Outdated version of the documentation. Find the latest one here.

Iniciando

Este capítulo dá-lhe uma rápida visão da instalação do QGIS, alguns dados de amostra do QGIS da página da internet, e correr uma simples sessão para visualizar camadas vectoriais e rasters.

Instalação

A instalação do QGIS é muito simples. Os pacotes de instalação standalone estão disponíveis para MS Windows e Mac OS X. São fornecidos várias variedades de pacotes binários GNU/Linux (rpm ou deb) ou repositórios de software para adicionar ao seu gestor de instalação. Obtenha as últimas informações dos pacotes binários na página de internet do QGIS em http://download.qgis.org.

Instalação à partir da fonte

Se necessitar de compilar o QGIS a partir da código fonte, por favor consulte as instruções de instalação. Eles estão distribuídos com o código fonte QGIS no ficheiro chamado ‘INSTALL’. Pode também encontrá-lo online em http://htmlpreview.github.io/?https://raw.github.com/qgis/QGIS/master/doc/INSTALL.html

Instalação no dispositivo de armazenamento externo

QGIS permite que defina a opção --configpath que rescreve um caminho padrão (ex. ~/.qgis2 em Linux) para a configuração do utilizador e força também o QSettings a usar este directório. sto permite aos utilizadores, por exemplo, transportar a instalação QGIS num disco amovível juntamente com todos os módulos e configurações. Compare também com a Secção Menu Sistema.

Amostra de Dados

O guia de utilizador contém exemplos baseados no conjunto de amostra de dados do QGIS.

win O instalador Windows tem uma opção para transferir o conjunto amostra de dados do QGIS. Se verificada, os dados irão ser transferidos para a sua pasta Os Meus Documentos e posto na pasta GIS Database. Pode usar o Windows Explorer para mover esta pasta no local conveniente. Se não seleccionou a caixa de verificação para instalar o conjunto amostra de dados durante a instalação inicial do QGIS, você pode

nix osx For GNU/Linux and Mac OSX there are not yet dataset installation packages available as rpm, deb or dmg. To use the sample dataset download the file qgis_sample_data as ZIP archive from http://download.osgeo.org/qgis/data/qgis_sample_data.zip and unzip the archive on your system. The Alaska dataset includes all GIS data that are used as examples and screenshots in the user guide, and also includes a small GRASS database. The projection for the QGIS sample dataset is Alaska Albers Equal Area with unit feet. The EPSG code is 2964.

PROJCS["Albers Equal Area",
    GEOGCS["NAD27",
        DATUM["North_American_Datum_1927",
            SPHEROID["Clarke 1866",6378206.4,294.978698213898,
                AUTHORITY["EPSG","7008"]],
            TOWGS84[-3,142,183,0,0,0,0],
            AUTHORITY["EPSG","6267"]],
        PRIMEM["Greenwich",0,
            AUTHORITY["EPSG","8901"]],
        UNIT["degree",0.0174532925199433,
            AUTHORITY["EPSG","9108"]],
        AUTHORITY["EPSG","4267"]],
    PROJECTION["Albers_Conic_Equal_Area"],
    PARAMETER["standard_parallel_1",55],
    PARAMETER["standard_parallel_2",65],
    PARAMETER["latitude_of_center",50],
    PARAMETER["longitude_of_center",-154],
    PARAMETER["false_easting",0],
    PARAMETER["false_northing",0],
    UNIT["us_survey_feet",0.3048006096012192]]

Se desejar usar o QGIS como ambiente gráfico para o GRASS, pode encontrar uma selecção de localizações de amostra (ex. Spearfish or South Dakota) na página oficial do GRASS GIS http://grass.osgeo.org/download/sample-data/.

Sessão Amostra

Agora que tem o QGIS instalado e o conjunto amostra de dados disponível, gostaríamos demonstrar uma sessão QGIS curta e simples. Iremos visualizar uma camada vectorial e raster. Iremos usar uma camada de cobertura de solo qgis_sample_data/raster/landcover.img e a camada vectorial dos lagos qgis_sample_data/gml/lakes.gml.

Iniciar o QGIS

  • nix Inicie o QGIS escrevendo: “QGIS” na linha de comandos, ou se está a usar um binário précompilado, usando o menu Aplicações.

  • win Inicie o QGIS usando o menu Iniciar ou o atalho do ambiente de trabalho, ou faça duplo clique no ficheiro de projecto QGIS.

  • osx Faça duplo clique no ícone na sua pasta de Aplicações.

