Outdated version of the documentation. Find the latest one here.

17.19. Cálculos numéricos no modelador

Aviso

Precaução! este capítulo no foi testado, por favor informe qualquer problema, as imagens faltam.

Nota

Nesta lição veremos como usar saídas numéricas no modelador

Para esta lição, vamos modificar o modelo hidrológico que criamos no último capítulo (abra o modelo antes de começar), de tal forma que vamos automatizar o calculo de um valor limite válido e não temos de pedir ao usuário para que o entre. Já que esse valor refere-se a uma variável na camada raster válida, vamos extrair o valor de essa camada usando uma análise estatística simples.

Começamos com o anteriormente mencionado modelo, façamos as seguintes modificações:

Em primeiro lugar, calculamos as estatísticas acumuladas da camada, usando o algoritmo Estatísticas da camada raster.

../../../_images/stats1.png

isto vai gerar um conjunto de valores estatísticos que ficarão disponíveis para todos os campos numéricos em outros algoritmos.

Se damos duplo clique no algoritmo Channel network para modificá-lo, como fizemos na última lição, veremos que temos outras opções além da entrada numérica que adicionamos.

../../../_images/unfolded1.png

Porém, nenhum destes valores é adequado para usar como límite válido, desde que resultam em redes que não são muito reais. Podemos, ao contrário, tirar algum novo parâmetro com base neles, para obter melhores resultados. Por exemplo, podemos usar uma média mais 2 vezes o desvio padrão.

Para adicionar essa operação aritmética, podemos usar a calculadores que encontraremos no grupo Geoalgoritmos/modelador/modelador-ferramentas. Este grupo inclui algoritmos que não são muito úteis fora do modelador, mas que fornecem algumas funcionalidades úteis quando criamos um modelo.

O diálogo de parâmetros do calculador de algoritmos aparece como:

../../../_images/calculator.png

As you can see, the dialgo is different to the other ones we have ssen, but you have in there the same variables that were available in the Threshold field in the Channel network algorithm. Enter the above formula and click on OK to add the algorithm.

../../../_images/calculator_dependencies.png

Se abrimos a entrada de resultados, como mostrado acima, veremos que o modelo está conectado a dois valores, estes são a média e o desvio padrão, os quais são os que temos usado na fórmula.

Adicionando este novo algoritmo, teremos um novo valor numérico. Indo novamente no algoritmo Channel network , podemos selecionar agora esse valor no parâmetro Limite.

../../../_images/unfolded2.png

Clique OK e o seu modelo vai aparecer assim.

docs/training_manual/processing/img/modeler_hydro_calculator/final_model.png

Não estamos usando a entrada numérica que incluímos no modelo, assim sendo podemos retirá-la. Clique com botão direito sobre ela e selecione Apagar

Nosso modelo está agora terminado.