Importante

Translation is a community effort you can join. This page is currently translated at 94.74%.

8. Sistemas de Referência de Coordenadas

gentleLogo

Objetivos:

Compreendendo os Sistemas de Referência de Coordenadas

Palavras-chave:

Sistemas de Referência das Coordenadas (SRC), Projeção do Mapa, Projeção em Tempo Real, Latitude, Longitude, Coordenada Norte, e Coordenada Leste

8.1. Visão Global

Projeções cartográficas tentam retratar a superfície da terra, ou uma porção da terra, num pedaço plano de papel ou em uma tela de computador. Em termos leigos, projeções cartográficas tentam transformar a terra de sua forma esférica (3D) para uma forma plana (2D).

Um sistema de referência de coordenadas (SRC) define como o mapa bidimensional projetado em seu SIG se relaciona com lugares reais na Terra. A decisão de qual projeção de mapa e SRC usar depende da extensão regional da área em que você deseja trabalhar, da análise que deseja fazer e, geralmente, da disponibilidade de dados.

8.2. Projeção Cartográfica em detalhe

Um método tradicional de representar a forma da terra é usar globos. Há, no entanto, um problema com esta abordagem. Embora globos preservem a maioria da forma da terra e ilustrem a configuração espacial de elementos de dimensão continental, são difíceis de carregar num bolso. São também apenas convenientes de usar em escalas extremamente pequenas (p. ex. 1:100 milhões).

A maioria dos dados de mapas temáticos utilizados em aplicações SIG têm uma escala consideravelmente maior. Conjuntos de dados SIG típicos têm escalas de 1:250.000 ou maiores, dependendo do nível de detalhe. Uma globo com este tamanho seria difícil e dispendioso de produzir e ainda mais difícil de transportar. Consequentemente, os cartógrafos desenvolveram um conjunto de técnicas designadas por projeções cartográficas concebidas para representar, com precisão razoável, a terra esférica em duas dimensões.

Quando observada de perto a terra aparenta ser relativamente plana. Contudo quando a observamos do espaço, podemos ver que a terra é relativamente esférica. Mapas, como aqueles que veremos posteriormente no tópico dedicado à produção de mapas, são representações da realidade. São concebidos não apenas para representar entidades, mas também a sua forma e disposição espacial. Qualquer projeção cartográfica tem vantagens e desvantagens. A melhor projeção para um mapa depende da escala do mapa, e dos objetivos para os quais será usado. Por exemplo, uma projeção poderá ter distorções inaceitáveis se usada num mapa de todo o continente Africano, mas poderá ser uma excelente escolha para um mapa numa escala grande (detalhado) do seu país. As propriedades de uma projeção cartográfica podem também influenciar algumas características na concepção do mapa. Algumas projeções são indicadas para pequenas áreas, outras são indicadas para representar áreas com uma grande extensão Este-Oeste, e outras são mais apropriadas para representar áreas com uma grande extensão Norte-Sul.

8.3. As três famílias das projeções cartográficas

O processo de criação de projeções de mapas é melhor ilustrado pelo posicionamento de uma fonte de luz dentro de um globo transparente no qual são colocadas feições opacas da Terra. Em seguida, projete os contornos do recurso em um pedaço de papel plano bidimensional. Diferentes formas de projeções podem ser produzidas circundando o globo de uma forma * cilíndrica, como cone, ou mesmo como uma superfície plana. Cada um desses métodos produz o que é chamado de família de projeção de mapa. Portanto, há uma família de projeções planares, uma família de projeções cilíndricas e outra chamada projeções cônicas (veja:figura_projeção_famílias)

../../_images/projection_families.png

Fig. 8.16 Os três tipos de projeções cartográficas. Podem ser representadas por a) projeções cilíndricas, b) projeções cônicas ou c) projeções planares.

Hoje, naturalmente, o processo de projetar uma terra esférica num papel plano é feito usando princípios matemáticos de geometria e trigonometria, reproduzindo-se a projeção física de luz através do globo.

