Importante

Translation is a community effort you can join. This page is currently translated at 84.62%.

17.25. Mais execução interativa de algoritmos

Nota

Esta lição mostra como combinar a execução iterativa de algoritmos com o modelador para obter mais automação.

A execução iterativa de algoritmos está disponível não apenas para algoritmos internos, mas também para os algoritmos que você pode criar, como modelos. Vamos ver como combinar um modelo e a execução iterativa de algoritmos, para que possamos obter resultados mais complexos com facilidade.

The data the we are going to use for this lesson is the same one that we already used for the last one. In this case, instead of just clipping the DEM with each watershed polygon, we will add some extra steps and calculate a hypsometric curve for each of them, to study how elevation is distributed within the watershed.

Como temos um fluxo de trabalho que envolve várias etapas (recorte + computação da curva hippsométrica), devemos ir até o modelador e criar o modelo correspondente para esse fluxo de trabalho.

Você pode encontrar o modelo já criado na pasta de dados para esta lição, mas seria bom se você mesmo tentasse criá-lo primeiro. A camada recortada não é um resultado final neste caso, já que estamos apenas interessados nas curvas, portanto este modelo não irá gerar nenhuma camada, mas apenas uma tabela com os dados da curva.

O modelo deve ser semelhante a este:

../../../_images/model.png

Adicione o modelo à sua pasta de modelos, assim ele estará disponível na caixa de ferramentas, e execute-o.

Selecione o MDE e as bacias hidrográficas.

O algoritmo irá gerar tabelas para todas as bacias e colocá-las no diretório de saída.

Podemos tornar este exemplo mais complexo, ampliando o modelo e calculando algumas estatísticas de inclinação. Adicione o algoritmo Inclinação ao modelo, e então o algoritmo Estatísticas Raster, que deve usar a saída de inclinação como sua única entrada.

../../../_images/model2.png

Se você agora executar o modelo, além das tabelas, você obterá um conjunto de páginas com estatísticas. Essas páginas estarão disponíveis na caixa de diálogo de resultados.