1. Preâmbulo

Uma Introdução Suave para SIG

Trazemos para si o QGIS, uma aplicação SIG Gratuita e de Código Aberto para todos.

../../_images/logo.png
  1. Sutton, O. Dassau, M. Sutton

Patrocinado por: Chefe da Direcção: Planeamento Espacial e Informação, Departamento de Assuntos Fundiários, Cape Este, África do Sul.

../../_images/dla_logo.png

Em parceria com: Unidade de Gestão de Informação Espacial, Gabinete do Primeiro-ministro, Cape Este, África do Sul.

../../_images/eastern_cape_logo.jpg

Direitos Reservados (c) 2009 Chefe de Direcção: Planeamento Espacial e Informação, Departamento de Assuntos Fundiários, Cape Este, África do Sul.

É concedida a permissão para copiar, distribuir e / ou modificar este documento sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU, Versão 1.2 ou qualquer versão posterior publicada pela Fundação de Software Livre; sem Secções Invariantes, sem textos de Capa e sem contra-capa.

A cópia da licença é incluída na secção Licença de Documentação Livre GNU.

Os direitos reservados acima noticiados excluem o Manual de Utilizador QGIS que podem ser adicionados a este documento. Consulte os Manuais QGIS para mais informação sobre os direitos reservados e licensiamento.

1.1. Uma palavra do editor

Este projecto é patrocinado pelo Chefe de Direcção: Planeamento Espacial e Informação, Departamento de Assuntos Fundiários (DLA), Cape Este, em conjunto com a Unidade de Gestão de Informação Espacial, Gabinete do Primeiro-ministro, Cape Este, África do Sul.

Os SIG tornaram-se rapidamente numa ferramenta importante na gestão do ambiente, retail, militar, polícia, turismo e muitas outras esferas das nossas vidas diárias. Se usa um computador ou telemóvel, provavelmente já usou um SIG em alguma forma sem se aperceber. Se calhar foi um mapa num sítio na internet, Google Earth, num balcão de informações ou no seu telemóvel indicando onde está. Os softwares proprietários SIG (software que não pode ser partilhado ou modificado gratuitamente) está disponível e permitirá que você faça tudo o que descrever as suas folhas técnicas e muito mais. Contudo este software é usualmente dispendioso ou por vezes limita a liberdade de cópia, partilha e modificar o software. Os vendedores SIG algumas vezes fazem excepções para actividades educacionais, fornecendo cópias mais baratas ou gratuitas do seu software. Eles fazem isto sabendo que os professores e alunos apenas para conhecerem seu software, e assim eles estarão relutantes em aprender outros pacotes. Quando os estudantes deixam a escola eles irão para o mundo do trabalho e compram software comercial, sem saberem que existem alternativas gratuitas que podem usar.

Com o QGIS, nós oferecemos uma alternativa — software que é livre de custos e gratuito num senso social. Pode fazer as cópias que quiser. Quando os estudantes deixam a escola um dia eles poderão usar este software para construir as suas capacidades, resolver problemas no trabalho e tornar o mundo num lugar melhor.

Quando compra um software comercial, limita as suas opções no futuro. Ao aprender, usar e partilhar Software Gratuito e de Código Aberto, está a construir as suas próprias capacidades, livre de dinheiro que pode ser gasto em coisas importantes como comida ou abrigo aumentando a nossa própria economia.

Ao patrocinar a criação deste recurso, a DLA criou uma base para que jovens mentes sejam expostas. Temos pela frente possibilidades excitantes quando abraçamos os princípios de livre partilha de conhecimentos e informação. Por isso nós damos o nosso profundo obrigado ao DLA!

Nós esperamos que divirta a usar e aprender QGIS no espírito do Ubuntu!

../../_images/tims_sign.png

Tim Sutton, Abril de 2009