QGIS como servidor de dados OGC

O servidor QGIS é uma implementação de código aberto WMS 1.3, WFS 1.0.0, WFS 1.1.0 e WCS 1.1.1 que, além disso, implementa recursos cartográficos avançados para mapeamento temático. O servidor QGIS é uma aplicação FastCGI / CGI (Common Gateway Interface) escrito em C ++ que trabalha em conjunto com um servidor web (por exemplo, Apache, Lighttpd). Ele possui suporte a plugins Python, permitindo desenvolvimento e implementação rápidos e eficientes de novos recursos. O desenvolvimento original do Servidor QGIS foi financiado pelos projetos da UE Orchestra, Sany e a cidade de Uster, na Suíça

QGIS Server uses QGIS as back end for the GIS logic and for map rendering. Furthermore, the Qt library is used for graphics and for platform-independent C++ programming. In contrast to other WMS software, the QGIS Server uses cartographic rules as a configuration language, both for the server configuration and for the user-defined cartographic rules.

Como o desktop QGIS e o Servidor QGIS usam as mesmas bibliotecas de visualização, os mapas que são publicados na web têm a mesma aparência do desktop GIS.

Nas seções a seguir, forneceremos uma configuração de amostra para configurar um servidor QGIS no Debian / Ubuntu Linux. Para mais distribuições e mais informações sobre como trabalhar com o servidor QGIS, recomendamos a leitura do: ref: Manual de Treinamento do Servidor QGIS <training_qgis_server>ou: ref:` plugins de servidor`.