Outdated version of the documentation. Find the latest one here.

` `

Complemento Análise do Terreno

demAnalysis The Raster Terrain Analysis Plugin can be used to calculate the slope, aspect, hillshade, ruggedness index and relief for digital elevation models (DEM). It is very simple to handle and provides an intuitive graphical user interface for creating new raster layers (see Figure_raster_terrain).

Descrição das análises:

  • Declividade: Calcula o ângulo de inclinação para cada célula em graus (com base na estimativa derivada de primeira ordem).

  • Aspecto: Exposição (começando com o 0 para direção norte, em graus anti-horário).

  • Relevo Sombreado: Cria um mapa sombreado usando luz e sombra para proporcionar uma aparência mais tridimensional para um mapa de relevo sombreado. O mapa de saída é uma única banda de cinza refletindo o valor de cinza dos pixels.

  • Índice de rugosidade: Uma medição quantitativa da heterogeneidade do terreno, tal como descrito por Riley et al. (1999). É calculado para cada local, resumindo a mudança de altitude dentro da grade de pixeis 3x3.

  • **Relevo*: Cria um mapa de relevo sombreado a partir de dados digitais de elevação. Implementado um método para escolha das cores de elevação analisando a frequência de distribuição. O mapa de saída é uma multibanda de cor com três bandas refletindo os valores RGB do relevo sombreado.

../../../_images/raster_terrain_dialog.png

Complemento Modelagem Raster do Terreno (cálculo de declividade)

Usando o complemento

  1. Start QGIS and load the gtopo30 raster layer from the GRASS sample location.
  2. Carregue o complemento Análise Raster do Terreno no Gerenciador de Complementos (ver Diálogo de Complementos).

  3. Select an analysis method from the menu (e.g., Raster ‣ Terrain Analysis ‣ Slope). The Slope dialog appears as shown in Figure_raster_terrain.
  4. Especifique um caminho de saída do arquivo, e o tipo de arquivo.

  5. Clique [OK].