Outdated version of the documentation. Find the latest one here.

.

Calculadora Raster

A Calculadora Raster no menu Raster permite realizar cálculos com base em valores de pixel raster existentes (ver figure_raster_10). Os resultados são gravados em uma nova camadar com um formato suportado-GDAL.

Figure Raster 10:

../../../_images/raster_calculator1.png

Calculador Raster nix

As lista Bandas raster contêm todas camadas raster carregadas e que podem ser usadas. Você pode então usar os operadores para construir expressões de cálculo, ou você pode simplesmente digitá-las na caixa.

Na seção camada resultado, você precisará definir uma camada de saída. Você pode, então, definir a extensão da área de cálculo baseado em uma camada raster de entrada, ou com base nas coordenadas X, Y e em colunas e linhas, para definir a resolução da camada de saída. Se a camada de entrada tem uma resolução diferente, os valores serão redefinidos com o algoritmo vizinho mais próximo.

A seção operadores contém todos os operadores disponíveis. Para adicionar um operador de caixa de expressão na calculadora raster, clique no botão apropriado. Cálculos Matemáticos (`` + , `` - ``, `` * ``, ...) e funções trigonométricas (``sen, cos, tan, ... ) estão disponíveis. Fique ligado para mais operadores que poderão surgir!

Com a caixa checkbox Adicionar resultado para projetar, a camada resultado será adicionada automaticamente à área de legenda e poderá ser visualizada.

Exemplos

Converter valores de elevação de metros para pés

Criar um raster de elevação em pés de uma varredura em metros, você precisa usar o fator de conversão de metros para pés: 3.28. A expressão é:

Usando uma máscara

Se você quer mascarar partes de um raster – digamos, por exemplo, porque você está interessado apenas em altitudes superiores a 0 metros – você pode usar a seguinte expressão para criar uma máscara e aplicar o resultado de uma varredura em uma única etapa.

Em outras palavras, para cada célula maior ou igual a 0, defina seu valor para 1. Caso contrário, defina-o como 0. Isso cria a máscara sobreposta.

Se você quiser classificar um raster - digamos, por exemplo, em duas classes de elevação, você pode usar a seguinte expressão para criar um raster com dois valores 1 e 2 em uma única etapa.

("[email protected]" < 50) * 1 + ("[email protected]" >= 50) * 2

Em outras palavras, para cada célula menor que 50 defina seu valor como 1. Para cada célula maior ou igual a 50 defina seu valor como 2.