Importante

Translation is a community effort you can join. This page is currently translated at 94.74%.

17.19. Cálculos numéricos no modelador

Aviso

Precaução! este capítulo no foi testado, por favor informe qualquer problema, as imagens faltam.

Nota

Nesta lição veremos como usar saídas numéricas no modelador

Para esta lição, vamos modificar o modelo hidrológico que criamos no último capítulo (abra o modelo antes de começar), de tal forma que vamos automatizar o calculo de um valor limite válido e não temos de pedir ao usuário para que o entre. Já que esse valor refere-se a uma variável na camada raster válida, vamos extrair o valor de essa camada usando uma análise estatística simples.

Começando com o modelo acima mencionado, vamos fazer as seguintes alterações:

Em primeiro lugar, calculamos as estatísticas acumuladas da camada, usando o algoritmo Estatísticas da camada raster.

../../../_images/stats1.png

isto vai gerar um conjunto de valores estatísticos que ficarão disponíveis para todos os campos numéricos em outros algoritmos.

Se voce editar o algoritmo Channel network, como fizemos na última lição, veremos que temos outras opções além da entrada numérica que adicionamos.

../../../_images/unfolded1.png

Porém, nenhum destes valores é adequado para usar como límite válido, desde que resultam em redes que não são muito reais. Podemos, ao contrário, tirar algum novo parâmetro com base neles, para obter melhores resultados. Por exemplo, podemos usar uma média mais 2 vezes o desvio padrão.

Para adicionar essa operação aritmética, podemos usar a calculadores que encontraremos no grupo Geoalgoritmos/modelador/modelador-ferramentas. Este grupo inclui algoritmos que não são muito úteis fora do modelador, mas que fornecem algumas funcionalidades úteis quando criamos um modelo.

O diálogo de parâmetros do calculador de algoritmos aparece como:

../../../_images/calculator.png

Como você pode ver, o diálogo é diferente dos outros que já vimos, mas você tem aí as mesmas variáveis ​​que estavam disponíveis no campo Limiar no algoritmo Rede de Drenagem . Digite a fórmula acima e clique em OK para adicionar o algoritmo.

../../../_images/calculator_dependencies.png

Se abrimos a entrada de resultados, como mostrado acima, veremos que o modelo está conectado a dois valores, estes são a média e o desvio padrão, os quais são os que temos usado na fórmula.

Adicionando este novo algoritmo, teremos um novo valor numérico. Indo novamente no algoritmo Channel network , podemos selecionar agora esse valor no parâmetro Limite.

../../../_images/unfolded2.png

Clique OK e o seu modelo vai aparecer assim.

../../../_images/calculator_output.png

Não estamos usando a entrada numérica que incluímos no modelo, assim sendo podemos retirá-la. Clique com botão direito sobre ela e selecione Apagar

Aviso

todo: Adicione imagem

Nosso modelo está agora terminado.