Ferramenta de Consulta

A Ferramenta de Consulta permite você definir um subgrupo de uma tabela, utilizando cláusulas SQL como WHERE, e exibir o resultado na janela de mapas. O resultado da consulta pode ser salvo como uma nova camada vetorial.

Consulta

Open the attribute table choosing mActionOpenTable Open Attribute Table from the menu bar. Click on the [Advanced Search] button to open the Query builder. For example, if you have a towns layer with a population field you could select only larger towns by entering population > 100000 in the SQL box of the Query builder. Figure_attributes_2 shows an example of the Query builder populated with data from a PostGIS layer with attributes stored in PostgreSQL. The Fields, Values and Operators sections help the user to construct the SQL-like query.

Figure Attributes 2:

../../../_images/queryBuilder.png

Query Builder nix

A opção Campos contém todas as colunas de atributos pesquisáveis da tabela. Para adicionar uma coluna de atributos ao campo Cláusula onde SQL, clique duplo no nome do. atributo em Campos. Você pode utilizar campos variados, valores e operadores para construir uma consulta ou simplesmente digitá-los.

A Lista de Valores apresenta os valores de um atributo da tabela. Para relacionar todas os valores possíveis de um atributo, selecione o atributo na guia de Campos e clique na opção [Tudo]. Para relacionar os primeiros 25 valores únicos de uma coluna de atributos, selecione a coluna de atributos na guia Campos e clique em [Amostra]. Para adicionar um valor à Cláusula onde SQL, clique duplo no valor desejado.

The Operators section contains all usable operators. To add an operator to the SQL where clause field, click the appropriate button. Relational operators ( = , > , ...), string comparison operator (LIKE), logical operators (AND, OR, ...) are available.

O botão [Testar] apresenta um resultado na caixa de mensagem com o número de feições que satisfazem a condição da consulta elaborada. A opção [Limpar] limpa todo texto da consulta no campo Cláusula onde SQL. As opções [Salvar] e [Carregar] permitem armazenar e recuperar consultas SQL. A opção [OK] confirma a operação, fechando a janela e selecionando as feições que satisfazem a condição da consulta. A opção [Cancelar] fecha a janela sem alterações na seleção atual.

Dica

Modificando as definições da Camada

Você pode alterar as definições de uma camada após seu carregamento a partir de uma consulta SQL utilizada para defini-la. Para isto, abra as Propriedades da camada com um clique duplo na camada a ser alterada, e na guia :guilabel: Geral clique na [Ferramenta de Consulta]. Para mais informações, veja a Seção Janela de Propriedades de Vetor.

Seleção

Com o QGIS, é possível também selecionar feições para visualização utilizando uma interface de consulta semelhante à utilizada na seção Ferramenta de Consulta. Na seção acima, o objetivo da ferramenta de consulta é destacar,em amarelo, todas as feições selecionadas pelo critério de filtragem. As demais feições não selecionadas não mudam sua aparência.

Outra possibilidade é fazer uma seleção pelo botão direito sobre a camada da legenda e escolhendo a opção Pesquisar... Se você realizar uma consulta SQL nesta opção, apenas as feições selecionadas são exibidas na janela do mapa. Feições que não atendem à condição da consulta não são exibidas na janela do mapa. A mesma função está disponível na guia Geral nas Propriedades da Camada. Você pode encontrar a **[Ferramenta de Consulta]**abaixo e à direita da caixa de diálogo. O método de seleção descrito acima pode ser utilizado com todos os formatos de dados vetoriais.

Salvar feições selecionadas como uma nova camada

As feições selecionadas podem ser salvas como uma nova camada vetorial, dentre os formatos suportados pelo padrão OGR, podendo também serem transformadas para outro Sistema de Referência de Coordenadas (SRC). Basta clicar sobre a camada com o botão direito do mouse e no menu clique em Salvar seleção como...‣ para definir o arquivo de saída, seu formato e SRC (veja Seção Legenda do Mapa). Ainda é possível especificar opções de criação OGR na caixa de diálogo.