Outdated version of the documentation. Find the latest one here.

Prefácio

Bem-vindo ao mundo maravilhoso dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG)!

O QGIS é um Sistema de Informação Geográfica de Código Aberto. O projecto nasceu em Maio de 2002 e fui estabelecido como um projecto do SourceForge em Junho do mesmo ano. Trabalhámos arduamente para fazer um software SIG (que tradicionalmente são softwares proprietários dispendiosos) com uma prespectiva viável para qualquer um com o acesso básico a um Computador Pessoal. O QGIS actualmente corre na maioria das plataformas Unix, Windows, e OS X. O QGIS é desenvolvido usando o toolkit do Qt (http://qt.digia.com) e C++. Isto significa que o QGIS mostra-se rápido no seu uso e tem uma agradável interface (GUI) para o utilzador fácil de usar.

O QGIS tem como objectivo ser um SIG fácil de usar, fornecendo funções e características comuns. O objectivo inicial foi fornecer um SIG de visualização de dados. O QGIS chegou ao ponto na sua evolução onde está a ser usado por muitos na sua necessidade diária de visualização de dados SIG. O QGIS suporta um numéro de formatos de dados vectoriais e matriciais, e suporta facilmente a adição de novos formatos usando a arquitectura de módulos.

O QGIS foi lançado segundo a GNU Licença Pública Geral (GPL). Desenvolver o QGIS segundo esta licença significa que pode inspeccionar e modificar o código fonte, e garantir que você, o nosso utilizador contente, terá sempre acesso a um programa SIG que é gratuito e pode ser gratuitamente modificado. Deve receber uma cópia completa da licença com a sua cópia do QGIS, e pode também encontrá-la no Apêndice Licença Geral Pública GNU.

Tip

Documentação Actualizada

A última versão deste documento pode ser sempre encontrado na área de documentação no sítio da internet do QGIS em http://www.qgis.org/en/docs/