Outdated version of the documentation. Find the latest one here.

.

Calculadora de Campo

O botão mActionCalculateField Calculadora de Campo na tabela de atributos permite-lhe executar cálculos com base em valores de atributos ou funções existentes definidas, por exemplo, para calcular o comprimento ou área da feição geométrica. Os resultados podem ser colocados em uma nova coluna para o atributo, um campo virtual, ou serem usados para atualizar os valores de uma coluna já existente.

Dica

Campo Virtual

  • Campos virtuais não são permanentes e não são salvos.

  • Para fazer com que um campo virtual que será feito quando o campo é feito.

A calculadora de campo já está disponível em qualquer camada que suporta edição. Quando você clica no ícone da calculadora de campo o diálogo é aberto (ver figure_attributes_3). Se a camada não estiver em modo de edição, será exibido um aviso e usando a calculadora de campo fará com que a camada seja colocada em modo de edição antes do cálculo ser feito.

A barra da calculadora de campo rápida no topo da tabela de atributo é visível somente se a camada estiver editável.

Rápidamente na barra da calculadora de campo, você primeiro seleciona o nome do campo existente, em seguida, abre o diálogo de expressão para criar a sua expressão ou escrevê-la diretamente no campo, em seguida, clique no botão Atualizar tudo.

Na caixa de diálogo da calculadora de campo, primeiro você deve selecionar se deseja apenas atualizar feições selecionadas, crie um novo campo de atributo onde serão adicionados os resultados do cálculo ou atualize um campo existente.

Figure Attributes 3:

../../../_images/fieldcalculator.png

Calculadora de Campo nix

Se optar por adicionar um novo campo, você precisa digitar um nome do campo, o tipo do campo (inteiro, real ou texto), a largura total do campo, e a precisão do campo (ver figure_attributes_3). Por exemplo, se você escolher uma largura de campo de 10 e uma precisão de 3, significa que você tem 6 números antes do ponto, depois o ponto em si e por ultimo mais 3 dígitos indicando a precisão.

Um breve exemplo ilustra como a calculadora de campo funciona. Nós queremos calcular o comprimento em km na camada railroads do conjunto de dados amostra do QGIS:

  1. Carregue a Shapefile railroads.shp no QGIS e pressione mActionOpenTable Abrir Tabela de Atributos.

  2. Clique no mActionToggleEditing Alternar o modo de edição e abra a janela da mActionCalculateField Calculadora de Campo .

  3. Seleciona a caixa de verificação checkbox Criar novo campo para salvar os cálculos em um novo campo.

  4. Adicione comprimento como campo de saída do nome, real como o tipo de campo de saída e defina o comprimento do campo de saída de 10 e Precisão 3.

  5. agora de duplo clique na função $length no grupo Geometria para adiciona-lo à caixa de expressões da Calculadora de campo.

  6. Complete a expressão introduzindo “/ 1000” na caixa de expressões da Calculadora de campo e clique [OK].

  7. Agora você pode encontrar um novo campo length na tabela de atributos.

As funções disponíveis são listadas no capítulo Expressões.