8.4. Precisão das projeções cartográficas

As projeções de mapas nunca são representações absolutamente precisas da Terra esférica. Como resultado do processo de projeção do mapa, cada mapa mostra distorções da conformidade angular, distância e área. Uma projeção cartográfica pode combinar várias dessas características, ou pode ser um compromisso que distorce todas as propriedades de área, distância e conformidade angular, dentro de algum limite aceitável. Exemplos de projeções de compromisso são a Projeção Winkel Tripel e a Projeção de Robinson (veja:figura_robinson_projeção), que são frequentemente usadas para produzir e visualizar mapas do mundo.

../../_images/robinson_projection.png

Fig. 8.17 A projeção de Robinson é um compromisso entre distorções de área, ângulo e direção, e distância que são aceitáveis.

É geralmente impossível preservar todas as características em simultâneo numa projeção cartográfica. Isto significa que quando queremos executar operações analíticas precisas necessitamos de usar uma projeção cartográfica que fornece as melhores características para as nossas análises. Por exemplo, se for necessário medir distâncias no nosso mapa, devemos usar uma projeção que garante uma elevada precisão nas distâncias.

8.4.1. Projeções cartográficas com conformidade angular

Ao trabalhar com um globo, as principais direcções da rosa dos ventos (Norte, Este, Sul e Oeste) ocorrerão sempre a 90º umas das outras. Por outras palavras, Este ocorrerá sempre num ângulo de 90º com a direcção Norte. As propriedades angulares corretas podem ser preservadas numa projeção. Uma projeção que mantém ângulos e direções é designada de projeção conforme ou projeção ortomórfica.

Essas projeções são usadas quando a preservação das relações angulares é importante. Eles são comumente usados ​​para tarefas de navegação ou meteorológicas. É importante lembrar que manter ângulos reais em um mapa é difícil para grandes áreas e deve ser tentado apenas para pequenas porções da Terra. O tipo conforme de projeção resulta em distorções de áreas, significando que se as medições de área forem feitas no mapa, elas serão incorretas. Quanto maior a área, menos precisas serão as medições de área. Exemplos são a Projeção de Mercator (como mostrado em: figura_projeção_mercator`) e a Projeção Cônica conforme de Lambert. O Serviço Geológico dos EUA usa uma projeção conforme para muitos de seus mapas topográficos.

../../_images/mercator_projection.png

Fig. 8.18 A projeção de Mercator, por exemplo, é usada quando relações angulares são importantes, mas as relações entre áreas são distorcidas.

8.4.2. Projeções cartográficas com distâncias equivalentes

Se seu objetivo ao projetar um mapa é medir distâncias com precisão, você deve selecionar uma projeção projetada para preservar bem as distâncias. Essas projeções, chamadas de projeções equidistantes, exigem que a escala do mapa seja mantida constante. Um mapa é equidistante quando representa corretamente as distâncias do centro da projeção a qualquer outro lugar no mapa. Projeções equidistantes mantêm distâncias precisas do centro da projeção ou ao longo de determinadas linhas. Essas projeções são usadas para mapeamento de rádio e sísmica e para navegação. A Projeção Cilíndrica Equidistante - projeção de plate de carré (veja: figura_placa_carée_projeção) e a Projeção Equiretangular são dois bons exemplos de projeções equidistantes. A projeção Equidistante Azimutal é a projeção usada para o emblema das Nações Unidas (ver: figura_projeção_azimutal_equidistante).

../../_images/plate_carree_projection.png

Fig. 8.19 A projeção Cilíndrica Equidistante de Plate Carree, por exemplo, é usada quando a medição precisa de distâncias é importante.

../../_images/azimuthal_equidistant_projection.png

Fig. 8.20 O Logo das Nações Unidas usa a projeção Equidistante Azimutal.

