Outdated version of the documentation. Find the latest one here.

Calculadora Matricial

A Calculadora Matricial no menu Matricial (veja figure_raster_2) permite executar cálculos baseados nos valores dos pixeis dos matriciais existentes. Os resultados são escritos para uma nova camada matricial com um formato GDAL suportado.

Figure Raster 2:

../../../_images/raster_calculator1.png

Calculador Matricial nix

A lista das Bandas do Matricial contém todas as camadas matriciais carregadas que podem ser usadas. Para adicionar um matricial ao campo de expressões da calculadora matricial, faça duplo clique no seu nome na lista de Campos. Pode de seguida usar os operadores para construir expressões de cálculo ou pode apenas escrever dentro da caixa.

Na secção da Resultado da Camada pode definir uma camada de saída. Pode então definir a extensão da área de cálculo baseado numa camada matricial de entrada ou baseado em coordenadas X,Y e na configuração da resolução através das Colunas e Linhas da camada de saída. Se a camada de entrada tiver uma resolução diferente, os valores serão reamostrados com o algoritmo do vizinho mais próximo.

A secção dos Operadores contem todos os operadores utilizáveis. Para adicionar um operador à caixa da calculadora matricial, clique no botão apropriado. Estão disponíveis cálculos matemáticos (+, -, *, ... ) e as funções trignométricas (sin, cos, tan, ... ). Fique atento a mais operadores que irão vir!

Com a caixa de verificação checkbox Adicionar o resultado ao projecto a camada resultante serão automaticamente adicionada à área de legenda e pode ser visualizada.

Exemplos

Converter valores de elevação de metros para pés

Para criar um matricial de elevação de metros para pés, necessita de usar um factor de conversão de metros para pés: 3.28. A expressão é:

Usando uma máscara

Se necessita de fazer uma máscara para extrair partes do matricial, porque está apenas interessando nas elevações acima dos 0 metros, pode usar a seguinte expressão para criar uma máscara e aplicar o resultado ao matricial num só passo.

Para cada célula maior que ou igual a 0, defina o valor para 1, senão defina como 0. Isto irá criar uma máscara on the fly.