Outdated version of the documentation. Find the latest one here.

.

QGIS Pesquisador

O Pesquisador QGIS é um painel do QGIS que permite você navegar facilmente nos seus arquivos e gerenciar seus dados geográficos. Você pode acessar os arquivos vetoriais mais conhecidos (ex.: ESRI shapefile ou arquivos MapInfo), base de dados (ex.: PostGIS, Oracle, Spatiallite ou MSSQL Spatial) e conexões WMS/WFS. Você também pode visualizar os seus dados GRASS (para obter os dados no QGIS, veja :ref: sec_grass)

Figure browser 1:

../../../_images/browser_standalone_metadata.png

QGIS navegador como aplicação padrão nix

Use o Navegador QGIS para pré-visualizar seus dados. As funções de arraste e soltar torna mais fácil colocar os dados no visualizador de mapas e na legenda do Mapa.

  1. Ative o Pesquisador QGIS: Clique com o direito do mouse na barra de ferramentas e marque a caixa de seleção checkboxPesquisador ou seleccione a partir de Configurações ‣ Paineis.

  2. Arraste o painel para a janela de legenda e solte-o.

  3. Clique no separador Pesquisar .

  4. Pesquise em seu arquivos de sistemas e escolha a pasta shapefile do diretório qgis_sample_data.

  5. Pressione a tecla :kbd: Shift e selecione os arquivos :file: airports.shp e alaska.shp.

  6. Pressione o botão esquerdo do mouse, então arraste e solte os arquivos para a tela do mapa.

  7. Clique com o direito do mouse na camada e escolha Definir o SRC do projeto a partir da camada . Para mais informações veja Trabalhando com Projeções.

  8. Clique em mActionZoomFullExtent Ampliação Total para tornar todas as camadas visíveis.

Existe um segundo pesquisador disponível em Configurações ‣ Painéis. Isto é útil quando você precisa mover arquivos ou camadas entre diferentes locais.

  1. Ative o segundo Pesquisador QGIS: Clique com o direito do mouse na barra de ferramentas e marque a caixa de seleção checkboxPesquisador (2) ou selecione a partir de Configurações ‣ Paineis.

  2. Arraste o painel para a janela de legenda.

  3. Navegue para aba Pesquisador (2) e pesquise pelo shapefile no seu sistema de arquivos.

  4. Selecione um arquivo com o botão esquerdo do mouse. Agora você pode usar o ícone mActionAddAdicionar Camadas Selecionadas para adicioná-las no seu projeto atual.

O QGIS procura automaticamente o Sistema Referência de Coordenadas (SRC) e aplica o zoom na extensão da camada se você estiver trabalhando com um projeto QGIS em branco. Se já existirem arquivos no seu projeto, o arquivo será apenas adicionado e no caso que ele tenha a mesma projeção SRC, ele será visualizado. Se o arquivo tiver outro SRC e outra extensão de camada, você deve primeiro clicar com o botão direito do mouse na camada e escolher :gulabel:`Definir SRC do Projeto na Camada`. Em seguida escolha :guilabel:’Zoom na extensão da camada’.

A função mActionFilterFiltrar arquivos trabalha com níveis de diretório. Pesquise a pasta que deseja filtrar os arquivos e procure com uma palavra ou palavra-chave. O Pesquisador irá mostrar apenas nomes de arquivos correspondentes - outros dados não serão exibidos.

Também é possível rodar o Pesquisador QGIS como uma aplicação padrão.

Iniciar o Pesquisador qgis

  • nix Escreva na linha de comando “qbrowser” .

  • win Inicie o Pesquisador QGIS utilizando o Menu Iniciar ou tecla de atalho no Desktop.

  • osx O Pesquisador QGIS está disponível a partir da pasta de Aplicações.

Na figure_browser_standalone_metadata você pode visualizar as funcionalidades padrão do Pesquisador QGIS. A aba :guilabel: Param fornece os detalhes de suas conexões de dados, like PostGIS ou MSSQL Spatial. A aba Metadados cont;em informações gerais sobre o arquivo. (veja Menu Metadados). Com a aba Pré-visualização você pode visualizar seus arquivos sem ter que importá-los para um projeto QGIS. Também é possível pré-visualizar os atributos dos seus arquivos na aba Atributos.