8.1. Conversão Matricial para Vetor ILSI

A conversão entre formatos matriciais e vetoriais permite fazer uso dos dados de ambos, quando se resolve um problema SIG, bem como utilizar os vários métodos de análise, únicos a estes dois formatos de dados geográficos. Isto aumenta a flexibilidade que se tem considerando fontes de dados e métodos de processamento para resolver um problema SIG.

Para combinar uma análise matricial e vetorial, precisa de converter um tipo de dados para o outro. Vamos converter o resultado matricial, da lição anterior, para um vetor.

O objetivo para esta lição: Obter o resultado matricial num vetorial que pode ser utilizado para completar a análise.

8.1.1. moderate Follow Along: A Ferramenta Raster para Vector

Abra o mapa do último módulo, raster_analysis.qgs. Aí deve estar o ficheiro all_conditions_simple.tif calculado no exercício anterior.

  • Clique em Raster ▶ Conversão ▶ Vetorizar (Raster to Vector). A caixa de diálogo aparecerá.

  • Configure-o assim:

    ../../../_images/polygonize_raster1.png
  • Change the field name (describing the values of the raster) to suitable.

  • Save the layer under exercise_data/residential_development as all_terrain.shp.

Now you have a vector file which contains all the values of the raster, but the only areas you’re interested in are those that are suitable; i.e., those polygons where the value of suitable is 1. You can change the style of this layer if you want to have a clearer visualization of it.

8.1.2. moderate Try Yourself

Recorra ao módulo sobre análise vetorial.

  • Crie um novo ficheiro vetorial que contenha apenas os poligonos onde suitable tenha o valor 1.

  • Grave o novo ficheiro em exercise_data/residential_development/ como suitable_terrain.shp.

Verifique os seus resultados

8.1.3. moderate Follow Along: A ferramenta Vector para Raster

Apesar de desnecessário para o nosso problema atual, é útil saber sobre a conversão inversa da efetuada acima. Converta para formato matricial o ficheiro vetorial suitable_terrain.shp que foi criado no passo anterior.

  • Clique em Raster ▶ Conversão ▶ Rasterizar (Vector para Raster) para iniciar esta ferramenta, depois configure-a como indicado na seguinte captura de ecrã:

../../../_images/vector_to_raster.png
  • Input file is all_terrain.

  • Output file… is exercise_data/residential_development/raster_conversion.tif.

  • Width and Height are 837 and 661, respectively.

Nota

O tamanho da imagem de saída é definido aqui para ser igual ao da imagem original que foi vetorizada. Para ver as dimensões de uma imagem, abra os seus metadados (no separador Metadados em :guilabel:`Propriedades da camada).

  • Clique em OK na caixa de diálogo para iniciar o processo de conversão.

  • Quando estiver completo, avalie o seu sucesso comparando o novo dado matricial com o original. Eles devem corresponder, exatamente, pixel por pixel.

8.1.4. In Conclusion

Converter entre formatos matriciais e vetoriais permite ampliar a aplicabilidade dos dados e não precisa levar à degradação dos dados.

8.1.5. What’s Next?

Agora que temos os resultados da análise do relevo disponíveis em formato vetorial, podem ser utilizados para resolver o problema de quais os edifícios que devem ser considerados para o desenvolvimento residencial.