Outdated version of the documentation. Find the latest one here.

Introdução

Este capítulo apresenta a infraestrutura de Processamento QGIS, um ambiente de geoprocessamento que pode ser usado para chamar algoritmos nativos e de terceira parte do QGIS, tornando as suas tarefas de análise espacial mais produtiva e mais fácil de alcançar.

Nas seguintes secções nós iremos rever como usar os elementos gráficos desta infraestrutura e tirar o máximo proveito de cada um deles.

Existem quatro elementos básicos da infraestrutura GUI, que são usados para correr os algoritmos para diferentes finalidades. Escolhendo uma ferramenta ou outra irá depender do tipo de análise que irá efectuar e nas características particulares para cada utilizador e projecto. Todos eles (excepto a interface de processamento batch, que é chamada a partir da caixa de ferramentas, como vai ver) pode ser acedida a partir do item do menu Processamento (vai ver mais do que quatro entradas. Os restantes não são usados para executar algoritmos e serão explicados mais tarde neste capítulo).

  • A caixa de ferramentas. O elemento principal do GUI, é usado para executar um algoritmo único ou correr um processo batch baseado nesse algoritmo.

Figure Processing 1:

../../../_images/toolbox.png

Caixa de Ferramentas Processamento win

  • O modelador gráfico. Vários Pode combinar vários algoritmos graficamente usando o modelador para definir o fluxo de trabalho, criando um processo único que involve sub-processos

Figure Processing 2:

../../../_images/models.png

Modelador do Processamento win

  • O gestor histórico. Todas as acções executadas usando qualquer dos elementos anteriormente mencionados são armazenados no ficheiro histórico e pode ser mais tarde facilmente produzido usando o gestor histórico

Figure Processing 3:

../../../_images/history1.png

Histórico do Processamento win

  • A interface de processamento batch. Esta interface permite que possa executar processos batch e automaticamente a execução de um único algoritmo num múltiplo conjunto de dados.

Figure Processing 4:

../../../_images/batch_processing.png

Interface de Processamento Batch win

Ao longo das secções seguintes iremos rever cada um destes elementos em detalhe.