Carregue camadas vectoriais ou raster a partir do conjunto de amostras de dados

  1. Clique no ícone mActionAddRasterLayer Carregar Raster

  2. Procure na pasta qgis_sample_data/raster/, e seleccione o ficheiro de Img ERDAS :file:`landcover.img`e clique [Abrir].

  3. Se o ficheiro não estiver listado, verifique se o tipo de ficheiro da caixa de combinação no fundo do diálogo está definido no ficheiro correcto, neste caso “Erdas Imagine Images (*.img, *.IMG)”.

  4. Agora clique no ícone mActionAddOgrLayer Carregar Vector

  5. radiobuttonon Ficheiro deve ser seleccionado como Tipo de Fonte no novo diálogo Adicionar Camada Vectorial. Agora clique [Pesquisar] para seleccionar a camada vectorial.

  6. Pesquise na pasta qgis_sample_data/gml/, seleccione “GML” a partir do tipo de ficheiro da caixa combinada, e de seguida seleccione o ficheiro lakes.gml e clique [Abrir], de seguida no diálogo Adicionar Vector clique [OK].

  7. Amplie um pouco até à sua área favorita com alguns lagos.

  8. Faça duplo clique na camada lakes da legenda do mapa para abrir o diálogo Propriedades

  9. Clique no menu Estilo e seleccione a cor azul como cor de preenchimento.

  10. Clique no menu the Rótulos e active a caixa de verificação checkbox Rotular esta camada com para activar a rotulagem e escolher o campo “NAMES” como campo que contém os rótulos.

  11. Para melhorar a leitura dos rótulos, pode adicionar um buffer branco à volta, clicando em “Buffer” na lista da esquerda, activando checkbox Desenhar buffer no texto e escolhendo 3 como o tamanho buffer.

  12. Clique [Aplicar], verifique se o resultado fica bem e finalmente clique [OK].

Pode ver como é tão fácil visualizar as camadas vectoriais e raster no QGIS. Vamos continuar nas secções que se seguem para aprender mais sobre a funcionalidade disponível, características e configurações e como usá-las.

Iniciando e Parando QGIS

Na Secção :ref:`samplesession`já aprendeu como iniciar o QGIS. Iremos repetir aqui e irá ver que o QGIS também fornece mais opções na linha de comandos.

  • nix Assumindo que o QGIS é instalado no PATH, pode começar o QGIS escrevendo: qgis na linha de comandos ou fazendo duplo clique no link da aplicação QGIS (ou atalho) no ambiente de trabalho ou no menu de aplicações.

  • |win|Inicie o |qg| usando o menu Iniciar ou o atalho do ambiente de trabalho, ou clicando duas vezes no ficheiro do projecto QGIS.

  • osx Faça duplo clique no ícone da sua pasta Aplicações. Se necessitar começar o QGIS no shell, corra /path-to-installation-executable/Contents/MacOS/Qgis.

Para parar o QGIS, clique no menu opções nix win Ficheiro osx QGIS ‣ Sair, ou use o atalho Ctrl+Q.

Opções da Linha de Comandos

nix QGIS suporta um número de opções quando iniciado a partir da linha de comandos. Para obter a lista de opções, introduza qgis --help na linha de comandos. A instrução do uso para o QGIS é:

    qgis --help
    QGIS - 2.0.1-Dufour 'Dufour' (exported)
QGIS is a user friendly Open Source Geographic Information System.
    Usage: qgis [OPTION] [FILE]
      options:
        [--snapshot filename]           emit snapshot of loaded datasets to given file
        [--width width]                 width of snapshot to emit
        [--height height]               height of snapshot to emit
        [--lang language]               use language for interface text
        [--project projectfile]         load the given QGIS project
        [--extent xmin,ymin,xmax,ymax]  set initial map extent
        [--nologo]                      hide splash screen
        [--noplugins]                   don't restore plugins on startup
        [--nocustomization]             don't apply GUI customization
        [--optionspath path]            use the given QSettings path
        [--configpath path]             use the given path for all user configuration
        [--code path]           run the given python file on load
        [--help]                        this text

      FILES:
        Files specified on the command line can include rasters,
        vectors, and QGIS project files (.qgs):
        1. Rasters - Supported formats include GeoTiff, DEM
           and others supported by GDAL
        2. Vectors - Supported formats include ESRI Shapefiles
           and others supported by OGR and PostgreSQL layers using
           the PostGIS extension

Tip

Exemplo do Uso dos argumentos da linha de comandos

Pode começar QGIS especifcicando um ou mais ficheiros de dados na linha de comandos. Por exemplo, assumindo que está no directório qgis_sample_data, pode iniciar o QGIS com uma camada vectorial e um ficheiro raster configurada para carregar ao início usando o seguinte comando: qgis ./raster/landcover.img ./gml/lakes.gml

Opção da linha de comandos --snapshot

Esta opção permite que possa criar uma captura de ecrã no formato PNG da vista actual. Isto vem a calhar quando tem vários projectos e quer gerar capturas de ecrã dos seus dados.

