Outdated version of the documentation. Find the latest one here.

Módulo de Ferramentas GDAL

O que são as Ferramentas GDAL?

O módulo Ferramentas GDAL oferece uma colecção GUI de ferramentas da Biblioteca de Abstracção de Dados Geoespaciais, http://gdal.osgeo.org . Estes são ferramentas de gerenciamento matricial para consultar, reprojectar, torcer e unir um conjunto variado de formatos matriciais. Inclui também ferramentas para criar camadas de contornos (vector), ou relevos sombreados a partir de MDT matriciais, e para fazer um vrt (Virtual Raster Tile em formato XML) a partir de uma colecção de um ou mais ficheiros matriciais. Estas ferramentas estão disponíveis quando o módulo está instalado e activado.

Biblioteca GDAL

A biblioteca GDAL consiste num conjunto de programas da linha de comandos, cada um com uma lista cheia de opções. Os utilizadores que sabem usar a linha de comandos podem preferir a execução dos comandos no terminal., com acesso a todo o conjunto de opções. O módulo Ferramentas GDAL oferece uma interface fácil para as ferramentas, expondo apenas as opções mais populares.

Lista das ferramentas GDAL

Figure GDAL Tools 1:

../../../_images/raster_menu.png

Lista do menu Ferramentas GDAL

Projecções

gdal_warp Torcer (Reprojectar)

Este utilitário serve para os mosaicos de imagem, reprojecção e torções. O programa pode reprojectar para qualquer projecção suportada, e pode também ser aplicado a PC armazenados na imagem se a imagem tiver dados em “bruto” com controlo da informação. Para mais informação pode ler no sítio na internet do GDAL http://www.gdal.org/gdalwarp.html

gdal_assign_projection Atribuir projecção

Esta ferramenta permite definir uma projecção para os matriciais que estão georeferenciados mas não têm a informação da projecção. Com isto também ajuda na possibilidade de alterar a definição de uma projecção actual. Tanto o modo ficheiro único como o modo batch são suportados. Para mais informações, visite a página do utilitário no sítio na internet do GDAL http://www.gdal.org/gdalwarp.html

gdal_extract_projection Extrair projecção

Este utilitário ajuda-o a extrair a informação da projecção de um ficheiro de entrada. Se quiser extrair a projecção do directório pode usar o modo Batch. Irá criar os ficheiros .prj e .wld .

Conversão

gdal_rasterize Digitalizar

Este programa torna geometrias vectoriais (pontos, linhas e polígonos) em banda(s) de uma imagem matricial. Os vectores são lidos a partir de formatos OGR suportados. Repare que os dados do vector devem ser do mesmo sistema de coordenadas que os dados matriciais; a projecção “on-the-fly” não é fornecida. Para mais informação veja http://www.gdal.org/gdal_rasterize.html

gdal_polygonize Vectorizar

Este utilitário cria polígonos vectoriais para todas as regiões de pixeis ligadas num matricial que partilha um valor comum de pixel. Cada polígono é criado com um atributo que indica o valor do pixel desse polígono. O utilitário irá criar um vector de saída se não existir, por defeito em formato ESRI shapefile. Veja também http://www.gdal.org/gdal_polygonize.html

gdal_translate Tranduzir

Este utilitário pode ser usado para converter matriciais em diferente formatos, potencialmente executa algumas operações como subconfigurações, amostragem, rescalonamento de pixeis no processo. Para mais informações pode ler em http://www.gdal.org/gdal_translate.html

gdal_raster-rgb RGB para PCT

Este utilitário irá computar uma tabela pseudo-cor optimizada para uma dada imagem RBG usando um algoritmo da mediana cortado num histograma RGB de resolução reduzida. De seguida converte a imagem numa imagem de pseudo-cor usando tabelas de cor. Esta conversão utiliza o pontilhado de Floyd-Steinberg (erro de difusão) para maximizar a qualidade visual da imagem de saída. Este utilitário é também descrito em http://www.gdal.org/rgb2pct.html

gdal_raster-rgb PCT para RGB

Este utilitário irá converter uma banda de pseudo-cor num ficheiro de entrada para um ficheiro RGB de saída do formato desejado. Para mais informação veja http://www.gdal.org/pct2rgb.html

Extracção

gdal_contour Contorno

Este programa gera um ficheiro de contornos vectoriais a partir de um modelo digital do terreno (MDT) matricial. Pode encontrar mais informação em http://www.gdal.org/gdal_contour.html .

gdal_raster-clip Cortador

Este utilitário permite o corte (extracção de um subconjunto) usando um enquadramento seleccionado ou baseado no limite de um vector. Mais informação pode ser encontrado em http://www.gdal.org/gdal_translate.html.