8.4.3. Projeções com áreas equivalentes

Quando um mapa retrata áreas em todo o mapa, de modo que todas as áreas mapeadas tenham a mesma relação proporcional às áreas da Terra que elas representam, o mapa é um mapa de área igual. Na prática, a referência geral e os mapas educacionais geralmente exigem o uso de projeções de áreas iguais. Como o nome indica, esses mapas são melhor usados ​​quando os cálculos de área são os cálculos dominantes que você realizará. Se, por exemplo, você está tentando analisar uma área específica em sua cidade para descobrir se ela é grande o suficiente para um novo shopping, projeções de áreas iguais são a melhor escolha. Por um lado, quanto maior a área que você está analisando, mais precisas serão suas medidas de área, se você usar uma projeção de área igual em vez de outro tipo. Por outro lado, uma projeção de área igual resulta em distorções de conformidade angular ao lidar com grandes áreas. Áreas pequenas serão muito menos propensas a ter seus ângulos distorcidos quando você usar uma projeção de área igual. Área igual de Albers, Área igual de Lambert e Projeções cilíndricas de área igual de Mollweide (mostradas em: figura_mollweide_igual_área_projeção) são tipos de projeções de área igual que são frequentemente encontradas no trabalho de GIS.

../../_images/mollweide_equal_area_projection.png

Fig. 8.21 A projeção Cilíndrica Equivalente de Mollweide, por exemplo, garante que todas as áreas cartografas têm a mesma relação proporcional com as áreas na Terra.

Tenha em atenção que as projeções cartográficas são um tópico muito complexo. Existem centenas de diferentes projeções disponíveis em todo o mundo, cada tentando retratar uma certa porção da superfície da terra o mais fielmente possível num pedaço plano de papel. Na realidade, a escolha de qual a projeção a usar será frequentemente estará já tomada. A maioria dos países têm as suas projeções mais comuns e quando informação é trocada, em geral segue-se a norma nacional.

8.5. Sistemas de Referência de Coordenadas (SRC) em detalhe

Com a ajuda dos sistemas de referência de coordenadas (SRC) cada lugar na terra pode ser especificado por um conjunto de 3 números, chamados coordenadas. Em geral, os SRC podem ser divididos ente sistemas de coordenadas projetados (também designados por sistemas de coordenadas Cartesianas ou retangulares) e sistemas de coordenadas geográficas.

8.5.1. Sistemas de Coordenadas Geográficas

O uso de Sistemas de Coordenadas Geográficas é muito comum. Estes usam graus de latitude e longitude e por vezes um valor de altura para descrever uma localização na superfície da terra. O mais popular é chamado WGS 84.

Linhas de latitude correm paralelas ao equador e dividem a Terra em 180 seções igualmente espaçadas de norte a sul (ou sul a norte). A linha de referência para latitude é o equador e cada hemisfério é dividido em noventa seções, cada uma representando um grau de latitude. No hemisfério norte, os graus de latitude são medidos de zero no equador a noventa no polo norte. No hemisfério sul, os graus de latitude são medidos de zero no equador a noventa graus no polo sul. Para simplificar a digitalização dos mapas, os graus de latitude no hemisfério sul geralmente recebem valores negativos (0 a -90°). Onde quer que você esteja na superfície da Terra, a distância entre as linhas de latitude é a mesma (60 milhas náuticas). Veja: figura_geográfica_crs, para uma visão pictórica.

../../_images/geographic_crs.png

Fig. 8.22 Sistemas de coordenadas geográficas com linhas de latitude paralelas ao equador e linhas de longitude com o meridiano principal a passando por Greenwich.

Linhas de longitude, por outro lado, não resistem tão bem ao padrão de uniformidade. As linhas de longitude correm perpendicularmente ao equador e convergem nos polos. A linha de referência para a longitude (o meridiano principal) vai do polo norte ao polo sul através de Greenwich, Inglaterra. As linhas subsequentes de longitude são medidas de zero a 180 graus leste ou oeste do meridiano principal. Observe que os valores a oeste do meridiano principal são atribuídos a valores negativos para uso em aplicativos de mapeamento digital. Veja figura_geográfica_crs, para uma pictórica visualizar.

