Outdated version of the documentation. Find the latest one here.

Módulo de Interpolação

O módulo da interpolação pode se usado para gerar uma interpolação TIN ou IDW a partir de uma camada vectorial. É muito simples manipular e fornece uma interface gráfica intuitiva para a criação de camadas raster interpoladas (Veja Figure_interpolation_1). O módulo requer os seguintes parâmetros específicos antes de processar:

  • Camada Vectorial de Entrada: Especifique a camada(s) dos pontos vectoriais de entrada através da lista de camadas de pontos carregadas. Se especificar muitas camadas, todas as camadas serão usadas na interpolação. Nota: É possível inserir linhas ou polígonos como restrições para a triangulação, especificando por “pontos”, “linhas de estrutura” ou “linhas de quebra” na lista de opções :guilabel:`Tipo`|selectsting|.

  • Atributos de Interpolação: Seleccione a coluna do atributo que vai ser usado para interpolação ou active a caixa de verificação checkbox :guilabel:`Usar a Coordenada-Z`para usar os valores de Z armazenadas na camada.

  • Método de Interpolação: Seleccione o método de interpolação. Pode ser por ‘Rede Irregular Triangulada (TIN)’ ou ‘Distância Inversa Ponderada (IDW)’.

  • Número de Colunas/linhas: Especifique o número de linhas e colunas para o ficheiro raster de saída.

  • Ficheiro de Saída: Especifique o nome para o ficheiro raster de saída.

  • checkbox Adicionar resultado ao projecto para carregar o resultado para o enquadramento do mapa.

Figure Interpolation 1:

../../../_images/interpolate_dialog.png

Módulo de Interpolação nix

Usando o módulo

  1. Inicie o QGIS e carregue uma camada de pontos vectorial (ex.: elevp.csv).

  2. Carregue o módulo de Interpolação no Gestor de Módulos (veja Secção Carregando um Módulo do QGIS Core) e clique no ícone raster-interpolate :sup:`Interpolação`que aparece no menu da barra de ferramentas do QGIS. A janela do módulo de interpolação aparece como demonstra a Figure_interpolation_1.

  3. Seleccione uma camada de entrada (ex.: elevp selectstring) e a coluna (ex.: ELEV) para interpolação.

  4. Seleccione um método de interpolação (ex.: ‘Rede Irregular Triangulada (TIN)’), e especifique o tamanho de célula de 5000 assim como o nome do ficheiro raster de saída (ex.: elevation_tin).

  5. Clique [OK].