Importante

Translation is a community effort you can join. This page is currently translated at 95.45%.

2. DIH (Diretrizes da Interface Humana)

Para que todos os elementos da interface gráfica do usuário pareçam consistentes e que todo o usuário instintivamente use diálogos, é importante que as seguintes diretrizes sejam seguidas no layout e no design das GUIs.

  1. Agrupar elementos relacionados usando caixas: Tente identificar elementos que podem ser agrupados em conjunto e, em seguida, use caixas com um rótulo para identificar o tópico desse grupo. Evite o uso de caixas com apenas um item dentro.

  2. Use letra maiúscula na primeira letra apenas em rótulos, dicas de ferramentas, texto descritivo e outros textos que não sejam título ou título: devem ser escritos como uma frase com letra maiúscula inicial e todas as demais palavras escritas com primeira letra minúscula, a menos que sejam substantivos

  3. Coloque todas as palavras em maiúsculas em Títulos (caixa de grupo, guia, colunas de exibição de lista, etc.), Funções (itens de menu, botões) e outros itens selecionáveis ​​(itens da caixa de combinação, itens da caixa de listagem, itens da lista em árvore etc.): palavras, exceto preposições com menos de cinco letras (por exemplo, ‘with’ mas ‘Without’), conjunções (por exemplo, e, ou, mas) e artigos (um, uma, o, a, os, as). No entanto, sempre coloque em maiúscula a primeira e a última palavra.

  4. Não termine rótulos de itens e de caixas com dois pontos: a adição de dois pontos causa ruído visual e não fornece significado adicional; portanto, não os use. Uma exceção a essa regra é quando você tem dois rótulos próximos, por exemplo: Rótulo1 Complemento (Caminho:) Rótulo2 [/caminho/para/complemento]

  5. Mantenha as ações prejudiciais afastadas das inofensivas: se você tiver ações para ‘excluir’, ‘remover’ etc., tente impor espaço adequado entre a ação prejudicial e as ações inócuas, para que os usuários tenham menos probabilidade de clicar inadvertidamente na ação prejudicial.

  6. Use sempre um QButtonBox para botões como ‘OK’, ‘Cancelar’ etc : Usando uma caixa de botão você garante que a ordem dos botões ‘OK’ e ‘Cancelar’ etc, seja coerente com o sistema operacional / local /ambiente de trabalho que o usuário está usando.

  7. Abas não devem ser justapostas. Se você usar abas, siga o estilo das abas usadas em QgsVectorLayerProperties / QgsProjectProperties etc. ,ou seja, abas na parte superior com imagens de 22x22.

  8. As pilhas de widgets devem ser evitadas, se possível. Eles causam problemas com layouts e redimensionamento inexplicável (para o usuário) de diálogos para acomodar widgets que não são visíveis.

  9. Tente evitar termos técnicos e use um equivalente leigo, por exemplo use a palavra ‘Opacidade’ em vez de ‘Alpha Channel’ (exemplo artificial), ‘Texto’ em vez de ‘String’ e assim por diante.

  10. Use iconografia consistente. Se você precisar de uma imagem ou elementos de imagem, entre em contato com Robert Szczepanek na lista de discussão para obter assistência.

  11. Coloque longas listas de widgets em caixas de rolagem. Nenhuma caixa de diálogo deve exceder 580 pixels de altura e 1000 pixels de largura.

  12. Separar as opções avançadas das básicas. Os usuários iniciantes devem acessar rapidamente os itens necessários para atividades básicas sem se preocupar com a complexidade dos recursos avançados. Os recursos avançados devem estar localizados abaixo de uma linha divisória ou colocados em uma guia separada.

  13. Não adicione opções para ter muitas outras opções. Esforce-se para manter a interface do usuário minimalista e usar padrões coerentes.

  14. Se clicar em um botão irá gerar uma nova caixa de diálogo, um caractere de reticências (…) deve ser sufixado ao texto do botão. Observe, certifique-se de usar o caractere U+2026 Reticências horizontais em vez de três pontos.

2.1. Autores

  • Tim Sutton (autor e editor)

  • Gary Sherman

  • Marco Hugentobler

  • Matthias Kuhn