No equador, e apenas no equador, a distância representada por uma linha de longitude é igual à distância representada por um grau de latitude. Ao mover-se para os pólos, a distância entre linhas de longitude torna-se progressivamente menor, até que, na exata localização do pólo, todos os 360º de longitude são representados por um único ponto que pode tocar com o seu dedo (quererá provavelmente usar luvas). Usando o sistema de coordenadas geográfico, podemos ter uma grade de linhas dividindo a terra em quadrados que cobrem aproximadamente 12363,365 quilômetros quadrados até ao equador — um bom início, mas não muito útil para determinar a localização de algo num desses quadrados.

Para ser realmente útil, uma grade no mapa deve ser dividida em seções suficientemente pequenas para que possam ser usadas para descrever (com um nível de precisão aceitável) a localização de um ponto no mapa. Para isto, graus são divididos em minutos (') e segundos ("). Existem sessenta minutos num grau, e sessenta segundos num minuto (3600 segundos num grau). Assim, no equador, um segundo de latitude ou longitude = 30,87634 metros.

8.5.2. Sistemas de coordenadas projetadas

Um sistema de referência de coordenadas bidimensional é comumente definido por dois eixos. Em ângulos retos entre si, eles formam o chamado plano XY (veja: figura_projetada_crs, no lado esquerdo). O eixo horizontal é normalmente rotulado como X e o eixo vertical normalmente é rotulado como Y. Em um sistema de referência de coordenadas tridimensional, outro eixo, normalmente rotulado como Z, é adicionado. Também está em ângulo reto com os eixos X e Y. O eixo Z fornece a terceira dimensão do espaço (veja:figura_projetada_crs, no lado direito). Cada ponto expresso em coordenadas esféricas pode ser expresso como uma coordenada X Y Z.

../../_images/projected_crs.png

Fig. 8.23 Sistemas de coordenadas de duas e três dimensões

Um sistema de coordenadas projetadas no hemisfério sul (a sul do equador) normalmente tem a sua origem no equador numa Longitude específica. Isto significa que os valores de Y aumentam para Sul e os valores de X aumentam para Oeste. No hemisfério norte (a norte do equador) a origem é também o equador numa Longitude específica. Contudo, agora os valores de Y aumentam para Norte e os valores de X aumentam para Este. Na seção seguinte, descreveremos um sistema de coordenadas projetadas, chamado Universal Transverso de Mercator (UTM) muito usado para a África do Sul.

8.6. O SRC Universal Transverso de Mercator (UTM) em detalhe

O sistema de referência de coordenadas Universal Transversa de Mercator (UTM) tem sua origem no equador em uma Longitude específica. Agora os valores de Y aumentam para o sul e os valores de X aumentam para o oeste. A UTM CRS é uma projeção de mapa global. Isso significa que geralmente é usado em todo o mundo. Mas, como já descrito na seção ‘precisão das projeções do mapa’ acima, quanto maior a área (por exemplo, África do Sul), mais distorção da conformidade angular, distância e área ocorre. Para evitar muita distorção, o mundo é dividido em 60 zonas iguais, todas com 6 graus de longitude de leste a oeste. As zonas UTM são numeradas de 1 a 60, começando no antimeridiano (zona 1 a 180 graus de longitude oeste) e progredindo para o leste de volta ao antemeridiano ( zona 60 a 180 graus de longitude leste) conforme mostrado em: figura_utm_zonas.

../../_images/utm_zones.png

Fig. 8.24 As zonas do sistema Universal Transverso de Mercator. Para a África do Sul são usadas as zonas 33S, 34S, 35S, e 36S.

Como você pode ver em: figura_utm_zonas e :figura_utm_para_sa, a África do Sul é coberta por quatro zonas UTM para minimizar a distorção. As zonas são chamadas de UTM 33S, UTM 34S, UTM 35S e UTM 36S. O S após a zona significa que as zonas UTM estão localizadas ao sul do equador.

