione azul para cor de preenchimento.

  10. Clique na aba Rótulos e marque a caixa “Mostrar Rótulos” para habilitar a rotulagem. Escolha o campo NAMES como o campo que contém o rótulo.

  11. Para melhorar a legibilidade dos rótulos você pode adicionar um buffer branco em torno do rótulo, clicando em Buffer no rótulo e na lista da esquer escolha o tamanho do buffer como 3.

  12. Clique [Aplicar], verifique se o resultado é bom e então clique em [OK].

Como você pode ver é muito fácil visualizar camadas vetoriais e de raster no QGIS. Vamos passar para as seções seguintes aprendendo mais sobre como a avaliação de funcionalidades. características e configurações e como usá-las.

Iniciando e fechando QGIS

Na Seção: “Exemplos” você já aprendeu como iniciar o QGIS. Vamos repetir isso aqui e você verá que o QGIS também fornece mais opções pela linha de comando.

  • nix Assuming that QGIS is installed in the PATH, you can start QGIS by typing: qgis at a command prompt or by double clicking on the QGIS application link (or shortcut) on the desktop or in the application menu.
  • win Start QGIS using the Start menu or desktop shortcut, or double click on a QGIS project file.
  • osx Double click the icon in your Applications folder. If you need to start QGIS in a shell, run /path-to-installation-executable/Contents/MacOS/Qgis.

“Para encerrar QGIS, clique no menu de opções | nix | | win |: Seleção de Menu: “Arquivo”| OSX |: Seleção de Menu: QGIS “Encerrar”, ou use o atalho: “Ctrl + Q”.

Opções da Linha de Comando

nix QGIS supports a number of options when started from the command line. To get a list of the options, enter qgis --help on the command line. The usage statement for QGIS is:

qgis --help
Quantum GIS - 1.8.0-Lisboa 'Lisboa' (exported)
Quantum GIS (QGIS) is a viewer for spatial data sets, including
raster and vector data.
Usage: qgis [options] [FILES]
  options:
        [--snapshot filename]           emit snapshot of loaded datasets to given file
        [--width width]                 width of snapshot to emit
        [--height height]               height of snapshot to emit
        [--lang language]               use language for interface text
        [--project projectfile]         load the given QGIS project
        [--extent xmin,ymin,xmax,ymax]  set initial map extent
        [--nologo]                      hide splash screen
        [--noplugins]                   don't restore plugins on startup
        [--nocustomization]             don't apply GUI customization
        [--optionspath path]            use the given QSettings path
        [--configpath path]             use the given path for all user configuration
        [--help]                        this text

  FILES:
    Files specified on the command line can include rasters,
    vectors, and QGIS project files (.qgs):
    1. Rasters - Supported formats include GeoTiff, DEM
       and others supported by GDAL
    2. Vectors - Supported formats include ESRI Shapefiles
       and others supported by OGR and PostgreSQL layers using
       the PostGIS extension

Dica

Example Using command line arguments

You can start QGIS by specifying one or more data files on the command line. For example, assuming you are in the qgis_sample_data directory, you could start QGIS with a vector layer and a raster file set to load on startup using the following command: qgis ./raster/landcover.img ./gml/lakes.gml

Opções da Linha de Comando - “–snapshot”

Esta opção permite que você crie um instantâneo no formato PNG da visualização atual. Isto é bem útil quando você tem vários projetos e deseja gerar instantâneos de seus dados.

Por padrão ele gera um arquivo PNG com 800x600 pixels. Isso pode ser modificado utilizando os argumentos na linha de comando “–widht” e “–height”. A nome de arquivo pode ser adicionado depois de “–snapshot”.

Opções da Linha de Comando - “–lang”

Based on your locale QGIS, selects the correct localization. If you would like to change your language, you can specify a language code. For example: --lang=it starts QGIS in italian localization. A list of currently supported languages with language code and status is provided at http://hub.qgis.org/wiki/quantum-gis/GUI_Translation_Progress

Opções da Linha de Comando - “–project”

É possível iniciar o QGIS com um arquivo de projeto existente. Basta adicionar na linha de comando a opção “–project” seguido pelo nome do projeto e o QGIS irá abrir com todas as camadas carregadas descritas no arquivo indicado.

Opções da Linha de Comando - “–extent”

“Para iniciar em um ponto específico do mapa utilize esta opção. Você precisa adicionar na caixa delimitadora de extesão do mapa as coordenadas na seguinte ordem separadas por vírgula :

--extent xmin,ymin,xmax,ymax

Opções da Linha de Comando - “–nologo”

Este argumento de linha de comando esconde a tela inicial do QGIS quando ele é iniciado.

Opções da Linha de Comando - “–noplugins”

Se você tiver problemas ao iniciar o aplicativo com plugins, você pode evitar carregá-los na inicialização. Eles ainda estarão disponíveis no Gerenciador de Plugins para uso.

Command line option --nocustomization

Using this command line argument existing GUI customization will not be applied at startup.

Opções da Linha de Comando - “–optionspath”

Você pode ter múltiplas configurações e decidir qual usar quando inicializar o QGIS utilizando esta opção. Vá em :ref: “gui_options” para verificar onde o sistema operacional salva o arquivo de configurações. Atualmente não há maneira de especificar em qual arquivo será escrito as configurações, portanto, você pode criar uma cópia do arquivo de configurações original e renomeá-lo.

Opções da Linha de Comando - “–configpath”

This option is similar to the one above, but furthermore overrides the default path (~/.qgis) for user configuration and forces QSettings to use this directory, too. This allows users to e.g. carry QGIS installation on a flash drive together with all plugins and settings.

Projetos

The state of your QGIS session is considered a Project. QGIS works on one project at a time. Settings are either considered as being per-project, or as a default for new projects (see Section Opções). QGIS can save the state of your workspace into a project file using the menu options File ‣ mActionFileSave Save Project or File ‣ mActionFileSaveAs Save Project As.

Load saved projects into a QGIS session using File ‣ mActionFileOpen Open Project or File ‣ Open Recent Project.

If you wish to clear your session and start fresh, choose File ‣ mActionFileNew New Project. Either of these menu options will prompt you to save the existing project if changes have been made since it was opened or last saved.

Os tipos de informações salvas em um arquivo de projeto incluem:

  • Camadas adicionadas

  • Propriedades das Camadas, incluido simbologia

  • Projeção do mapa de visualização

  • Último ponto visualizado

O arquivo de projeto é salvo no formato XML, por isso, é possível editar o arquivo fora do QGIS se você souber o que está fazendo.O formato de arquivo foi atualizado várias vezes em comparação com versões anteriores do QGIS. Arquivos de projeto de versões anteriores do QGIS podem não funcionar mais corretamente. Para ter certeza disso vá na barra de ferramentas, menu Configurações –>Opções, você pode selecionar:

checkbox Prompt to save project changes when required

checkbox Warn when opening a project file saved with an older version of QGIS

Saída

Há várias maneiras de gerar a saída de sua sessão do QGIS. Já discutimos “Projetos” salvando um arquivo de projeto. Aqui existe exemplos de outras formas de produzir arquivos de saída:

  • Menu option File ‣ mActionSaveMapAsImage Save as Image opens a file dialog where you select the name, path and type of image (PNG or JPG format). A world file with extension PNGW or JPGW saved in the same folder georeferences the image.
  • Menu option File ‣ mActionNewComposer New Print Composer opens a dialog where you can layout and print the current map canvas (see Section Compositor de impressão).