Importante

Translation is a community effort you can join. This page is currently translated at 94.74%.

1. Preâmbulo

Uma breve introdução ao SIG

Trazido a você com o QGIS, um software SIG livre e gratuito aplicado para todos.

../../_images/logo.png
  1. Sutton, O. Dassau, M. Sutton

Patrocinado por: Chefe da Direção: Planeamento Espacial e Informação, Departamento de Assuntos Fundiários, Cabo Oriental, África do Sul.

../../_images/dla_logo.png

Em parceria com: Unidade de Gestão de Informação Espacial, Gabinete do Primeiro-ministro, Cabo Oriental, África do Sul.

../../_images/eastern_cape_logo.jpg

Direitos Reservados (c) 2009 Chefe de Direção: Planeamento Espacial e Informação, Departamento de Assuntos Fundiários, Cabo Oriental, África do Sul.

É concedida a permissão para copiar, distribuir e / ou modificar este documento sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU, Versão 1.2 ou qualquer versão posterior publicada pela Fundação de Software Livre; sem Secções Invariantes, sem textos de Capa e sem contracapa.

A cópia da licença é incluída na secção Licença de Documentação Livre GNU.

Os direitos reservados acima noticiados excluem o Manual de Utilizador QGIS que podem ser adicionados a este documento. Consulte os Manuais QGIS para mais informação sobre os direitos reservados e licenciamento.

1.1. Palavras do editor

Este projeto é patrocinado pelo Chefe da Direção: Planeamento Espacial e Informação, Departamento de Assuntos Fundiários (DLA), Cabo Oriental, em conjunto com a Unidade de Gestão de Informação Espacial, Gabinete do Primeiro-ministro Departamento de Assuntos Fundiários, Cabo Oriental, África do Sul.

Os SIG tornaram-se rapidamente numa ferramenta importante na gestão ambiental, varejo, militar, polícia, turismo e muitas outras esferas das nossas vidas diárias. Se usa um computador ou Smartfones, provavelmente já usou um SIG em alguma forma mesmo sem perceber. Seja olhando um mapa em um site da internet, Google Earth, num balcão de informações ou no seu Smartfones indicando sua posição. Os softwares proprietários SIG (software que não pode ser partilhado ou modificado gratuitamente) estão disponíveis e permitirão que você faça tudo o que descrever em nossas planilhas e muito mais. Contudo estes softwares são muito caros e por vezes limitam a liberdade de cópia, partilhamento e modificação do software. Os vendedores dos SIG algumas vezes fazem exceções para atividades educacionais, fornecendo cópias mais baratas ou gratuitas do seu software. Eles fazem isto sabendo que os professores e alunos irão usar apenas para conhecerem melhor seu software, e assim eles estarão relutantes em aprender outros pacotes. Quando os estudantes deixam a escola eles irão para o mundo do trabalho e compram um software comercial, sem saberem que existem alternativas gratuitas que podem usar.

Com o QGIS, nós oferecemos uma alternativa — software que é livre de custos e gratuito num senso social. Você pode fazer quantas cópias você quiser. Quando os estudantes deixam a escola um dia eles poderão usar este software para construir as suas capacidades, resolver problemas no trabalho e tornar o mundo num lugar melhor.

Quando você compra um software comercial, limita as suas opções no futuro. Ao aprender, usar e partilhar um Software Gratuito e de Código Aberto, você vai estar construindo as suas próprias capacidades, e com dinheiro economizado você poderá investir em coisas mais importantes como comida, casa e aumentando sua própria economia.

Ao patrocinador da criação desse recurso,a DLA criou uma fundação que jovens mentes sejam expostas. Temos pela frente possibilidades excitantes quando abraçamos os princípios de livre partilha de conhecimentos e informação. Por isso nós damos o nosso profundo obrigado ao DLA!

Nós esperamos que divirta a usar e aprender QGIS no espírito do Ubuntu!

../../_images/tims_sign.png

Tim Sutton, Abril 2009