../../_images/utm_for_sa.png

Fig. 8.25 Zonas UTM 33S, 34S, 35S, e 36S com as suas longitudes centrais (meridianos) usadas para projetar a África do Sul com alta precisão. A cruz vermelha mostra uma Área de Interesse (ADI).

Digamos, por exemplo, que queremos definir uma coordenada bidimensional dentro da Área de Interesse (AI) marcada com uma cruz vermelha em: figura_utm_para_sa`. Você pode ver que a área está localizada dentro da zona UTM 35S. Isso significa que, para minimizar a distorção e obter resultados de análise precisos, devemos usar a zona UTM 35S como o sistema de referência de coordenadas.

A posição de uma coordenada em UTM ao sul do equador deve ser indicada com o número da zona (35) e com seu valor norte (Y) e valor leste (X) em metros. O valor norte é a distância da posição do equador em metros. O valor leste é a distância do meridiano central (longitude) da zona UTM usada. Para a zona UTM 35S é 27 graus leste* como mostrado em: figura_utm_para_sa. Além disso, como estamos ao sul do equador e valores negativos não são permitidos no sistema de referência de coordenadas UTM, temos que adicionar um chamado valor de norte falso de 10.000.000 m ao valor de norte (Y) e um falso leste valor de 500.000 m para o valor leste (X). Isso parece difícil, então faremos um exemplo que mostra como encontrar a coordenada correta do UTM 35S para a Área de interesse.

8.6.1. O valor norte (Y)

O local que procuramos é de 3.550.000 metros ao sul do equador, então o valor do norte (Y) recebe um sinal negativo e é -3.550.000 m. De acordo com as definições da UTM, precisamos adicionar um falso valor norte de 10.000.000 m. Isso significa que o valor norte (Y) de nossa coordenada é 6.450.000 m (-3.550.000 m + 10.000.000 m).

8.6.2. O valor leste (X)

Primeiro temos que encontrar o meridiano central (longitude) para a zona UTM 35S. Como podemos ver em figura_utm_para_sa` é 27 graus leste. O lugar que estamos procurando é 85.000 metros oeste do meridiano central. Assim como o valor norte, o valor leste (X) recebe um sinal negativo, resultando em -85.000 m. De acordo com as definições do UTM, temos que adicionar um valor de leste falso de 500.000 m. Isso significa que o valor leste (X) de nossa coordenada é 415.000 m (-85.000 m + 500.000 m). Finalmente, temos que adicionar o número da zona ao valor leste para obter o valor correto.

Como resultado, a coordenada para o nosso Ponto de Interesse, projetado na zona UTM 35S seria escrito como: 35 415.000 m E / 6.450.000 m N. Em alguns SIG, quando a zona UTM 35S é definida com a correta e as unidades escolhidas são metros, as coordenadas podem aparecer como simplesmente 415.000 6.450.000.

8.7. Projeção em Voo-livre

Como pode provavelmente imaginar, pode surgir uma situação onde os dados que quer usar num SIG estão projetados num sistema de coordenadas diferente. Por exemplo, poderá ter um tema vetorial com os limites da África do Sul projetados em UTM 35S e outro tema vectorial de pontos com informação sobre precipitação fornecido no sistema de coordenadas geográficas WGS 84. Num SIG estes dois temas vetoriais são mostrados em duas áreas totalmente diferentes na janela do mapa, porque têm diferentes projeções.

Para resolver esse problema, muitos SIG incluem uma funcionalidade chamada projeção on-the-fly. Isso significa que você pode definir uma certa projeção ao iniciar o SIG e todas as camadas que você carrega, independentemente do sistema de referência de coordenadas que eles possuem, serão exibidas automaticamente na projeção que você definiu. Essa funcionalidade permite sobrepor camadas na janela de mapa do seu SIG, mesmo que elas estejam em diferentes sistemas de referência. No QGIS, essa funcionalidade é aplicada por padrão.

