Outdated version of the documentation. Find the latest one here.

` `

Complemento Ferramentas GDAL

O que são as Ferramentas GDAL?

O complemento Ferramentas GDAL oferece uma coleção GUI de ferramentas da Biblioteca de Abstração de Dados Geoespaciais, http://gdal.osgeo.org . Estas são ferramentas de gerenciamento raster para consultar, reprojetar, torcer e unir um conjunto variado de formatos raster. Inclui também ferramentas para criar camadas de contornos (vetor), ou relevos sombreados a partir de MDT matriciais, e para fazer um vrt (Virtual Raster Tile em formato XML) a partir de uma coleção de um ou mais arquivos raster. Estas ferramentas estão disponíveis quando o complemento está instalado e ativado.

Biblioteca GDAL

The GDAL library consists of a set of command line programs, each with a large list of options. Users comfortable with running commands from a terminal may prefer the command line, with access to the full set of options. The GDAL Tools plugin offers an easy interface to the tools, exposing only the most popular options.

Lista das ferramentas GDAL

../../../_images/raster_menu.png

Lista do menu Ferramentas GDAL

Projeções

gdalWarp Warp (Reproject)

Este utilitário serve para os mosaicos de imagem, reprojeção e torções. O programa pode reprojetar para qualquer projeção suportada, e pode também ser aplicado a PC armazenados na imagem se a imagem tiver dados em “bruto” com controlo da informação. Para mais informação pode ler no sítio na internet do GDAL http://www.gdal.org/gdalwarp.html.

gdalAssignProjection Assign projection

Esta ferramenta permite definir uma projeção para os rasters que estão georeferenciados mas não têm a informação da projeção. Com isto também ajuda na possibilidade de alterar a definição de uma projeção atual. Tanto o modo arquivo único como o modo batch são suportados. Para mais informações, visite a página do utilitário no sítio na internet do GDAL, http://www.gdal.org/gdalwarp.html.

gdalExtractProjection Extract projection

Este utilitário ajuda-o a extrair a informação da projeção de um arquivo de entrada. Se quiser extrair a projeção do diretório pode usar o modo Batch. Irá criar os arquivos .prj e .wld .

Conversão

gdalRasterize Rasterize

Este programa torna geometrias vetoriais (pontos, linhas e polígonos) em banda(s) de uma imagem raster. Os vetores são lidos a partir de formatos OGR suportados. Repare que os dados do vetor devem ser do mesmo sistema de coordenadas que os dados rasters; a projeção “on-the-fly” não é fornecida. Para mais informação veja http://www.gdal.org/gdal_rasterize.html.

gdalPolygonize Polygonize

Este utilitário cria polígonos vetoriais para todas as regiões de pixeis ligadas num matricial que partilha um valor comum de pixel. Cada polígono é criado com um atributo que indica o valor do pixel desse polígono. O utilitário irá criar um vetor de saída se não existir, por defeito em formato ESRI shapefile. Veja também http://www.gdal.org/gdal_polygonize.html.

gdalTranslate Translate

Este utilitário pode ser usado para converter matriciais em diferente formatos, potencialmente executa algumas operações como subconfigurações, amostragem, reescalonamento de pixeis no processo. Para mais informações pode ler em http://www.gdal.org/gdal_translate.html

gdalRasterRGB RGB to PCT

Este utilitário irá computar uma tabela pseudo-cor optimizada para uma dada imagem RBG usando um algoritmo da mediana cortado num histograma RGB de resolução reduzida. De seguida converte a imagem numa imagem de pseudo-cor usando tabelas de cor. Esta conversão utiliza o pontilhado de Floyd-Steinberg (erro de difusão) para maximizar a qualidade visual da imagem de saída. Este utilitário é também descrito em http://www.gdal.org/rgb2pct.html

gdalRasterRGB PCT to RGB

Este utilitário irá converter uma banda de pseudo-cor num arquivo de entrada para um arquivo RGB de saída do formato desejado. Para mais informação veja http://www.gdal.org/pct2rgb.html

Extração

gdalContour Contour

Este programa gera um arquivo de contornos vetoriais a partir de um modelo digital do terreno (MDT) matricial. Pode encontrar mais informação em http://www.gdal.org/gdal_contour.html .

gdalRasterClip Clipper

Este utilitário permite o corte (extração de um subconjunto) usando um enquadramento selecionado ou baseado no limite de um vetor. Mais informação pode ser encontrado em http://www.gdal.org/gdal_translate.html.

