Outdated version of the documentation. Find the latest one here.

Ferramenta de Consulta

A Ferramenta de Consulta permite-lhe definir um subconjunto de numa tabela utilizando uma cláusula SQL - tal como o WHERE e mostrar o resultado na janela principal. O resultado da consulta pode depois ser salvo como uma nova camada vectorial.

Consulta

Abra a Ferramenta de Consulta por aceder às Propriedades da Camada e vá ao menu Geral. Debaixo guilabel: Subconjunto de elementos clique no botão ** [Ferramenta de Consulta] ** para abrir a: guilabel: ‘Ferramenta de Consulta`. Por exemplo, se você tem uma camada regions com um campo Type_2 você pode selecionar apenas as regiões que são borough no: guilabel: Provider specific filter expression da caixa do construtor de consultas. Figure_attributes_2 mostra um exemplo do construtor de consulta preenchido com a camada regions.shp dos QGIS dados da amostra. As seções Campos, Valores e Operadores ajudam o utilizador a construir a consulta SQL-like.

Figure Attributes 2:

../../../_images/queryBuilder.png

Ferramenta de Consulta

A lista de Campos contém todas as colunas da tabela de atributos para pesquisa. Para adicionar uma coluna de atributo à cláusula SQL where, dê um duplo clique no seu nome na lista de Campos. Geralmente você pode usar vários campos, valores e operadores para criar a consulta ou pode simplesmente digitá-lo na caixa SQL.

A Lista de valores mostra os valores de uma tabela de atributo. Para mostrar todas as possibilidades de valores de um atributo, seleccione a lista de Campos e clique no botão [todos]. Para exibir apenas os primeiros 25 valores únicos de uma coluna de atributos, seleccione a coluna de atributos na lista de Campos e clique no botão ^[Amostra]. Para adicionar um valor ao SQL no campo de condição Where clique duas vezes no nome na lista de Valores.

A seção Operadores contém todos os operadores que podem ser utilizados. Para adicionar um operador à cláusula SQL, clique no botão apropriado. Operadores Relacionais ( = , > , ...), operador de comparação de texto (LIKE), operadores lógicos (AND, OR, ...) estão disponíveis.

O botão [Testar] mostra uma caixa de mensagem com o número de elementos que satisfazem a consulta atual, que é utilizada no processo de construção de consulta. O botão [Limpar] limpa o texto na cláusula SQL. O botão [OK] fecha a janela e seleciona os elementos que satisfazem a consulta. O botão [Cancelar] fecha a janela sem alterar a seleção atual.

Salvar elementos selecionados como uma nova camada

Os elementos selecionados podem ser salvos como qualquer formato vectorial suportado pelo OGR e também transformado em outro sistema de referência de coordenadas (SRC). Basta abrir o menu do botão direito do rato da camada e clique em: menuselection: ‘Salvar seleção como –> para definir o nome do arquivo de saída, seu formato e SRC (ver Seção: ref: label_legend `). Também é possível especificar opções de criação de OGR na caixa de diálogo.