8.8. Problemas comuns / situações a que deve estar atento

O tópico projeções do mapa é muito complexo e até profissionais que estudaram geografia, geodésica ou outra ciência relacionada com SIG, muitas vezes têm problemas com a definição correta de projeções cartográficas e sistemas de referência de coordenadas. Geralmente quando se trabalha com SIG, já temos dados para começar a trabalhar. Na maioria das vezes, estes dados estarão projetados num determinado SRC, e não terá de criar o novo SRC nem mesmo de re-projetar os dados de um SRC para outro. Dito isto, é sempre útil ter uma noção do que significam projeção cartográfica e SRC.

8.9. O que aprendemos?

Resumindo o que abordamos na lista seguinte:

  • Projeções do mapa representam a superfície da terra num pedação de papel, ou tela de computador, bidimensional.

  • Existem projeções cartográficas globais, mas a maioria das projeções são criadas e optimizadas para áreas menores da superfície da terra.

  • Projeções cartográficas nunca são representações totalmente precisas da terra esférica. Mostram distorções da conformidade angular, de distâncias e de áreas. É impossível preservar todas estas características ao mesmo tempo numa projeção cartográfica.

  • UM Sistema de referência de coordenadas (SRC) define, com a ajuda de coordenadas, como o mapa bidimensional projetado se relaciona com locais reais na terra.

  • Há dois tipos diferentes de sistemas de referência de coordenadas: Sistemas de Coordenadas Geográficas e Sistemas de Coordenadas Projetadas.

  • A projeção Em Voo livre é uma funcionalidade em SIG que nos permite sobrepor camadas, ainda que estejam projetadas em diferentes sistemas de referencia de coordenadas.

8.10. Agora vamos tentar!

Aqui estão algumas idéias para tentar com seus alunos:

  1. Inicie o QGIS

  2. Em Projeto ► Propriedades… ► SRC verifique :guilabel:`Nenhuma projeção (ou projeção desconhecida/não terrestre)

  3. Carregue duas camadas da mesma área, mas com projeções diferentes

  4. Let your pupils find the coordinates of several places on the two layers. You can show them that it is not possible to overlay the two layers.

  5. Em seguida, defina o sistema de referência de coordenadas como Geographic/WGS 84 dentro da caixa de diálogo: guilabel: Project Properties

  6. Load the two layers of the same area again and let your pupils see how setting a CRS for the project (hence, enabling “on-the-fly” projection) works.

  7. Você pode abrir a caixa de diálogo: guilabel: Propriedades do projeto no QGIS e mostrar a seus alunos os diferentes Sistemas de Referência de Coordenadas para que eles tenham uma idéia da complexidade deste tópico. Você pode selecionar diferentes CRSs para exibir a mesma camada em diferentes projeções.

8.11. Algo para refletir

Se você não tiver um computador disponível, pode mostrar aos alunos os princípios das três famílias de projeção de mapas. Usando um globo e papel, demonstre como as projeções cilíndricas, cônicas e planas funcionam em geral. Com a ajuda de uma folha de transparência, você pode desenhar um sistema de referência de coordenadas bidimensional mostrando os eixos X e Y. Em seguida, deixe seus alunos definirem coordenadas (valores X e Y) para diferentes lugares.

8.12. Leituras adicionais

Livros:

  • Chang, Kang-Tsung (2006). Introduction to Geographic Information Systems. 3rd Edition. McGraw Hill. ISBN: 0070658986

  • DeMers, Michael N. (2005). Fundamentals of Geographic Information Systems. 3rd Edition. Wiley. ISBN: 9814126195

  • Galati, Stephen R. (2006): Geographic Information Systems Demystified. Artech House Inc. ISBN: 158053533X

Páginas Web:

A Guia do Usuário QGIS também tem mais informação detalhada acerca de como trabalhar com projeções cartográficas em QGIS.

8.13. O que segue?

Na seção que segue vamos ver mais de perto a Produção do Mapa.