28.2.4. Plugin de edição fora de rede

Para a coleta de dados, é comum trabalhar com um laptop ou celular fora de rede em campo. Ao retornar à rede, as alterações precisam ser sincronizadas com a fonte de dados mestre (por exemplo, um banco de dados PostGIS). Se várias pessoas estiverem trabalhando simultaneamente nos mesmos conjuntos de dados, será difícil mesclar as edições manualmente, mesmo que as pessoas não alterem os mesmos recursos.

O |Cópia de edição fora de rede| O plug-in Edição fora de rede automatiza a sincronização copiando o conteúdo da fonte de dados para um banco de dados SpatiaLite ou GeoPackage e armazenando as edições fora de rede em tabelas dedicadas. Após estar conectado à rede novamente, é possível aplicar as edições fora de rede ao conjunto de dados mestre.

Para usar o plug-in:

  1. Abra um projeto com algumas camadas vetoriais (por exemplo, de uma fonte de dados Esri Shapefile, PostGIS ou WFS-T).

  2. Assumindo que você já ativou o plugin (veja núcleo_e_plugins externos) vá para :seleção de menu:Database –> Edição fora da rede –> |Cópia de edição fora da rede| Converter para projeto fora da rede. A caixa de diálogo epônimo é aberta.

  3. Selecione o Tipo de armazenamento. Pode ser do tipo GeoPackage ou SpatiaLite

  4. Use o botão Procurar para indicar a localização do banco de dados no qual armazenar os Dados fora da rede. Pode ser um arquivo existente ou um para criar.

  5. Na seção Selecionar camadas remotas, marque as camadas que deseja salvar. O conteúdo das camadas é salvo nas tabelas do banco de dados.

    Nota

    Como os formatos de banco de dados de destino não têm suporte de lista nativo, o plug-in de edição fora de rede transforma campos de lista {fragmento, número} em campos de fragmentos onde os valores são separados por vírgulas. Isso permite ler e editar o conteúdo desses campos quando estiver fora de rede.

    Se você quiser lidar com o campo da camada original e da camada fora de rede, você pode confiar nas funções de expressão experimentar() 1 ` e :ref:`variedade 2, por exemplo:

    try(array_contains("field",1),array_contains(string_to_array("field"),1))
    
  6. Você pode marcar |caixa de seleção| Sincronize somente feições selecionadas se uma seleção estiver presente permitindo somente salvar e trabalhar em um subconjunto. Pode ser inestimável no caso de grandes camadas.

    Isso é tudo!

  7. Salve seu projeto e leve-o para o campo.

  8. Edite as camadas fora de rede.

  9. Após estar conectado novamente, carregue as alterações usando :seleção de menu:Base de dados –> Edição fora de rede –> |Sincronização de edição fora de rede| Sincronizar.

Nota

As camadas usadas fora de rede são marcadas com o |indicador fora de rede| ícone no painel Camadas.

../../../../_images/create_offline_project.png

Fig. 28.13 Criar um projeto fora de rede