13. Module: avaliação
Use seus próprios dados nessa seção. Você precisará:
Um conjunto de dados de pontos vetoriais de interesse, com o nome dos pontos e diversas categorias.
Um conjunto de dados de linhas vetoriais de estradas.
Um conjunto de dados de polígono vetorial para uso terreno (usando as fronteiras adequadas).
Uma imagem de espectro visual (como uma fotografia aérea).
um DEM (Modelo Digital de Elevação), (faça o download de CGIAR-CSI <http://srtm.csi.cgiar.org/>`_ se você não tiver o seu próprio).
13.1. Criar um mapa básico.
Antes de criar qualquer análise de dados, você precisará de um mapa base, que te proverá resultado de análise com contexto.
13.1.1. Adicione a camada de ponto.
Adicione a camada de ponto. Baseada no nível que você está fazendo o curso, faça somente o que está listado na seção apropriada abaixo:
Rotule os pontos de acordo com um único atributo, tal como nome de lugares. Use uma fonte pequena e mantenha os rótulos discretos. A informação deverá está disponível, mas não deve estar em destaque no mapa.
Classifique os pontos com cores que diferenciem as categorias. Por exemplo, as categorias podem incluir “destino turístico”, “estação de polícia” e “centro da cidade”.
Faça o mesmo que na seção .
Classificar o tamanho do ponto por importância: Quanto mais significativo um recurso, maior é o ponto. Contudo, não exceda o tamanho 2.00
Para recursos que não estão localizados em um ponto único (por exemplo, nomes provinciais/regionais, ou nome de cidades em larga escala), não atribua ponto nenhum.
Não use símbolos de pontos para simbolizar a camada. Em vez disso, use rótulos centrados sobre os pontos; o símbolo dos pontos não devem ter tamanho
Use guilabel:Data defined settings para estilizar os rótulos em categorias com significado próprio.
Adicione colunas apropriadas para o atributo data se necessário. Quando for fazer isso, não crie dados ficcionais, em vez disso, use guilabel:Field Calculator para preencher novas colunas, baseado em valores dentro do conjunto de dados que sejam apropriados.
13.1.2. Adicione a linha de camada.
Adicione a linha da estrada e mude a sua simbologia. Não rotule as estradas.
Mude a simbologia da estrada com uma cor luminosa com um linha que dê destaque. Faça, de alguma forma, transparente.
Crie um símbolo com múltiplas camadas simbólicas. O resultado do símbolo deverá parecer como uma estrada real. Você pode usar um símbolo simples para isso; como for exemplo uma linha presta com fina branca linha sólida indo até o centro. Pode ser também mais elaborada, mas o mapa resultante não pode ser muito visualmente poluído.
Se o seu conjunto de dados tem uma alta densidade de estradas na escala que você deseja mostrar o mapa, você deve ter duas camadas de estradas: O símbolo elaborado para a estrada, e um outro mais simples em escalas menores.( Use escala baseada em visibilidade para fazer elas mudarem para escalas apropriadas).
Todos os símbolos devem ter múltiplas camadas simbólicas. Use símbolos para fazer eles serem mostrados corretamente.
Faça o mesmo como está na seção
Além disso, estradas devem ser classificadas. Quando usando símbolos de estrada realísticos, cada tipo de estrada deve ter um símbolo apropriado; por exemplo; uma rodovia deve ter duas faixas em ambas as direções.
13.1.3. Adicione a camada poligonal.
Adicione a camada de uso para terra e mude a simbologia.
Classifique a camada de acordo com o uso da terra. Use cores sólidas
Classifique a camada de acordo com o uso da terra. Onde apropriado, incorporado símbolos de camada, diferentes tipos de símbolo, etc. Mantenha os resultados aparecendo embaixo e uniformes, entretanto, tenha em mente que isso será parte de um plano de fundo.
Utilize a classificação baseada no regulamente para classificar o use da terra em categorias gerais, como “urban”, “rural”, “reserva natural”, etc.
13.1.4. Crie um plano de fundo no estilo Raster.
Crie um mapa no estilo Hillshade por meio do DEM e use como uma camada superior para um versão classificada do próprio DEM. Você pode também usar o plugin Relief (como mostrado na aula sobre plugins).
13.1.5. Finalize o mapa base.
Usando os recursos acima, crie um mapa de base usando alguns ou todas as camadas. Esse mapa deve incluir toda as informações básicas necessárias para orientar o usuário, para também ser visualizado unificadamente/”simples.
13.2. Analise os dados.
Você está procurando uma propriedade que satisfaça certo critério.
Você pode decidir usando seu próprio critério, que deve ser documentado.
Há alguns guias para esses critérios.
A propriedade buscada deve ser de um certo(s) tipo(s) de uso de terra.
Deve estar dentro de uma dada distância para as das estradas, ou ser cruzada por uma estrada.
Deve estar dentro de uma dada distância de alguma categoria de pontos, como um hospital, por exemplo.
13.2.1. /
Inclua análises Raster no seus resultados. Considere ao menos um propriedade derivada do Raster, como seu aspecto ou declive.
13.3. Mapa Final.
Use o: guilabel: Imprimir Esquema para criar um mapa final, que incorpore os resultados da sua análise.
Inclua este mapa em um documento, juntamente com os seus critérios documentados. Se o mapa se tornou visualmente demasiado ocupado devido à camada(s) adicional, marque as camadas que você acha ser é o mínimo necessário.
Seu mapa deve conter um título e uma legenda.