Outdated version of the documentation. Find the latest one here.

.

Trabalhando com Projeções

O QGIS permite que os utilizadores definam de forma global e para todo o projecto um SC (Sistema de Coordenadas) para temas que não têm um SC pré-definido. Também permite que o utilizador defina sistemas de coordenadas personalizados e suporta a projecção dinâmica no ecrã de temas com diferentes SCs conseguindo sobrepondo-os correctamente.

Visão geral do Suporte a Projeções

O QGIS suporta aproximadamente 2.700 SCs conhecidos. Definições para cada SC são guardados numa base de dados SQLite que é instalada com o QGIS. Normalmente, não terá necessidade de manipular a base de dados directamente. De facto, ao fazê-lo poderá causar problemas. SCs definidos manualmente são guardados numa base de dados do utilizador. Veja a secção Sistema de Referência de Coordenadas personalizado para informação sobre a gestão dos seus sistemas de coordenadas.

Os SCs disponíveis no QGIS são baseados nos definidos pelo Grupo Europeu de Pequisa Petrolífera (EPSG) e pelo Instituto Geográfico Nacional Francês (IGNF) e são em grande parte derivados das tabelas de referência espacial usadas pelo GDAL. Os identificadores EPSG presentes na base de dados podem ser usados para especificar um SC no QGIS.

Para poder usar a projeção dinâmica, os seus dados devem conter informação sobre o seu sistema de coordenadas ou vocês deverá definir um sistema global, para temas ou para o projeto. Para temas PostGIS, o QGIS usa o identificador de referência espacial que foi especificado aquando da criação do tema. Para dados suportados pelo OGR, o QGIS recorre à presença de um meio reconhecível para especificar o SRC. No caso de shapefiles, isto significa um arquivo contendo um texto bem-conhecido (WKT) especificando o SC. Este arquivo de projeção tem o mesmo nome base que o shapefile e uma extensão .prj. Por exemplo, um shapefile chamado alaska.shp teria um arquivo de projeção correspondente chamado alaska.prj.

Sempre que selecionar um novo SC, as unidades do temas serão mudadas automaticamente no separador Geral das |mActionsOptions| na janela de Propriedades do Projeto, no menu Projeto (Gnome, OSX) ou Definições (KDE, Windows).

Especificação de Projeção Global

O QGIS inicia cada novo projeto usando a projeção global pré-definida. O SRC global por omissão é o EPSG:4326 - WGS 84 (proj=longlat +ellps=WGS84 +datum=WGS84 +no_defs), e vem pré-definido no QGIS. Este valor pode ser alterado via o botão [Selecionar...] na primeira seção, que é usada para definir o sistema de coordenadas por omissão para novos projetos, como mostrado na figure_projection_1. Este opção pode ser gravada para uso em sessões subsequentes do QGIS.

Figure Projection 1:

../../../_images/crsdialog.png

Separador SRC na Janela de Opções QGIS nix

Quando usa temas que não têm um SC, tem de definir como o QGIS reage a estes temas. Isto pode ser feito globalmente ou por projeto no separador SC no Definições ‣ mActionOptions Opções.

As opções mostradas na figure_projections_1 são:

  • radiobuttonon Entrada de SRC

  • radiobuttonoff Usar SRC do projeto

  • radiobuttonoff Usar o SRC pré-definido mostrado abaixo

Se quer definir o sistema de coordenadas para um dado tema sem informação de SRC, pode também fazê-lo no separador Geral da janela de propriedade raster e vetor (ver Menu Geral para rasters e Menu Geral para vectores). Se o seu tema já tem um SRC definido, este será mostrado como na Janela de Propriedades do Vetor .

Dica

SRC na Legenda do Mapa

Clicando com o botão direito num tema na Legenda do Mapa (seção Legenda do Mapa) mostra dois atalhos SRC. Definir SRC do tema abre a janela de Seleção de Sistema de Referência de Coordenadas (ver figure_projection_2). Definir SRC do projeto a partir do Tema redefine o SRC do projeto usando o SRC do tema.

Definir Reprojeção Dinâmica Voo Livre (OTF)

O QGIS suporta reprojeção dinâmica OTF para dados raster e vetor. Contudo, OTF não está ativo por omissão. Para usar projeção dinâmica, deve ativar a caixa de opção checkbox Ativar transformação dinâmica de SRC no separador SRC na janela mActionProjectProperties Propriedades do Projeto.

Há três formas de fazer isto:

  1. Selecione mActionOptions :menuselecion:`Propriedades do Projeto` no menu Projecto (Gnome, OSX) ou Definições (KDE, Windows).

  2. Clique no ícone geographic estado SRC no canto inferior direito da barra de estado.

  3. Ative a projeção dinâmica por omissão no separador SRC da janela Opções selecionando a checkbox Ativar reprojeção dinâmica por omissão ou Automaticamente ativar a reprojeção dinâmica se temas têm diferentes SRC.

