Outdated version of the documentation. Find the latest one here.

.

Introdução

Este capítulo apresenta a estrutura de processamento QGIS, um ambiente de geoprocessamento, que pode ser usado para chamar algoritmos nativos e de terceiros a partir do QGIS, fazendo suas tarefas de análise espacial mais produtivas e fáceis de realizar.

Nas seções seguintes, vamos analisar como usar os elementos gráficos deste quadro e tirar o máximo proveito de cada um deles.

Existem quatro elementos básicos no quadro da GUI, que são usados ​​para executar algoritmos para diferentes fins. Escolher uma ferramenta ou outra vai depender do tipo de análise que está sendo realizada e das características particulares de cada usuário e do projeto. Todos eles (exceto para a interface de processamento em lote, que é chamado a partir da caixa de ferramentas, como veremos) podem ser acessados a partir do ítem de menu :menuselection: Processamento. (Você vai ver mais de quatro entradas. Os restantes não são usados ​​para executar algoritmos e será explicado mais adiante neste capítulo.)

  • A caixa de ferramentas. O elemento principal do GUI, é usado para executar um algoritmo único ou rodar um processo batch baseado nesse algoritmo.

Figure Processing 1:

../../../_images/toolbox3.png

Caixa de Ferramentas Processamento win

  • O modelador gráfico. Vários algoritmos podem ser combinados graficamente usando o modelador para definir um fluxo de trabalho, a criação de um único processo que envolve vários subprocessos.

Figure Processing 2:

../../../_images/models.png

Modelador do Processamento win

  • O gerenciador do histórico. Todas as ações realizadas usando qualquer um dos elementos acima mencionados são armazenados em um arquivo de histórico e pode ser facilmente reproduzida mais tarde usando o gerenciador do histórico.

Figure Processing 3:

../../../_images/history2.png

Histórico do Processamento win

  • A interface de processamento batch. Esta interface permite que possa executar processos batch e automaticamente a execução de um único algoritmo num múltiplo conjunto de dados.

Figure Processing 4:

../../../_images/batch_processing.png

Interface de Processamento Batch win

Nas seções seguintes, vamos analisar cada um desses elementos em detalhe.