Outdated version of the documentation. Find the latest one here.

.

Complementos QGIS

QGIS foi projetado com uma arquitetura de complementos. Isto permite que muitos recursos e funções possam ser facilmente adcionados à aplicação. Muitos recursos no QGIS são atualmente implementados como complementos.

The Plugins Menus

The menus in the Plugins dialog allow the user to install, uninstall and upgrade plugins in different ways.

mActionShowPluginManager Todos

Aqui, todos os complementos disponíveis são apresentados, incluindo os complementos nativos e externos. Utilize [Atualizar tudo] para procurar por novas versões dos complementos. Além disso, você pode usar [Instalar complemento], se um complemento estiver listado, mas não instalado, e [Desinstalar complemento] assim como [Reinstalar complemento], se um complemento já estiver instalado. Se um complemento estiver instalado, ele pode ser ativado e desativado utilizando a caixa de marcação.

Figure Plugins 1:

../../../_images/plugins_all.png

The mActionShowPluginManager :guilabel: menu`Todos` nix

plugin_installed Instalados

Neste menu, você pode encontrar somente os complementos instalados. Os complementos externos podem ser desinstalados e reinstalados utilizando os botões [Desinstalar complemento] and [Reinstalar complemento]. Você também pode [Atualizar todos].

Figure Plugins 2:

../../../_images/plugins_installed.png

The plugin_installed :guilabel: menu Instalados nix

plugin Não instalados

Este menu lista todos os complementos disponíveis que não estão instalados. Você pode usar o botão [Instalar complemento] para implementar um complemento no QGIS.

Figure Plugins 3:

../../../_images/plugins_not_installed.png

The plugin :guilabel: menu Não instalados nix

plugin_upgrade Atualizável

Se você ativar checkbox Também mostrar complementos experimentais no mActionTransformSettings Opções, você pode utilizar este menu para procurar por versões mais recentes dos complementos. Isto pode ser feito com os botões [Atualizar complemento] ou [Atualizar todos].

Figure Plugins 4:

../../../_images/plugins_upgradeable.png

The plugin_upgrade :guilabel: menu Atualizável nix

mActionTransformSettings Opções

Neste menu, você pode definir as seguintes opções:

  • checkbox Verificar por atualizações quando iniciar. Sempre que um novo complemento ou uma atualização de algum estiver disponível, o QGIS informará a você ‘toda vez ao iniciar o QGIS’, ‘uma vez por dia’, ‘a cada 3 dias’, ‘a cada semana’, ‘a cada 2 semanas’ ou ‘a cada mês’.

  • checkbox Mostrar tambéms os complementos experimentais. O QGIS mostrará todos os complementos nos estágios iniciais de desenvolvimento, que geralemente são inadequados para uso em produção

  • checkbox Também mostrar complementos obsoletos. Estes complementos são obsoletos e geralmente inadequados para uso em produção.

Para adicionar repositórios externos, clique em [Adicionar...] na seção de Repositórios de complementos. Se você não quer um ou mais repositórios adicionados, eles podem ser desabilitados através do botão [Editar...] or remover completamente com o botão **[Excluir].

Figure Plugins 5:

../../../_images/plugins_settings.png

The mActionTransformSettings :guilabel: menu Opções nix

A função Buscar está disponível em quase todos os menus (exceto em mActionTransformSettings Opções). Aqui, você pode procurar por complementos específicos

Dica

Complementos nativos e externos

Complementos do QGIS são implementados como Complementos nativos ou Complementos externos. Complementos nativos são mantidos pelo grupo de desenvolvedores do QGIS e faz parte automaticamente da distribuição de cada versão do QGIS. Eles são desenvolvidos em uma das duas linguagens: C++ ou Python. Complementos externos são atualmente desenvolvidos em Python. Eles são armazenados em repositórios externos e mantidos por seus autores

Documentação detalahada sobre o uso, versão mínima do QGIS, home page, autores e outras informações importantes são fornecidas pelo Repositório ‘Oficial’ do QGIS em http://plugins.qgis.org/plugins/. Para repositórios externos, a documentação deve estar disponível com os autores dos mesmos. No geral, não está incluída neste guia.