Outdated version of the documentation. Find the latest one here.

Gestão do histórico

O histórico do processamento

Cada vez que executa um algoritmo, a informação do processo é armazenado no gestor histórico. Juntamente com os parâmetros usados, a data e o tempo de execução são também guardados.

Desta forma, é fácil encontrar e controlar todo o trabalho que foi desenvolvido usando a infraestrutura de processamento, e reproduzi-la facilmente.

O gestor do histórico é um conjunto de entradas de registo agrupadas de acordo com a sua data de execução, tornando mais fácil localizar a informação sobre o algoritmo executado num momento particular.

Figure Processing 30:

../../../_images/history1.png

Histórico win

A informação do processo é mantida como uma expressão de linha de comandos, mesmo se o algoritmo seja lançado a partir da barra de ferramentas. Isto permite ser útil para aqueles que querem aprender como se usa a interface da linha de comandos, uma vez que podem chamar o algortimo usando a barra de ferramentas e verificar o gestor histórico para ver como o mesmo algoritmo pode ser chamado a partir da linha de comandos.

Além de poder visitar as entradas no registo, os processos podem ser re-executados, simplesmente clicando duas vezes sobre as entradas correspondentes.

Juntamento com as execuções dos algoritmos, a infraestrutura de processamento comunica ao utilizador usando outros grupos de registo, nomeadamente Erros, Avisos e Informação. Em alguns casos não funciona correctamente, dando uma vista de olhos no Erros poderá ajudá-lo a ver o que está a acontecer. Se entrar em contacto com um programador para informar um defeito ou erro, a informação desse grupo será muito útil para ele na pesquisa do que poderá estar acontecer.

Quando executa algoritmos de terceiros, estes usualmente são chamados da interface da linha de ocmandos, que comunica com o utilizador usando a consola. Embora essa consola não seja mostrada, um despejo completo do mesmo é armazenado no grupo Informação cada vez que corre um desses algoritmos. Se, por um momento, tiver problemas executando algoritmos SAGA, procure por uma entrada chamada ‘ Saída de execução SAGA na consola’ para verificar todas as mensagens geradas pelo SAGA e tente procurar onde occoreu o problema.

Alguns algoritmos, mesmo se eles produzirem um resultado com os dados de entrada, podem adicionar comentários ou informação adicional no bloco Avisos no caso de serem detectados problemas potenciais provenientes dos dados, de forma a avisá-lo sobre eles. Certifique-se que verifica essas mensagens em caso de obter resultados que não esperava.