Outdated version of the documentation. Find the latest one here.

.

Módulo Gestor BD

The DB Manager Plugin is officially part of the QGIS core and is intended to replace the SPIT Plugin and, additionally, to integrate all other database formats supported by QGIS in one user interface. The icon_dbmanager DB Manager Plugin provides several features. You can drag layers from the QGIS Browser into the DB Manager, and it will import your layer into your spatial database. You can drag and drop tables between spatial databases and they will get imported. You can also use the DB Manager to execute SQL queries against your spatial database and then view the spatial output for queries by adding the results to QGIS as a query layer.

Figure DB Manager 1:

../../../_images/db_manager.png

Janela do Gestor DB nix

O menu Base de Dados permite ligar a uma base de dados existente, para começar a janela de SQL e sair do módulo Gestor BD. Quando estiver ligado a uma base de dados existente os menus Esquema e Tabela apareceram adicionalmente.

O menu Esquema inclui ferramentas para criar e apagar esquemas (vazias) e, se estiver topologia disponível (ex.: PostGIS 2), para iniciar o TopoViewer.

O menu Tabela permite criar e editar tabelas e apagar as tabelas e as vistas. É também possível esvaziar tabelas e mover tabelas de um esquema para outro. Como mais uma funcionalidade pode executar o comando VÁCUO e depois o comando ANÁLISE para cada tabela seleccionada. O VÁCUO recupera simplesmente o espaço e torna-o disponível para re-utilizar e ANÁLISE de actualização de estatísticas para determinar o uma maneira mais eficiente de executar uma interrogação. Finalmente, pode importar camadas / ficheiros, se eles forem carregados no QGIS ou existente no sistema de ficheiros. E pode exportar as suas tabelas das base de dados para Shape com a característica de Exportação de Ficheiro.

A janela Árvore lista todas as bases de dados existentes suportadas pelo QGIS. Com o duplo clique pode ligar à base de dado. Com o botão direito do rato pode renomear e apagar esquemas e tabelas existentes. As tabelas também podem ser adicionadas ao enquadramento do QGIS com o menu de contexto.

Se estiver ligado à base de dados, a janela principal do Gestor DB oferece três separadores. O separador Informação fornecem informação sobre a tabela e a sua geometria assim como os campos existentes, restrições e indíces. Permite também correr a Análise de Vácuo e criar um índice espacial na tabela seleccionada, se não estiver actualmente feita. O separador Tabela mostra todos os atributos e o separador Pré-visualização renderiza as geometrias como pré-visualização.