Interface SEXTANTE de processamento em lote

Introdução

Os algoritmos SEXTANTE (incluindo modelos) podem ser executado como um processo descontínuo. Isto é, eles podem ser executados usando mais de um conjunto de entradas, ou seja, podem executar algoritmos tantas vezes quanto necessário. Isso é útil ao processamento de grandes quantidades de dados, uma vez que não é necessário iniciar o algoritmo muitas vezes a partir da caixa de ferramentas.

To execute an algorithm as a batch process, right-click on its name in the toolbox and select the Execute as batch process option in the pop-up menu that will appear.

Figure SEXANTE 24:

../../../_images/batch_processing_right_click.png

Batch Processing Right Click win

Tabela de parâmetros

A execução de um processo em lote é semelhante ao realizado em processos de execução única de um algoritmo. Os valores dos parâmetros têm que ser definidos, mas, neste caso, é necessário mais de um valor para cada parâmetro, um para cada vez que o algoritmo tem de ser executado. Os valores são introduzidos usando uma tabela como a mostrada a seguir.

Figure SEXANTE 25:

../../../_images/batch_processing.png

Batch Processing win

Cada linha desta tabela representa uma execução do algoritmo, e cada célula contém o valor de um dos parâmetros. É semelhante à janela de parâmetros vista quando executamos um algoritmo da caixa de ferramentas, mas com um arranjo diferente.

Por padrão, a tabela contém apenas duas linhas. Você pode adicionar ou remover linhas usando os botões na parte inferior da janela.

Once the size of the table has been set, it has to be filled with the desired values.

Preenchendo a tabela de parâmetros

Para a maioria dos parâmetros, definir seu valor é fácil. Basta digitar o valor ou selecione-o na lista de opções disponível, dependendo do tipo de parâmetro.

As principais diferenças são encontradas para os parâmetros que representam as camadas ou tabelas, e para saídas. Quanto às camadas de entrada e tabelas, quando um algoritmo é executado como parte de um processo em lote esses elementos de dados de entrada são levados diretamente dos arquivos, e não a partir do conjunto de camadas e tabelas já inseridos no projeto atual do QGIS. Por esta razão, qualquer algoritmo pode ser executado como um processo em lote, mesmo que não existam elementos de dados abertos e o algoritmo não possa ser executado a partir da caixa de ferramentas.

Filenames for input data objects are introduced directly typing or, more conveniently, clicking on the button on the right hand of the cell, which shows a typical file chooser dialog. Multiple files can be selected at once. If the input parameter represents a single data object and several files are selected, each one of them will be put in a separate row, adding new ones if needed. If it represents a multiple input, all the selected files will be added to a single cell, separated by semicolons (;).

Objetos de dados de saída são sempre salvos em arquivos e, ao contrário, da execução de um algoritmo da caixa de ferramentas, não é permitida sua execução para economizar tempo. Você pode digitar o nome diretamente ou usar a janela de seleção de arquivos que aparece ao clicar no botão que o acompanha.

Depois de selecionar o arquivo, uma nova janela é mostrada para permitir o autocompletar de outras células na mesma coluna (com o mesmo parâmetro).

Figure SEXANTE 26:

../../../_images/batch_processing_save.png

Batch Processing Save

If the default value (‘Do not autocomplete’) is selected, SEXTANTE will just put the selected filename in the selected cell from the parameters table. If any of the other options is selected, all the cells below the selected one will be automatically filled based on a defined criteria. This way, it is much easier to fill the table, and the batch process can be defined with less effort.

O preenchimento automático pode ser feito simplesmente adicionando números correlativos ao conjunto de arquivos selecionado, ou acrescentando o valor de outro campo na mesma linha. Isto é particularmente útil para nomear os dados de saída de acordo com os elementos de entrada.

Figure SEXANTE 27:

../../../_images/batch_processing_filepath.png

Batch Processing File Path win

Execução do processo em lote

To execute the batch process once you have introduced all the necessary values, just click on [OK]. SEXTANTE will show the progress of the global batch process in the progress bar in the lower part of the dialog.