.

Rastreio GPS em tempo real

Para ativar o rastreamento GPS ao vivo QGIS, você precisa selecionar :menuselection: ‘Exibir –> Paineis` |caixa| informação do GPS. Você receberá uma nova janela ancorada no lado esquerdo da tela.

Existem quatro telas possíveis nesta janela de monitoramento GPS

  • mActionToggleEditing coordenadas de posição do GPS e uma interface para inserir manualmente vértices e feições

  • gpstrack_barchart força conexões do sinal GPS via satélite

  • gpstrack_polarchart tela GPS mostrando número e posição polar dos satélites

  • mActionOptions tela de opções do GPS (ver figure_gps_options)

Com um receptor GPS conectado (tem de ser compatível com o seu sistema operacional), um simples clique em [Conectar] liga o GPS no QGIS. Um segundo clique (agora em [Desconectar]) desliga o receptor GPS do seu computador. Para GNU / Linux, suporte gpsd é integrado para apoiar a conexão para a maioria dos receptores GPS. Portanto, você primeiro tem que configurar gpsd corretamente para conectar ele ao QGIS.

Aviso

Se você quer gravar a sua posição para a tela, você tem que criar uma nova camada vetorial primeiro e mudar para o estado editável para gravar o seu caminho.

Posição e atributos adicionais

mActionToggleEditing Se o GPS está recebendo sinais de satélites, você vai ver a sua posição em latitude, longitude e altitude, juntamente com atributos adicionais.

Figure GPS Position:

../../../_images/gpstrack_main.png

Posição GPS e atributos adicionais nix

Força do sinal GPS

gpstrack_barchart Aqui, você pode ver a intensidade do sinal dos satélites que está recebendo sinais.

Figure GPS Strength:

../../../_images/gpstrack_stren.png

Intensidade do sinal de rastreamento GPS nix

Posiçao polar GPS

gpstrack_polarchart Se você quer saber onde estão todos os satélites conectados, é preciso mudar para a tela polar. Você também pode ver os números de identificação dos satélites conectados.

Figure GPS polar window:

../../../_images/gpstrack_polar.png

Posição polar de rastreamento GPS nix

Opções GPS

mActionOptions Em caso de problemas de conexão, você pode alternar entre:

  • radiobuttonon Autodetectar

  • radiobuttonoff Interno

  • radiobuttonoff Dispositivo serial

  • radiobuttonoff gpsd (selecionando o anfitrião, porta e o dispositivo GPS que está ligado)

Um clique sobre ** [Conectar] ** reinicia a ligação ao receptor GPS.

Figure GPS Tracking 2:

../../../_images/gpstrack_options.png

Janela de opções de rastreamento GPS nix

Você pode ativar |caixa| salvar automaticamente feições adicionadas quando você está em modo de edição. Ou você pode ativar |caixa| :guilabel:’Adicionar pontos automaticamente` para a tela mapa com uma determinada largura e cor.

Ativando |caixa| Cursor, você pode usar um controle deslizante |barra| para diminuir e aumentar a posição do cursor na tela.

Ativando radiobuttonon Centragem do Mapa permite decidir de que forma a tela será atualizada. Isto inclui ‘sempre’, ‘quando sair’, se suas coordenadas registradas começar a se mover para fora da tela, ou ‘nunca’, para manter a extensão do mapa.

Finalmente, você pode ativar |caixa| Arquivo Log e definir um caminho e um arquivo onde as mensagens de log sobre o rastreamento GPS serão registradas.

Se você quiser definir uma feição manualmente, você tem que voltar para mActionToggleEditing Posição e clique em [Adiconar Ponto] ou [Adicionar ponto de passagem].

Conectar um GPS com Bluetooth para rasteamento ao vivo

Com QGIS você pode conectar um GPS via Bluetooth para a coleta de dados em campo. Para executar esta tarefa, você precisa de um dispositivo GPS com Bluetooth e um receptor Bluetooth em seu computador.

Em primeiro lugar você deve deixar seu aparelho de GPS ser reconhecido e emparelhado com o computador. Ligue o GPS, vá até o ícone Bluetooth na área de notificação e busca de um novo dispositivo.

No lado direito da máscara de Seleção do aparelho certifique-se que todos os dispositivos são selecionados para que a sua unidade de GPS provavelmente aparecerá entre os disponíveis. Na próxima etapa, um serviço de conexão serial deve estar disponível, selecione-o e clique no botão [Configurar].

Lembre-se o número da porta COM atribuído à conexão GPS como resultante pelas propriedades Bluetooth.

Depois que o GPS foi reconhecido, faça o emparelhamento para a conexão. Normalmente, o código de autorização são 0000.

Now open :guilabel:`GPS information`panel and switch to mActionOptions GPS options screen. Select the COM port assigned to the GPS connection and click the [Connect]. After a while a cursor indicating your position should appear.

Se QGIS não pode receber dados do GPS, então você deve reiniciar seu dispositivo GPS, espere 5-10 segundos, em seguida, tente se conectar novamente. Normalmente este trabalho soluciona. Se você receber um erro de conexão novamente certifique-se que você não tem outro receptor Bluetooth perto de você, emparelhado com a mesma unidade GPS.

Utilizando GPSMAP 60cs

MS Windows

Maneira mais fácil de fazer o trabalho é a utilização de um middleware (freeware, não aberto) chamado GPSGate <http://update.gpsgate.com/install/GpsGateClient.exe> _.

O lançamento do programa, faça a varredura para dispositivos GPS (funciona tanto para USB e os BT) e depois no QGIS basta clicar [Conectar] no painel de monitoramento ao vivo usando o modo radiobuttonon Autodetecção.

Ubuntu/Mint GNU/Linux

Como para Windows a maneira mais fácil é usar um servidor no meio, neste caso GPSD, assim

sudo apt-get install gpsd

Em seguida, carregar o módulo do kernel garmin_gps

sudo modprobe garmin_gps

E, em seguida, ligue a unidade. Em seguida, verifique com dmesg o dispositivo real que está sendo utilizado bu da unidade, por exemplo /dev/ttyUSB0. Agora você pode iniciar gpsd

gpsd /dev/ttyUSB0

E, finalmente, conectar-se com a ferramenta de acompanhamento ao vivo do QGIS.

Usando BTGP-38KM datalogger (somente Bluetooth)

Usando GPSD (no Linux) ou GPSGate (no Windows) é fácil.

Usando datalogger BlueMax GPS-4044 (ambos BT e USB)

MS Windows

O acompanhamento ao vivo funciona tanto para modos BT USB e, usando GPSGate ou mesmo sem ele, é só usar o modo radiobuttonon Autodetectar, ou apontar a ferramenta da porta direita.

Ubuntu/Mint GNU/Linux

Para USB

O acompanhamento ao vivo funciona tanto com GPSD

gpsd /dev/ttyACM3

ou sem ela, ligando a ferramenta de acompanhamento ao vivo QGIS diretamente para o dispositivo (por exemplo, /dev/ttyACM3).

Para Bluetooth

O acompanhamento ao vivo funciona tanto com GPSD

gpsd /dev/rfcomm0

ou sem ela, ligando a ferramenta de acompanhamento ao vivo QGIS diretamente para o dispositivo (por exemplo, /dev/rfcomm0).