Se tem já carregado um tema e quer ativar a projeção dinâmica, a melhor prática é abrir o separador SRC na janela Propriedades do Projeto, selecionar um SRC, e ativar a caixa de seleção checkbox Ativar transformação dinâmica de SRC. O ícone geographic Estado SRC deixará de estar desativado (cinzento), e todos os temas serão dinamicamente reprojetados para o SRC mostrado junto ao ícone.

Figure Projection 2:

../../../_images/projectionDialog.png

Janela de Propriedades do Projeto nix

O separador SC na janela Propriedades do Projeto contem cinco componentes importantes, como mostrado na Figure_projections_2 e descritos abaixo:

  1. Aivar transformção ‘dinâmica’ de SRC — Esta caixa de seleção é usada para ativar ou desativar a projeção dinâmica. Quando desligada, cada tema é desenhado usando as coordenadas lidas dos seus dados, e os componentes descritos abaixo estão inativos. Quando ligada, as coordenadas de cada tema são projetadas para o sistema de coordenadas definido para o mapa.

  2. Filtro — Se conhece o código EPSG, o identificador, ou o nome para um sistema de coordenadas, pode usar a função de pesquisa para o encontrar. Introduza o código EPSG, o identificador ou o nome.

  3. Sistemas de coordenadas usados recentemente — Se tem certos SRCs que usa frequentemente no seu trabalho SIG diário, estes serão mostrados nesta lista. Clique num destes itens para selecionar o SRC correspondente.

  4. Sistemas de referência de coordenadas do mundo — Esta é a lista de todos os SRCs suportados pelo QGIS, incluindo sistemas de coordenadas Geográficas, Projetadas, e Personalizados. Para definir um SRC, selecione-o na lista expandindo o nó apropriado e selecionado o SRC. O SRC ativo está pré-selecionado.

  5. Texto PROJ.4 — Este é um texto de SRC usado pelo motor de projeções PROJ.4. Este texto é de apenas leitura e fornecido para fins de informação.

Dica

Janela de Propriedades do Projeto

Se abrir a janela Propriedades do Projeto a partir do menu :menuselecion:`Projeto`, deve clicar no separador SRC para ver as definições de SRC.

Abrindo a janela a partir do ícone geographic Estado SRC abrirá automaticamente o separador SRC.

Sistema de Referência de Coordenadas personalizado

Se o QGIS não fornece o sistema de referência de coordenadas que necessita, pode definir um SRC personalizado. Para definir um SRC, seleccione mActionCustomProjection SRC personalizado... a partir do menu Definições. SRCs personalizados são salvos na sua base de dados de utilizador QGIS. Além dos seus SRCs, esta base de dados também contem os seus marcadores espaciais e outros dados personalizados.

Figure Projection 3:

../../../_images/customProjectionDialog.png

Janela de SRC personalizado nix

Definindo um SRC personalizado no QGIS requer uma boa compreensão da biblioteca de projeções PROJ.4. Para começar, consulte “Procedimentos cartográficos projeção para o Ambiente UNIX - Manual do Usuário” por Gerald I. Evenden, Serviço Geológico dos EUA Abra o Arquivo Relatório 90-284, 1990 (disponível em ftp://ftp.remotesensing.org/proj/OF90-284.pdf).

Este manual descreve o uso do proj.4 e utilidades de linha de comando relacionados. Os parâmetros cartográficos usados com o proj.4 são descritos no manual do utilizador e são os mesmo que os usados pelo QGIS.

A janela Definição de Sistema de Referência de Coordenadas personalizado exige apenas dois parâmetros para definir um SRC ao usuário:

  1. Um nome descritivo

  2. Os parâmetros cartográficos do formato PROJ.4

Para criar um novo SRC, clique no botão mIconNew Adicionar novo SRC e digite um nome descritivo e os parâmetros do SRC​​.

Note-se que o: guilabel: Parâmetros deve começar com um bloco + proj=, para representar o novo sistema de referência de coordenadas.

Você pode testar os parâmetros SRC ​​para ver se eles dão bons resultados. Para fazer isso, digite valores conhecidos de latitude e longitude em WGS 84 Norte e :guilabel: Campos Leste, respectivamente. Clique em [Calcular], e comparar os resultados com os valores conhecidos em seu sistema de referência de coordenadas.

transformações de datum padrão

depende OTF para ser capaz de transformar dados em um ‘SRC padrão’, e QGIS usa WGS84. Para alguns SRC ​​há uma série de transformações disponíveis. QGIS permite que você defina a transformação utilizada para outros fins QGIS usa uma transformação padrão.

Na aba SRC Configurações ‣ mActionOptions Opções você pode:

  • QGIS está configurado para perguntar-lhe quando ele precisa definir uma transformação usando radiobuttonon :guilabel: ‘Pergunte qual a transformação do datum quando nenhum padrão for definido`

  • editar uma lista dos padrões do usuário para transformações.

QGIS pede qual a transformação irá usar ao abrir uma caixa de diálogo exibindo texto PROJ.4 descrevendo as transformações de origem e destino. Mais informações podem ser encontradas a respeito de uma transformação. Os padrões do usuário podem ser salvos, selecionando radiobuttonon Lembrar seleção.