Outdated version of the documentation. Find the latest one here.

.

Complemento Gerenciador BD

O complemento Gerenciador BD é uma parte oficial do núcleo do QGIS e pretende substituir o Complemento SPIT e adicionalmente integrar todas os outros formatos de base de dados suportados pelo QGIS numa única interface para o utilizador. O módulo icon_dbmanager Gerenciador BD fornece várias características. Pode arrastar camadas do QGIS Browser para o Gerenciador BD e irá importar a sua camada para a sua base de dados espacial. Pode arrastar e largar tabelas entre bases de dados espaciais e elas serão importadas. Pode também usar o Gerenciador DB para executar interrogações SQL em relação a sua base de dados espacial e de seguida ver a saída espacial para as consultas adicionando os resultados ao QGIS como uma camada de consulta.

Figure DB Manager 1:

../../../_images/db_manager.png

Janela do Gerenciador BD nix

O menu Base de Dados permite ligar a uma base de dados existente, para começar a janela de SQL e sair do complemento Gerenciador BD. Quando estiver ligado a uma base de dados existente os menus Esquema e Tabela apareceram adicionalmente.

O menu Esquema inclui ferramentas para criar e apagar esquemas (vazias) e, se estiver topologia disponível (ex.: PostGIS 2), para iniciar o TopoViewer.

O menu Tabela permite criar e editar tabelas e apagar as tabelas e as vistas. É também possível esvaziar tabelas e mover tabelas de um esquema para outro. Como mais uma funcionalidade pode executar o comando VÁCUO e depois o comando ANÁLISE para cada tabela selecionada. O VÁCUO recupera simplesmente o espaço e torna-o disponível para re-utilizar e ANÁLISE de atualização de estatísticas para determinar o uma maneira mais eficiente de executar uma interrogação. Finalmente, pode importar camadas / arquivos, se eles forem carregados no QGIS ou existente no sistema de arquivos. E pode exportar as suas tabelas das base de dados para Shape com a característica de Exportação de Arquivo.

A janela Árvore lista todas as bases de dados existentes suportadas pelo QGIS. Com o duplo clique pode ligar à base de dado. Com o botão direito do rato pode renomear e apagar esquemas e tabelas existentes. As tabelas também podem ser adicionadas ao enquadramento do QGIS com o menu de contexto.

Se estiver ligado à base de dados, a janela principal do Gerenciador BD oferece três separadores. O separador Informação fornecem informação sobre a tabela e a sua geometria assim como os campos existentes, restrições e índices. Permite também correr a Análise de Vácuo e criar um índice espacial na tabela selecionada, se não estiver atualmente feita. O separador Tabela mostra todos os atributos e o separador Pré-visualização renderiza as geometrias como pré-visualização.