19.2.6. Item da Barra de Escala

As barras de escala fornecem uma indicação visual do tamanho das feições e da distância entre as feições no item do mapa. Um item de barra de escala requer um item de mapa. Use a |Barra de escala| Adicionar Barra de Escala seguindo as instruções de criação de itens 1 ` para adicionar um novo item da barra de escala que você pode manipular mais tarde da mesma forma como exposto em :ref:`interagir_layout_item.

Por padrão, um novo item da barra de escala mostra a escala do item do mapa sobre o qual é desenhado. Se não houver nenhum item de mapa abaixo, o mapa de referência 1 ` é usado. Você pode personalizá-lo no painel :guilabel:`Propriedades do Item. Além das propriedades comuns dos itens 2, este recurso tem as seguintes funcionalidades (veja: número ref:figura_layout_barra_de_escala):

../../../../_images/scalebar_properties.png

Fig. 19.32 Painel de Propriedades do Item da Barra de Escala

19.2.6.1. Propriedades Principais

O grupo: guilabel: Principais propriedades do painel da barra de escala: guilabel: Propriedades do item fornece as seguintes funcionalidades (veja: número ref:figura_layout_barra_de_escala_ppt):

../../../../_images/scalebar_mainproperties.png

Fig. 19.33 Grupo de propriedades principal da barra de escala

  1. Primeiro, escolha o mapa ao qual a barra de escala será anexada

  2. Em seguida, escolha o estilo da barra de escala. Os estilos disponíveis são:

    • Estilos Caixa única e Caixa dupla, que contêm uma ou duas linhas de caixas alternando cores;

    • Marcações de linha Médio, Para cima ou Para baixo;

    • Estilo Linha escalonada que desenha uma representação de linha escalonada de uma barra de escala

    • Estilo oca que desenha uma única caixa com cores alternadas para os segmentos, com linhas horizontais nos segmentos alternados

    • Numérico, onde a proporção de escala é impressa (por exemplo, 1:50000).

  3. Defina as propriedades conforme apropriado

19.2.6.2. Unidades

O grupo: guilabel: Unidades da barra de escala: guilabel:Item Properties fornece as funcionalidades para definir as unidades de exibição e alguma formatação de texto (veja: número ref:figura_layout_barra_de_escala_unidades):

../../../../_images/scalebar_units.png

Fig. 19.34 Grupo de unidades da barra de escala

  • Selecione as unidades que deseja usar com: guilabel: Unidades_barra_de_escala. Há muitas opções possíveis: Unidades de mapa (a padrão), Metros, Pés, Milhas ou Milhas náuticas… e alguns derivados. A conversão de unidades é feita automaticamente.

  • O: guilabel:Multiplicador de unidade de rótulo especifica quantas unidades de barra de escala por unidade rotulada. Por exemplo, se as unidades da barra de escala estiverem definidas para “metros”, um multiplicador de 1000 resultará nos rótulos da barra de escala em “quilômetros”.

  • O campo: guilabel: Etiqueta para unidades define o texto usado para descrever as unidades da barra de escala, por exemplo, m ou km. Isso deve ser combinado para refletir o multiplicador acima.

  • Pressione Customizar ao lado de Formato numérico para ter controle sobre todas as propriedades de formatação dos números na barra de escala, incluindo separadores de milhar, casas decimais, notação científica, etc. (veja :ref:` formatação_número` para mais detalhes). Muito útil no caso de fazer mapas para audiências fora do local atual do QGIS, ou quando você deseja variar o estilo dos padrões do local (por exemplo, adicionar separadores de milhares quando o padrão do local é ocultá-los).

19.2.6.3. Segmentos

O grupo Segmentos da barra de escala Propriedades do item fornece as funcionalidades para configurar o número e tamanho dos segmentos e subdivisões (veja :número ref:figura_layout_barra_de_escala_segmentos):

../../../../_images/scalebar_segments.png

Fig. 19.35 Grupo de segmentos da barra de escala

  • Você pode definir o número de Segmentos que serão desenhados nos lados esquerdo e direito do 0 da barra de escala:

    • número de subdivisões de um segmento único no lado: guilabel :Esquerdo

    • número de segmentos no lado: guilabel: direita

  • Você pode definir o comprimento de um segmento (Largura fixa), ou limitar o tamanho da barra de escala em mm com a opção Ajustar largura do segmento. Neste último caso, cada vez que a escala do mapa muda, a barra de escala é redimensionada (e seu rótulo atualizado) para se ajustar ao intervalo definido.

  • Altura é usado para definir a altura da barra.

  • Right segment subdivisions is used to define the number of sections the right-side segments of the scale bar can have (for Line Ticks Down, Line Ticks Middle and Line Ticks Up scale bar styles) .

  • Altura da subdivisão é usado para definir a altura do segmento de subdivisão.

19.2.6.4. Mostrar

O grupo Mostrar do painel da barra de escala Propriedades do item fornece as seguintes funcionalidades:

../../../../_images/scalebar_display.png

Fig. 19.36 Grupo de exibição da barra de escala

Você pode definir como a barra de escala será exibida em seu quadro.

  • Margem da caixa : espaço entre o texto e as bordas do quadro

  • Margem da etiqueta : espaço entre o texto e o desenho da barra de escala

  • Colocação vertical da etiqueta: pode estar acima ou abaixo do segmento da barra de escala

  • Colocação horizontal do rótulo: que seria centralizado na borda ou no centro do segmento da barra de escala

  • Preenchimento primário e Preenchimento secundário do desenho da barra de escala usando preencher as propriedades dos símbolos 1 (cor, opacidade, padrões, efeitos…) — para Caixa Simples , estilos Caixa dupla e Oca

  • Estilo de linha do desenho da barra de escala usando propriedades de símbolos de linha 1 (cor, traço, junção, estilo cap, padrões, efeitos…) — para todos, exceto o estilo Numérico

  • Estilo de divisão e Estilo de subdivisão respectivamente para segmentos de divisão e subdivisão nos estilos de barra de escala Linhas para cima, Linhas para o meio e Linha para baixo usando as propriedades de símbolos de linha :ref:` 1` (cor, traço, junção, estilo cap, padrões, efeitos…)

  • Alinhamento coloca o texto no lado esquerdo, central ou direito do quadro (somente para o estilo de barra de escala Numérico)

  • Portuguê Font para definir as propriedades 1 (tamanho, fonte, cor, espaçamento entre letras, sombra, fundo…) do rótulo da barra de escala.

Como a maioria das propriedades de exibição da barra de escala depende de símbolos cujas propriedades podem ser definidas por dados, é possível renderizar barras de escala definidas por dados.

Exemplo: o código a seguir aplicado à propriedade negrito dos rótulos de escala exibirá números em negrito quando forem múltiplos de 500:

-- returns True (or 1) if the value displayed on the bar
-- is a multiple of 500

@scale_value % 500 = 0