Análise

gdal_sieve Crivo

Este utilitário remove polígonos matriciais mais pequenos que o tamanho de limiar (em pixeis) fornecido e substitui-os com o valor do pixel mais alto do vizinho mais próximo. O resultado pode ser escrito na banda matricial existente, ou copiado para um novo ficheiro. Para mais informação veja see http://www.gdal.org/gdal_sieve.html .

gdal_nearblack Próximo ao Preto

Este utilitário irá digitalizar a imagem e tentar definir todos os pixeis qque existem perto do preto (ou perto do branco) à volta do limite para exactamente preto (ou branco). Isto é usado usualmente para “corrigir” perdas em fotos áreas comprimidas para que esses pixeis de cor possam ser tratadas como transparentes nas operações de mosaico. Veja também http://www.gdal.org/nearblack.html .

gdal_fillnodata Preencher sem dados

Este utilitário preenche as regiões matricias seleccionadas (usualmente conhecidas com áreas sem valor) por interpolação de de pixeis validados à volta das bordas da área. Pode encontrar mais informação em http://www.gdal.org/gdal_fillnodata.html

gdal_proximityProximidade

Este utilitário gera um mapa de proximidade matricial indicando a distância desde o centro de cada pixel para o centro do pixel mais próximo identificado como pixel alvo. Os pixeis alvo são os que estão presentes no matricial inicial em que cada valor do pixel é definido como valores pixeis alvo. Para mais informação veja http://www.gdal.org/gdal_proximity.html .

gdal_grid Grelha (Interpolação)

Este utilitário cria um grelha regular (matricial) a partir da leitura de dados dispersos de um fonte de dados OGR. Os dados de entrada serão interpolados para preencher os nós da grelha com valores, pode escolher vários métodos de interpolação. O utilitário também é descrito no sítio na internet do GDAL http://www.gdal.org/gdal_grid.html .

gdal_dem MDE (Modelos de Elevação)

Ferramentas para analisar e visualizar MDT. Podem ser criados, relevos sombreados, declives, exposições, relevo colorido, indíce de rugosidade do terreno, indice de posição topográfica e mapas de irregularidades a partir de matricias GDAL suportados. Para mais informação poderá ler em http://www.gdal.org/gdaldem.html

Diversos

gdal_vrt Construir Matricial Virtual (Catálogo)

Este programa constrói um VRT (Conjunto de dados Virtual) que é um mosaico da lista dos conjuntos de dados do gdal. Veja também http://www.gdal.org/gdalbuildvrt.html .

gdal_merge Juntar

Este utilitário irá criar mosaicos de imagem a partir de um conjunto. Todas as imagens devem ter o mesmo sistema de coordenadas e ter o mesmo número de bandas correspondentes, mas podem ser sobrepostas, e em diferentes resoluções. Nas áreas de sobreposição, a última imagem será copiada sobre as mais recentes. O utilitário é também descrito em http://www.gdal.org/gdal_merge.html .

raster-info Informação

Este utilitário cria uma lista com várias informações sobre o conjunto de dados matricial GDAL suportado. Pode encontrar mais informação em http://www.gdal.org/gdalinfo.html .

gdal_raster-overview Construir Reduções

O utilitário gdaladdo pode ser usado para construir ou reconstruir imagem de visualização para a maioria dos formatos suportados com um dos algoritmos de redução de escala. Para mais informação veja http://www.gdal.org/gdaladdo.html .

gdal_tileindex Índice de Quadrículas

Este utilitário constroi uma shapefile com o registo de cada ficheiro matricial de entrada, um atributo contendo um nome do ficheiro, e a geometria do polígono do limite do matricial. Veja também http://www.gdal.org/gdaltindex.html .