Análise

gdalSieve Sieve

Este utilitário remove polígonos rasters mais pequenos que o tamanho de limiar (em pixeis) fornecido e substitui-os com o valor do pixel mais alto do vizinho mais próximo. O resultado pode ser escrito na banda raster existente, ou copiado para um novo arquivo. Para mais informação veja http://www.gdal.org/gdal_sieve.html .

gdalNearblack Near Black

Este utilitário irá digitalizar a imagem e tentar definir todos os pixeis que existem perto do preto (ou perto do branco) à volta do limite para exatamente preto (ou branco). Isto é usado usualmente para “corrigir” perdas em fotos áreas comprimidas para que esses pixeis de cor possam ser tratadas como transparentes nas operações de mosaico. Veja também http://www.gdal.org/nearblack.html.

gdalFillNoData Fill nodata

Este utilitário preenche as regiões raster selecionadas (usualmente conhecidas com áreas sem valor) por interpolação de de pixeis validados à volta das bordas da área. Pode encontrar mais informação em http://www.gdal.org/gdal_fillnodata.html .

gdalProximityProximity

Este utilitário gera um mapa de proximidade raster indicando a distância desde o centro de cada pixel para o centro do pixel mais próximo identificado como pixel alvo. Os pixeis alvo são os que estão presentes no raster inicial em que cada valor do pixel é definido como valores pixeis alvo. Para mais informação veja http://www.gdal.org/gdal_proximity.html .

gdalGrid Grid (Interpolation)

Este utilitário cria um grade regular (raster) a partir da leitura de dados dispersos de um fonte de dados OGR. Os dados de entrada serão interpolados para preencher os nós da grade com valores, pode escolher vários métodos de interpolação. O utilitário também é descrito no sítio na internet do GDAL http://www.gdal.org/gdal_grid.html .

gdalDem DEM (Terrain models)

Ferramentas para analisar e visualizar MDT. Podem ser criados, relevos sombreados, declives, exposições, relevo colorido, indíce de rugosidade do terreno, índice de posição topográfica e mapas de irregularidades a partir de elevação raster GDAL suportadas. Para mais informação poderá ler em http://www.gdal.org/gdaldem.html

Diversos

gdalVrt Build Virtual Raster (Catalog)

Este programa constrói um VRT (Conjunto de Dados Virtual) que é um mosaico da lista dos conjuntos de dados do GDAL. Veja também http://www.gdal.org/gdalbuildvrt.html .

gdalMerge Merge

Este utilitário irá criar mosaicos de imagem a partir de um conjunto. Todas as imagens devem ter o mesmo sistema de coordenadas e ter o mesmo número de bandas correspondentes, mas podem ser sobrepostas, e em diferentes resoluções. Nas áreas de sobreposição, a última imagem será copiada sobre as mais recentes. O utilitário é também descrito em http://www.gdal.org/gdal_merge.html .

rasterInfo Information

Este utilitário cria uma lista com várias informações sobre o conjunto de dados raster GDAL suportado. Pode encontrar mais informação em http://www.gdal.org/gdalinfo.html .

gdalRasterOverview Build Overviews

O utilitário gdaladdo pode ser usado para construir ou reconstruir imagem de visualização para a maioria dos formatos suportados com um dos algoritmos de redução de escala. Para mais informação veja http://www.gdal.org/gdaladdo.html .

gdalTileindex Tile Index

Este utilitário constrói um shapefile com o registo de cada arquivo raster de entrada, um atributo contendo um nome do arquivo, e a geometria do polígono do limite do raster. Veja também http://www.gdal.org/gdaltindex.html .

configurações das Ferramentas GDAL

Use este diálogo para incorporar suas variáveis GDAL.