Actualmente gera um ficheiro PNG com 800x600 pixeis. Isto pode ser adaptado usando os argumentos --width e --height na linha de comandos. Um nome do ficheiro pode ser adicionado após o --snapshot.

Opção da linha de comandos --lang

Baseando-se no seu LOCAL QGIS, seleccione a localização correcta. Se desejar mudar o seu idioma, pode especificar o código do idioma. Por exemplo : --lang=it inicia o QGIS no idioma italiano. Uma lista actual dos idiomas suportados com o código de idioma e o seu estado está disponível em http://hub.qgis.org/wiki/quantum-gis/GUI_Translation_Progress

Opção da linha de comandos --project

Iniciar o QGIS com um ficheiro de projecto existente é também possível. Apenas adicione na opção da linha de comandos --project seguidamente do nome do seu projecto e o QGIS irá abrir com todas as camadas carregaga descritas no ficheiro fornecido.

Opção da linha de comandos --extent

Para iniciar com uma extensão específica do mapa use esta opção. Necessita de adicionar uma caixa limite da sua extensão na seguinte ordem e separada por vírgulas:

--extent xmin,ymin,xmax,ymax

Opção da linha de comandos --nologo

Este argumento da linha de comando esconde o ecrã de início quando o QGIS inicia.

Opção da linha de comandos --noplugins

Se tiver problemas no início com os módulos, poderá evitar o carregamento deles no início. Eles continuaram disponíveis no Gestor de Módulos.

Opção da linha de comandos --nocustomization

Usando este argumento na linha de comandos na personalização do GUI não irá ser aplicada ao iniciar.

Opção da linha de comandos --optionspath

Poderá ter múltiplas configurações e decidir quais usar quando iniciar o QGIS usando esta opção. Veja Opções para verificar onde o sistema operativo guarda os ficheiros de configuração. Presentemente não existe forma de especificar em que ficheiro escrever as configurações, portanto pode criar uma cópia das configurações originais e dar-lhe um nome diferente.

Opção da linha de comandos --configpath

Esta opção é semelhante à de cima, mas além disso reescreve o caminho padrão (~/.qgis) para a configuração do utilizador e força também o QSettings a usar este directório. Isto permite aos utilizadores, por exemplo, transportar a instalação QGIS num disco amovível juntamente com todos os módulos e configurações.

Projectos

The state of your QGIS session is considered a Project. QGIS works on one project at a time. Settings are either considered as being per-project, or as a default for new projects (see Section Opções). QGIS can save the state of your workspace into a project file using the menu options Project ‣ mActionFileSave Save or Project ‣ mActionFileSaveAs Save As.

Load saved projects into a QGIS session using Project ‣ mActionFileOpen Open ..., Project ‣ New from template or Project ‣ Open Recent.

If you wish to clear your session and start fresh, choose Project ‣ mActionFileNew New. Either of these menu options will prompt you to save the existing project if changes have been made since it was opened or last saved.

O tipo de informação guardado num ficheiro de projecto inclui:

  • Camadas adicionadas

  • Propriedades da Camada, incluindo a simbolização

  • Projecção para a vista do mapa

  • Última extensão visualizada

The project file is saved in XML format, so it is possible to edit the file outside QGIS if you know what you are doing. The file format was updated several times compared to earlier QGIS versions. Project files from older QGIS versions may not work properly anymore. To be made aware of this, in the General tab under Settings ‣ Options you can select:

checkbox Avisar para guardar o projecto e alterações de fontes de dados quando necessário

checkbox Avisar quando abrir um projecto guardado com uma versão antiga do |qg|

Ficheiro de Saída

Existem várias formas de gerar ficheiros de saída de uma sessão QGIS, Já falámos de um na Secção Projectos guardando como um ficheiro de projecto. Aqui está uma das forma simples de outras formas para produzir ficheiros de saída:

  • A opção do menu Projecto ‣ mActionSaveMapAsImage Guardar como Imagem abre um diálogo de ficheiro onde pode seleccionar nome, caminho e tipo de imagem (formato PNG ou JPG). Um ficheiro world file com a extensão PNGW ou JPGW é guardado na mesma pasta georeferenciando a imagem.

  • A opção do menu Projecto ‣ mActionNewComposer Novo Compositor de Impressão abre um diálogo onde pode fazer o layout e imprimir o enquadramento actual do mapa (veja Secção Compositor de Impressão).