Outdated version of the documentation. Find the latest one here.

2.1. Lesson: Uma Breve Introdução

Bem-vindo ao nosso curso! Ao longo dos próximos dias, vamos mostrar-lhe como usar o QGIS de forma fácil e eficiente. Se você é novo em SIG, vamos dizer-lhe o que você precisa para começar. Se você é um usuário experiente, você vai ver como o QGIS cumpre todas as funções que você espera de um programa de SIG e muito mais!

Neste módulo apresentaremos o projeto QGIS em si, bem como explicaremos a interface do usuário.

Após a conclusão desta seção, você será capaz de identificar corretamente os principais elementos da tela do QGIS, saber o que cada um deles faz e carregar um shapefile no QGIS.

Aviso

Este curso inclui instruções sobre como adicionar, excluir e alterar conjuntos de dados SIG. Nós fornecemos conjuntos de dados de treinamento para essa finalidade. Antes de usar as técnicas descritas aqui em seus próprios dados, sempre garanta que você tenha backups adequados!

2.1.1. Como usar este tutorial

Qualquer texto que se parece com isso refere-se a alguma coisa na tela que você pode clicar.

O texto que parece ‣ com ‣ este, guia-o através dos menus.

Este tipo de texto refere-se a algo que você pode digitar, como um comando, caminho ou nome de arquivo.

2.1.2. Níveis de objetivos do curso

Este curso atende a diferentes níveis de experiência do usuário. Dependendo de qual categoria você considera estar, você deve esperar diferentes resultados do curso. Cada categoria contém informações que são essenciais para o próximo, por isso é importante fazer todos os exercícios que estão abaixo ou no seu nível de experiência.

2.1.2.1. basic Básico

Nesta categoria, o curso pressupõe que você tenha pouca ou nenhuma experiência prévia com conhecimento teórico ou funcionamento de um programa de SIG.

Um embasamento teórico limitado será fornecido para explicar o propósito de uma ação que você irá realizar no programa, mas a ênfase está em aprender fazendo.

Quando concluir o curso, você terá uma noção melhor das possibilidades de um SIG e de como aproveitar esse poder através do QGIS.

2.1.2.2. moderate Intermediário

Nesta categoria, presume-se que você possua conhecimentos profissionais e experiência cotidiana no uso de SIG.

Seguir as instruções do nível iniciante irá fornecer-lhe um terreno familiar, bem como torná-lo consciente dos casos onde o QGIS faz as coisas de forma ligeiramente diferente da de outro software que você possa ter usado. Você também vai aprender como usar funções de análise no QGIS.

Quando concluir o curso, você deverá estar confortável com o uso do QGIS para todas as funções que você geralmente precisa de um GIS no uso diário.

2.1.2.3. hard Avançado

Nesta categoria, o pressuposto é que você tenha: experiência com SIG; conhecimento e experiência com bancos de dados espaciais; utilizado dados em um servidor remoto; talvez, escrito scripts para fins de análise; etc.

Seguir as instruções dos outros dois níveis irá familiarizá-lo com a abordagem que a interface QGIS segue e irá assegurar que você sabe como acessar as funções básicas que você precisa. Você também vai ser apresentado a como fazer uso do sistema de plugins do QGIS, ao sistema de acesso de banco de dados, e assim por diante.

Quando você concluir o curso, você deverá estar bem familiarizado com a operação cotidiana do QGIS, bem como as suas funções mais avançadas.

2.1.3. Por que QGIS?

Com a informação se tornando cada vez mais preocupada com a a espacialidade, não há falta de ferramentas capazes de cumprir algumas ou todas as funções de SIG mais utilizadas. Por que alguém deveria estar usando QGIS ao invés de algum outro pacote de software SIG?

Aqui estão apenas algumas das razões:

  • É gratuito. A instalação e utilização do programa QGIS custa-lhe um total de zero dinheiro. Nenhuma taxa inicial, nenhuma taxa recorrente, nada.

  • É livre. Se você precisar de funcionalidades extras no QGIS, você pode fazer mais do que apenas esperar que elas sejam incluídas na próxima versão. Você pode patrocinar o desenvolvimento de uma funcionalidade, ou adicioná-la você mesmo se estiver familiarizado com programação.

  • Está em constante desenvolvimento. Porque qualquer um pode adicionar novos recursos e melhorar os já existentes, o QGIS não estagna. O desenvolvimento de uma nova ferramenta pode acontecer tão rapidamente quanto você precisar dela.

  • Ajuda extensiva e documentação disponível. Se você empacou com alguma coisa, você pode ver a extensa documentação, seus companheiros usuários de qgis ou até mesmo os desenvolvedores.

  • Multiplataforma. O QGIS pode ser instalado em MacOS, Windows e Linux.

Agora que você sabe porque quer usar o QGIS, podemos mostrar-lhe como. A primeira lição irá guiá-lo na criação do seu primeiro mapa QGIS.