Outdated version of the documentation. Find the latest one here.

Preâmbulo

Bem vindo ao mundo maravilhoso dos Sistemas de Informação Geográficas (SIG)!

QGIS é um Sistema de Informação Geográfica de Código Aberto. O projeto nasceu em maio de 2002 e foi criado como um projeto no SourceForge, em junho do mesmo ano. Nós trabalhamos duro para tornar o software SIG (que é um software proprietário tradicionalmente caro) uma perspectiva viável para qualquer pessoa com acesso básico a um computador pessoal. QGIS atualmente funciona na maioria das plataformas Unix, Windows e OS X. QGIS é desenvolvido usando o Qt toolkit (http://qt.digia.com) e C ++. Isso significa que QGIS é ágil e bom tendo uma agradável interface gráfica fácil de usar (GUI).

QGIS pretende ser um SIG fácil de usar, oferecendo funções e feições comuns. Seu objetivo inicial era fornecer um visualizador de dados SIG. QGIS alcançou o ponto que pretendia em sua evolução, onde ele está sendo usado por muitos para suas necessidades de visualização diárias de dados SIG. QGIS suporta um grande número de formatos raster e vetoriais, com novos formatos de suporte facilmente adicionáveis usando a arquitetura de complementos/plugin.

QGIS é distribuído sob a GNU General Public License (GPL)/Licença Publica Geral. Desenvolvendo QGIS sob esta licença significa que você pode inspecionar e modificar o código-fonte, e garante que você, nosso feliz usuário, sempre terá acesso a um programa de SIG que é livre de custos e podem ser livremente modificado. Você deve ter recebido uma cópia completa da licença com a sua cópia do QGIS, e você também pode encontrá-la no Apêndice: ref: gpl_appendix.

Dica

Atualização da Documentação

A versão mais recente deste documento pode ser encontrada na área de documentação do site QGIS em http://www.qgis.org/en/docs/